APROVAÇÃO
Entrando na reta final de seu segundo mandato, o Prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) – foto acima -, tem 74,7% de aprovação. É o que revela pesquisa da Destak realizada este mês. A desaprovação à gestão do prefeito é de 17,3% e 8,8% não souberam ou não quiseram responder. Sobre eleições, 48% disseram que votariam num candidato a prefeito apoiado por Nélio, 27% disseram que não votariam e 22% que poderiam votar. 4% não responderam.
DESESPERO
Em contato direto com a Coluna, deputado Chamonzinho (MDB) desmentiu de forma categórica qualquer movimentação no sentido de pressionar a retirada da candidatura do deputado Dirceu ten Caten (PT). Afirmou que a relação dele com Dirceu é de respeito, que acha legítima a candidatura e afirmou que esse tipo de boato visa envenenar o ambiente político, sendo fruto de desespero de seus adversários.
LANÇAMENTO
Aliás, nesta quinta-feira Chamonzinho (MDB) lança sua pré-candidatura a prefeito de Marabá. O Evento acontecerá no bairro da Liberdade, a partir das 19h. Diversas lideranças da região confirmaram presença, para prestigiar o lançamento. Mas a estrela maior da companhia será o governador Helder Barbalho, que tem no parlamentar o seu candidato de confiança.
VICE
Em Canaã dos Carajás, o tema das rodadas políticas é quem será o vice na chapa da prefeita Josemira Gadelha (MDB), que disputa a reeleição. Nos últimos dias cresce na bolsa de apostas o nome de Sandra Pires (União Brasil), esposa do fazendeiro Luís Pires, que tem grande ligação com o governador Helder Barbalho e foi o maior incentivador do ex-prefeito Anuar Alves para que entrasse na vida pública.
OPÇÃO
A lógica da indicação do vice de Josemira é que ele seja de direita, preferencialmente bolsonarista, para minar o discurso do seu opositor, o ex-prefeito Jeová Andrade (PL). Nesse sentido, além de Sandra Pires, surge também a possibilidade da escolha recair sobre o nome de Arildo da Escrimat, que se destacou no apoio à candidatura do ex-presidente.
CONFIRMADO
Ao contrário do que se especulava, o Prefeito Daniel Santos (PSB) não teve adversário não Convenção do partido que confirmou sua candidatura a reeleição. A presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira – na foto com Daniel -, e a ausência do ex-deputado Cássio Andrade, presidente estadual da legenda, deixou claro qual o rumo que a legenda vai tomar no Pará.
GOIANÉSIA
Instituto Doxa realizou pesquisa em Goianésia do Pará entre os dias 17 e 19 de julho. Na pergunta estimulada, o prefeito atual, pastor Davi (MDB), tem 31,0% das intenções de voto. Russinho (UB) tem 23,5% e Neto Zavarize (PP) crava 12%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-06063/2024
PARAGOMINAS
Em Paragominas, a Doxa realizou pesquisa eleitoral entre os dias 15 e 17 de julho. Na pergunta espontânea é alto o número de indecisos: 81,3%. Na pergunta estimulada, o ex-prefeito Sidney Rosa (MDB) larga na frente, com 43,9%. O prefeito Dr. Lucídio Paes (UB) tem 15,8%, Hezinho (PL) crava 8,4% e a vereadora Tatiane Helena (PP) tem 5,8%. Ainda assim é alto o número de indecisos, com 21,1%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-05179/2024.
CAPANEMA
Em Capanema, pesquisa eleitoral realizada pela empresa Exata Solutions, garante que o atual vice-prefeito, Claudionor Moreira (PP), lidera as intenções de voto, com 34,9%. Ele é seguido pelo ex-prefeito Alexandre Buchacra (MDB), com 15,7%; Zé Emidio (PL), com 4,1% e Roberto Tavares, com 3,7%. O número de indecisos é alto, com 41,7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 19 de julho e foi registrada no T.R.E. sob o número PA-06808/2024.
CANDIDATO
O servidor público Alan Wantuir (ao centro, na foto), candidato a vereador em Ananindeua, está prestigiado na cúpula do União Brasil. Afinado com o ex-prefeito e ex-deputado Antônio Armando, sogro do ministro Celso Sabino, ele vem recebendo grande incentivo para sua campanha. Recentemente, esteve no aniversário do vereador Antônio Armando Júnior (União Brasil), ao lado do seu coordenador de campanha, Coronel Moisés Oliveira, afinando os ponteiros.
ELOGIO
Governador Helder Barbalho (MDB) utilizou suas redes sociais para elogiar a decisão do presidente norte-americano Joe Biden de desistir da reeleição em prol da candidatura de sua vice, Kamala Harrys. HB destacou o altruísmo de Biden e a importância do processo de renovação de lideranças na maior potência do mundo.
PESQUISAS
Deputado Igor Normando (MDB), a cada dia, vem se cacifando como forte candidato nas eleições para prefeito de Belém. Sucessivas pesquisas indicam o crescimento de seu nome. Ele vem recebendo forte apoio do governador Helder Barbalho, que tem excelente avaliação na capital. Estrategistas de sua campanha já pensam como se conduzir na campanha para assegurar lugar no segundo turno e ter o apoio de quem ficar para trás.
RESILIÊNCIA
A dúvida sobre quem vai para o segundo turno deve-se à resiliência da candidatura de Edmilson Rodrigues que, apesar de se manter com alta rejeição, conseguiu estancar a queda nas pesquisas e se mantém no pelotão de frente, em alguns casos em empate técnico no segundo lugar. Ed aposta nas entregas de obras que começam a acontecer, na limpeza da cidade e na força da militância para disputar com chances de vencer.
TURISMO
Brasil fechou o primeiro semestre com 3,6 milhões de turistas internacionais e se aproxima de recorde histórico. O número representa a metade da meta estipulada pelo ministro Celso Sabino (foto abaixo), de 7 milhões de turistas até o final do ano. O número é 9,7% maior do que o verificado no mesmo período de 2023. O Brasil não vinha conseguindo romper a barreira dos 6 milhões de turistas/ano, destaca Sabino, otimista em atingir a audaciosa meta.
ILHA
Em Ponta de Pedras, Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 15 e 17 de julho. A prefeita Consuelo Castro é favorita para vencer as eleições. Ela aparece com 41,2% das intenções de voto na pergunta estimulada. Dedé da Pesca (PT) vem em segundo, com 18,3%. Os vereadores Wagner e Alice Bulhosa aprecem em seguida, com 2% cada. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04791/2024.
DECISÕES
A disputa em torno do comando do Solidariedade chegou ao Tribunal Regional Eleitoral. Sob novo comando, o partido começou a destituir comissões provisórias em vários municípios sem, no entanto, cumprir com o rito determinado pelo estatuto partidário. Nesse sentido, os prejudicados recorreram à Justiça. No caso de Parauapebas e Cametá já houve decisão liminar favorável ao retorno das antigas direções.
ACORDO
Em Capitão Poço, depois de anunciar que não será mais candidato a prefeito, o deputado Erick Monteiro (PSD) decidiu se unir à candidatura do ex-prefeito Raimundo Belo (MDB), inclusive indicando o vice da chapa, o empresário Victor Feirão (foto abaixo). A união de Belo e Erick forma uma coligação forte para destronar o grupo do prefeito João Tonheiro (PP) do poder.
ENIGMÁTICO
Prefeito Tião Miranda (PSD) segue enigmático sobre sua postura nas eleições deste ano. Depois de lançar a pré-candidatura de Fábio Moreira (PSD), produzindo um entusiasmo inicial, ele recuou novamente, num indicativo que pode até não lançar nenhum candidato na disputa pela sua sucessão.
POSTURA
Tião tem dialogado tanto com Chamonzinho (MDB), como também com o deputado Toni Cunha (PL). Comenta-se que ele teria indicado o nome de Fábio Moreira para vice na chapa do MDB. Não faz o estilo dele, que não gosta de indicar ninguém na chapa alheia e sabe que vice é um cargo de confiança. Aliás, ele nunca aceitou que seu vice fosse indicado por outra pessoa.
MARABÁ
Tião não deverá ir ao lançamento da pré-candidatura de Chamonzinho nesta quinta-feira. Vai continuar observando o cenário e dialogando, para depois tomar uma decisão. Depois de muitos anos como gestor, acumulando vitórias e desgastes, quer paz ao sair da prefeitura, tendo suas contas aprovadas e vendo alguém na prefeitura capaz de dar continuidade ao seu trabalho. Isso é que deve mover sua decisão.
FRASE
Theodore Roosevelt (ex-presidente dos EUA): “O único homem que jamais erra é aquele que nunca faz nada”.