Coisas da Política – João Salame

PRESENTE

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira confirmou presença na Convenção do partido em Ananindeua, neste sábado, as 18h, oportunidade em que a candidatura do prefeito Daniel Santos à reeleição será homologada. Siqueira passará o dia de sábado em Ananindeua cumprindo também agenda de visitas às obras realizadas pelo prefeito.

 

LANÇAMENTO

Prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) teve a sua pré-candidatura a prefeito lançada na última quarta-feira, no Marina Clube, num evento que reuniu cerca de 10 mil pessoas. Estiveram presentes a presidente nacional do Psol, Paula Coradi, e representantes do PT, PCdoB, PV, PDT e Rede Sustentabilidade. A militância estava empolgada.

 

ESTOCADAS

O tom dos discursos foi inflamado. Edmilson chamou o pré-candidato Eder Mauro de miliciano, mas a prioridade das estocadas foi sobretudo contra a candidatura do deputado Igor Normando, a quem o gestor chamou de “play boy que votou contra o ar-condicionado nos ônibus” e “mauricinho sem experiência”.

 

FAMÍLIA

Edmilson disse que o projeto da candidatura de Igor é familiar e que a sua família é o povo. Inclusive a faixa principal do evento trazia essa crítica como mote. Observadores presentes ao evento se disseram surpresos com a contundência das críticas, que em alguns momentos resvalou para o ódio, e avaliam que, caso não vá ao segundo turno, o Psol não entrará na campanha de Igor. Os bombeiros precisam entrar em campo.

 

 

DECISÃO

Prefeito Tião Miranda ainda não comunicou, mas já decidiu que não lançará candidato a prefeito. O seu candidato, Fábio Moreira, não decolou nas pesquisas. Intramuros, ele afirma que não está aguentando a pressão e por esse motivo vai declarar apoio à candidatura do deputado Chamonzinho (MDB), a pedido do governador.

 

DIÁLOGO

Tião pensou em ir a Belém conversar com o governador sobre essa decisão, mas o próprio Helder pediu que ele dialogasse diretamente com Chamonzinho sobre a aliança. O anúncio deve ser feito no dia 25, quando o deputado lançará sua pré-candidatura, com a presença de HB, Jader Filho e diversas lideranças do MDB e de partidos aliados.

 

VICE

O jornalista Olavo Dutra publicou em sua coluna que não é fava contada a escolha de Úrsula Vidal para ser a vice de Igor Normando. Que há disputa dentro do grupo palaciano. Além de não estar descartado o nome de Cássio Andrade, Olavo sugeriu ainda o nome da pedagoga Karla Bengtson, nora do ex-deputado e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Josué Bengtson.

 

SERPENTUÁRIO

Com o grupo muito forte, o governador Helder Barbalho convive com fogo amigo em suas fileiras. Aliados de Úrsula reclamam que as críticas a ela nas redes sociais são estimuladas pelo time de Cássio Andrade. Já a possível candidatura de Karla Bengtson (foto abaixo) teria a simpatia da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), que nunca engoliu o fato de Úrsula ter se movimentado para ser a vice de Helder nas eleições de 2022.

 

 

ANULAÇÃO

Através da Procuradoria Geral do Município, a Prefeitura de Belém ingressou com pedido de anulação da decisão do Tribunal de Contas dos Municípios que suspendeu o contrato de compra dos ônibus elétricos , argumentando a existência de falhas técnicas no processo licitatório.

 

ARGUMENTOS

No pedido encaminhado ao TCM, argumenta-se que a licitação foi concluída há mais de um mês e os recursos estão garantidos na Lei Orçamentária. Além disso, ponderam que trata-se de uma nova tecnologia e que o certame se baseou na nova Lei de Licitações em vigor. O Pleno do Tribunal deve apreciar o pedido.

 

GRANA

Nesta sexta-feira (19), as prefeituras de todo o País vão receber cerca de 1,8 bilhão de reais relativos à segunda parcela do mês do Fundo de Participação dos Municípios. Esse valor vem com um acréscimo de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao longo do ano, as prefeituras estão recebendo sucessivos aumentos no repasse do FPM.

 

SÓLIDA

A despeito das fofocas que pipocam nas redes sociais, o ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) garante que sua aliança com o prefeito Daniel Santos (PSB) é inquebrantável. Que estarão juntos em quaisquer circunstâncias. Registrado.

 

 

ANIVERSÁRIO

 Empresário Chesther Pedro (foto acima), bastante conhecido e influente em Altamira, decidiu entrar na política. Ele se filiou ao PSD, para apoiar a candidatura do médico Loredan Mello à prefeitura, ao mesmo tempo em que colocou seu nome à disposição como candidato a vereador. Neste sábado, ele comemora aniversário ao lado de amigos e familiares. A Coluna lhe dá os parabéns e deseja sucesso na empreitada.

 

RURÓPOLIS

Instituto Doxa realizou pesquisa em Rurópolis entre os dias 11 e 14 de julho. Pelo levantamento, o empresário Zé Filho (PP) lidera, com 35,8% das intenções de voto. Ele é seguido pela ex-secretária de finanças do município, Patrícia Cavichiolli (Avante), com 32,6% e por Neném da Serraria, com 18,2%. Adailton Capixaba pontua com 1,3%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-00259/2024.

 

LEQUE

Everton Macias (MDB), ex-vice-prefeito e ex-secretário de Obras foi o candidato escolhido pela prefeita Graça Matos (MDB), de Nova Ipixuna, para sucedê-la. Benquisto na cidade, Everton já tem o apoio do PSB, que vai indicar sua vice, do PT e do União Brasil. O município tem ainda as fortes candidaturas de Filho do Povão (PP) e Carlinhos do Mário (Solidariedade). A disputa promete.

 

ASSASSINATO

Ontem (18), completaram 42 anos que o advogado Gabriel Pimenta (foto abaixo) foi assassinato em Marabá, por pistoleiros a mando do latifúndio. O caso se arrastou na Justiça até prescrever. Só em 2022, a Comissão Interamericana de Diretos Humanos condenou o Estado brasileiro por sua omissão, que levou à impunidade dos criminosos.

 

 

ATO

No próximo dia 30 deste mês, às 18h, no Teatro Paschoal Magno, em Juiz de Fora (MG), terra natal do advogado assassinado, será realizado um ato de reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro, com a presença do ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e diversas outras autoridades. O evento está sendo promovido pelo Instituto Gabriel de Direitos Humanos, que tem à frente Rafael Pimenta, irmão de Gabriel.

 

REMEMORANDO

Gabriel Pimenta advogava para trabalhadores rurais sem terra que ocupavam uma área na zona rural de Marabá. Ele obteve a primeira vitória na Justiça do Pará contra uma reintegração de posse em desfavor do fazendeiro Nelito Cardoso, irmão do político Newton Cardoso, que depois veio a ser governador de Minas Gerais.

 

PISTOLAGEM

No dia 18 de julho de 1982, Gabriel saía de um bar em Marabá, que costumava frequentar com os amigos. Se dirigia à pé para sua residência quando, em frente  o antigo  depósito da Cobal, foi alvejado por tiros disparados por um pistoleiro de aluguel, vindo a falecer no local. Em tempos de ditadura, o crime consternou a cidade.

 

FRASE

Voltaire (filósofo francês): “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress