Coisas da Política

REVIRAVOLTA

O Ministério Público do Pará requereu a impronúncia do ex-prefeito Arthur Brito e de sua falecida mãe, Josenilde Brito, no caso do assassinato do prefeito Jones William da Silva Galvão, de Tucuruí. E determinou a reabertura das investigações. O MP apreendeu os celulares de Firmo Leite Giroux e Moisés Gomes Soares Filho, para apurar desvios de recursos no Instituto de Previdência dos Servidores de Tucuruí (Ipaset). Nas conversas degravadas surgiram fatos novos sobre o assassinato, que envolvem o atual prefeito, Alexandre Siqueira, e os policiais que comandavam a investigação da morte.

 

GRAVE

Segundo o MP, o prefeito Alexandre Siqueira teria oferecido propina aos policiais para que incriminassem o ex-prefeito Artur Brito (foto abaixo)  e sua mãe, Josenilde Brito, como mandantes do crime. O MP determinou o afastamento da função pública dos cinco policiais civis que estiveram à frente das investigações. No relatório de mais de 200 páginas, no qual reproduz as conversas telefônicas, o MP entende que a investigação foi ferida de morte, razão pela qual determina sua reabertura, com a suspensão das acusações feitas.

 

NEGATIVA

Gerou repercussão em alguns blogs do Pará a declaração do deputado Chamonzinho (MDB) de que ainda não decidiu se será candidato a prefeito de Marabá. Como o jornalismo trabalha com fatos, esse é um novo fato. Lideranças do município que anseiam por esta candidatura passaram o dia desta quinta-feira em dúvida. Seus adversários, ao contrário, se animaram. Nada que não faça parte do mundo da política, onde as palavras às vezes pouco valem, mas sim as ações.

 

JORNALISMO

Por esse motivo a coluna reitera a informação de que Chamonzinho comunicou ao prefeito Tião Miranda (PSD) que será candidato à sua sucessão. O fato ocorreu em um restaurante tradicional de Marabá, conhecido como Bambu. Também confirmamos que existe resistência, sobretudo na família do parlamentar, em relação a esta candidatura. Sua esposa é contra, até porque, na condição de prefeita de Curionópolis, ela prefere que ele fique livre para apoiá-la em sua reeleição.

 

ESTRATÉGIA

Mas o principal motivo para a declaração de Chamonzinho se deve ao seu modus operandi de fazer política, com o uso de uma forte estrutura, que, também, redunda em gastos elevados. Se anunciar agora sua candidatura, ele antecipa e inflaciona essas despesas. Mas se não deseja ser candidato tem um dia que é decisivo. 6 de outubro. É a data limite para que ele transfira seu título de eleitor para Marabá, já que é domiciliado em Curionópolis. Se transferir é porque é candidato. Vamos aguardar para ver quem tem razão!

 

CANDIDATO

Enquanto Chamonzinho não confirma oficialmente, o deputado Dirceu ten Caten (PT) já está nas ruas articulando apoios para sua candidatura a prefeito de Marabá. Ele ressalta sua capacidade de diálogo com todas as forças que formam a base de apoio do governador Helder Barbalho, inclusive o MDB. Dirceu já tem o apoio da Federação PT-PV-PCdoB e já tem slogan, intitulado “Marabá Pode Mais”. O parlamentar aposta num amplo entendimento do governador Helder Barbalho com o presidente Lula, no qual Marabá seja colocado como prioridade do PT.

 

DIFICULDADES

Conhecido por pagar os salários dos servidores públicos antes mesmo do vencimento, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, anunciou para uma comissão do funcionalismo que, este mês, ao contrário do que estava previsto, o pagamento não será mais realizado dentro do que estava previsto. E deverá ser feito no próximo dia 5. O motivo é a queda na arrecadação de impostos e demais receitas do município. Ainda assim, será depositado em dia. Segundo a Lei Orgânica do Município o pagamento pode ser efetuado até o dia 10 do mês subsequente.

 

FPM

Nesta sexta-feira, no entanto, os municípios brasileiros terão um motivo para respirar mais aliviados. É que o governo federal vai depositar nas contas das prefeituras o valor de R$ 4,061 bilhões de reais, referente ao terceiro decêndio de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 29% maior do que o depositado no mesmo período de 2022. E com relação ao terceiro decêndio do mês passado o aumento é de 27%.

COMUNICAÇÃO

O experiente publicitário Glauco Lima (foto acima) não assumirá nenhum cargo na prefeitura de Belém. Mas será o novo estrategista na área de comunicação do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), a partir de vínculos com agências de publicidade. Ele vai substituir o falecido publicitário Édson Campos e atuará em elementos que tratam da imagem, postura, discurso e até o tom de voz do alcaide. Foi dele a indicação para que a jornalista Marta Brasil assumisse o lugar de Keyla Negrão na poderosa Comus. A mudança foi muito comemorada entre os profissionais de comunicação.

 

AUTISMO

Na última quarta-feira, a Sub Comissão do Espectro Autista da Câmara Federal, presidida pela deputado Alessandra Haber (MDB), realizou seminário para debater as políticas públicas que devem ser executadas para enfrentar o problema. Alessandra já conseguiu um grande avanco: incluir as ações que devem ser aplicadas no Orçamento a ser aprovado esse ano pelo Congresso.

 

IPTU

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei Complementar (PLP) 84/22, que acaba com a possibilidade de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em áreas sem requisitos urbanísticos mínimos. O autor da proposta é o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP). O texto altera o Código Tributário Nacional. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

 

NOVIDADE

O nome do advogado e professor universitário Tony Gleidson, de Altamira, começa a ganhar fôlego junto aos estudantes na sua pretensão de ser candidato a prefeito do município. Além do corpo discente, Tony também assiste sua postulação ganhar eco entre os advogados e produtores rurais. Com 37 anos e excelente formação acadêmica, ele pode surpreender como uma novidade no meio político, que há décadas convive com os mesmos nomes.

 

REVOADA

Deputado Aveilton Souza (PL) decidiu romper amarras com o bolsonarismo e se alinhar com o governador Helder Barbalho. Eleito com forte apoio de produtores rurais na região sul do Pará, onde ocupava o cargo de superintendeste regional do Incra em Marabá, Aveilton (foto acima)  deve migrar em breve para algum partido da base aliada de HB. Esta semana, o deputado Rogério Barra (PL) fez duras críticas ao seu colega de partido, por ele se recusar a assinar uma moção em favor da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

 

RECURSO

Ex-presidente Fernando Collor entrou com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal para reduzir a pena de prisão definida pela Corte em maio último por crimes envolvendo a BR Distribuidora. Color foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em petição enviada ao STF nesta quarta-feira (27), a defesa do ex-presidente pede que a pena seja reduzida a 4 anos, em razão de problemas na contagem da prescrição dos crimes e na dosimetria da pena que foi utilizada.

 

OAB

O advogado trabalhista Armando Ferreira Rodrigues Filho, de Belém, está disputando uma indicação para a lista sêxtupla do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), para fins de escolha da lista tríplice que será submetida ao presidente Lula para a escolha e nomeação do cargo de Desembargador Federal do Trabalho. Armando é conselheiro da OAB/PA e especialista em matérias que dizem respeito à Justiça do Trabalho, inclusive com trabalhos de repercussão nacional.

 

ORÇAMENTO

Senador Beto Faro (PT) foi escolhido para fazer parte da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional na área de Educação. E sua esposa, a deputada Dilvanda Faro (PT) – foto- da Comissão de Mulheres e Cudadania. São os únicos parlamentares do Pará a integrar essas poderosas comissões, que dão destinação aos recursos públicos para todo o País.

PROGRAMA

Nesta sexta-feira, às 9h30 da manhã, o jornalista Jeso Carneiro, na sua TV JC, entrevista o também jornalista João Salame sobre as eleições nos municípios de Mojuí dos Campos e Marituba. O programa é aberto a comentários e perguntas. O endereço eletrônico é www.blogdojeso.com.br.

 

FRASE

Sherlock Holmes (personagem de ficção inglês) : “Todos os problemas se tornam infantis depois de explicados”.

———————

Atualização às 10h31

 

ERRAMOS

A Coluna errou quando falou que o prazo para mudança de domicílio eleitoral se encerra dia 6 de outubro. A lei mudou e alterou o prazo de 1 ano para seis meses. Portanto, o deputado Chamonzinho tem mais tempo para decidir se quer ser candidato a prefeito de Marabá. Pedimos nossas desculpas aos leitores e ao deputado.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress