Coisas da Política

POSSE

Na próxima segunda-feira (5), o ex-senador Paulo Rocha (PT) – foto abaixo -,  toma posse no cargo de superintendente da Sudam. O evento acontecerá nas dependências da Universidade Federal do Pará, no Auditório Benedito Nunes, no bairro do Guamá, em Belém, a partir das 14h30. Paulo Rocha já definiu o mote de sua gestão à frente da instituição: “Crescimento econômico com desenvolvimento humano e respeito ambiental”.

 

CASSAÇÃO

Em decisão tomada na última segunda-feira, 29, o juiz Lauro Fontes, titular da Vara da Fazenda Pública de Parauapebas, determinou a cassação dos direitos políticos do prefeito Darci Lermen (MDB) – foto abaixo -, por 4 anos, pelo fato de não ter chamado 1.770 professores concursados em 2018. Determinou ainda a contratação dos concursados no prazo de 30 dias e demissão imediata dos contratados.

 

MULTA

Além da suspensão dos direitos políticos, o magistrado impôs uma multa de 15 vezes o valor do salário que o prefeito recebia à época, além de juros de 1% a partir de 2018. Uma conta que supera os 500 mil reais.

 

RECURSO

Cumpre registrar que essa decisão cabe recurso. Tão logo o prefeito recorra a decisão é suspensa, até manifestação da segunda instância da Justiça. A Prefeitura já vem sendo obrigado a demitir servidores temporários em outras decisões judiciais.

 

COTAS

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou 4 deputados estaduais do PL que fraudaram a cota de mulheres nas últimas eleições, com o uso de candidaturas fantasmas. No Pará, provavelmente neste mês de junho, o TRE também deve iniciar o julgamento de ações que podem levar à cassação de deputados federais e estaduais do Partido Liberal por fraudes contra a distribuição de recursos para cotas de negros e mulheres.

 

CANDIDATO

Delegado federal Everaldo Eguchi reagiu a nota publicada nesta coluna dando conta que ele teria dialogado com o deputado Zeca Pirão (MDB) sobre a possibilidade de ser seu vice na disputa pela prefeitura da capital. Reuniu líderes comunitários e reafirmou sua determinação de ser candidato a prefeito. A coluna reitera a informação recebida de fonte fidedigna, mesmo compreendendo que esse tipo de diálogo é comum entre os atores políticos.

 

TAILÂNDIA

Em Tailândia, município importante da PA 150, que experimenta um bom crescimento econômico, sobretudo com o plantio de soja e milho, a disputa pela prefeitura promete ser das mais acirradas. O atual prefeito, Macarrão (MDB) – foto abaixo), já não pode mais ser candidato, pois cumpre seu segundo mandato consecutivo. Em virtude disso vários pretensos candidatos alimentam a expectativa de concorrer ao cargo.

 

 

NOMES

A primeira dúvida é quem será o candidato apoiado pelo prefeito Macarrão. Os nomes comentados são o empresário Neném da Danyslar e a atual secretária de Finanças do município, dona Vanilde. Na oposição, um nome natural é do empresário Alemão, da Cerâmica Castelo, que tirou em segundo lugar nas eleições de 2022. Ele vem com o apoio do prefeito Daniel Santos (MDB), de Ananindeua, e da deputada Alessandra Haber (MDB).

 

OPÇÕES

Além dos nomes acima, especula-se também a candidatura da ex-vereadora Jaqueline Neto (PSDB). Ela foi a vice de Alemão nas eleições anteriores e agora se articula para disputar numa chapa independente, apoiada pelo ex-deputado Nilson Pinto, que é adversário do prefeito. Jaqueline é nora do ex-prefeito Gilbertinho, empresário respeitado no município. Ela foi candidata a deputada federal em 2022, tendo sido a mais votada dentro do município.

 

ALTERNATIVAS

O sindicalista Eder Pantoja, que lidera a categoria dos professores, que inclusive está em greve, também deve ser candidato a prefeito, representando as forças de esquerda do município. O ex-vice-prefeito Walcy Rodrigues, atual secretário do PL, já lançou sua pré-candidatura. Ele foi vice na gestão do prefeito Nazareno, entre 1997 e 2000. É pequeno empresário no ramo de alimentação.

 

CENÁRIO

O prefeito Macarrão divide opiniões na cidade com seu estilo bem peculiar de fazer política. Desperta paixão e ódio. Já teve momentos de popularidade muito alta, mas agora convive com dificuldades, inclusive na saúde, que é o carro chefe de sua gestão. Mas é inegavelmente um político arrojado, temido por seus adversários. Se a oposição se dividir, é possível que Macarrão emplaque o nome que apresentar para sua sucessão. Caso se una, ele terá dificuldades. A conferir.

 

 

COMEMORAÇÃO

Senador Beto Faro (PT) apresentou requerimento no Senado, esta semana, propondo a realização de uma Sessão Especial para celebrar os 10 anos de criação das Universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Cariri (CE), Oeste da Bahia e Sul da Bahia. O parlamentar ponderou a importância da criação dessas unidades e que em todas essas regiões a renda per capita aumentou, numa demonstração da importância da educação como vetor de desenvolvimento econômico e social.

 

FAVORISTISMO

Não é segredo pra ninguém no mundo da política que o prefeito Daniel Santos (MDB) é favorito na disputa pela reeleição em Ananindeua. Muito em função da excelente gestão que vem fazendo, com obras de infraestrutura e investimentos sociais de impacto perante a sociedade. Todas as pesquisas indicam altos índices de aprovação da administração e de intenção de votos para a disputa do ano que vem.

 

CONCENTRAÇÃO

No entanto, diante das especulações crescentes de que está se preparando para dar voos maiores no cenário estadual, com uma possível candidatura a governador, seus adversários se movem. Ainda que com poucas chances, os ex-deputados Miro Sanova, professora Nilce e Eliel Faustino se articulam com a simpatia do governador Helder Barbalho. Ocupam cargos importantes no Estado e devem se unir para a disputa. Por mais que seja favorito, Daniel vai ter que dedicar mais tempo a Ananindeua e reduzir seu périplo por outros municípios. É o jogo de xadrez da política!

 

PRÓXIMO

Final de semana está bem aí. Então trabalhemos todos e todas durante esta semana!

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress