CENÁRIO
Num cenário político de força hegemônica indiscutível do governador Helder Barbalho, as principais motivações que animam setores de oposição e jornalistas mais críticos são as hipóteses de candidaturas ao executivo estadual em 2026 do ex-governador Simão Jatene, do prefeito de Ananindeua Daniel Santos e a possibilidade das forças de direita serem vitoriosas na disputa pela prefeitura da capital. No caso de Daniel, esses setores torcem pelo confronto com HB, que já declarou ser a vice-governadora Hanna Gassan (MDB) a sua candidata.
ANIVERSÁRIO
A especulação sobre a possibilidade de enfrentamento por parte de Daniel se renovou semana passada por conta de outdoors espalhados em Belém, em homenagem ao aniversário de sua esposa, a deputada Alessandra Haber (MDB), a mais votada do Estado. Um artigo do jornalista Olavo Dutra enxergou na iniciativa uma ousadia excessiva, tendo como foco a articulação para o lançamento da candidatura da deputada à prefeita da capital. O texto mobilizou os debates nas redes sociais.
LEITURA
Uma outra leitura do fato pode indicar, no entanto, direcionamento diferente. No próprio outdoor, a deputada aparece com o governador Helder Barbalho, numa demonstração de que não pretende enfrentá-lo. Alessandra Haber (foto abaixo) e seu marido sabem, também, que qualquer candidatura no MDB, o partido ao qual ela está filiada, passa por uma decisão do governador, sem a qual é inviável. Ousadia suprema e impensável seria sair do MDB, o que ocasionaria perder seu mandato de deputada sem ter a segurança de vitória nas urnas na disputa pela prefeitura.
XADREZ
Pacientemente, o prefeito parece jogar uma partida de xadrez e move suas peças. O outdoor da deputada Alessandra, exibido em todas as cidades onde foi bem votada, e sua maior exposição na capital, tem como objetivo ampliar a influência da parlamentar no maior colégio eleitoral do Estado, onde, diga-se de passagem, ela teve sua segunda maior votação. Mas pode ser também para posicionar seu nome numa eventual composição, caso o MDB opte por lançar candidatura própria em Belém.
RUSSOS
Daniel não parece disposto a enfrentar Helder. Ao contrário, gostaria de ser o seu candidato a governador. Mas, de repente, por que não um acordo para que tenha uma reeleição tranquila em Ananindeua e, de quebra, sua esposa como candidata na capital? E depois tranquilos 8 anos no Senado? Parece o roteiro de um filme. Como diria o saudoso Mané Garrincha ao técnico Vicente Feola na Copa de 1958, que lhe pediu pra arrebentar na partida: “o senhor combinou com os russos?”
TERRA ALTA
Terra Alta é um município localizado no nordeste paraense, com 10.400 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. O Prefeito Naldo Matos (PSC) é candidato a reeleição. Ele deve migrar para o União Brasil. Se as eleições fossem hoje ele teria dificuldades de retornar ao cargo. Em função da elevada queda do FPM, principal receita do município, ele está com muitas dificuldades administrativas e escassez de obras. Mas o gestor está se virando para conseguir recursos com o objetivo de dinamizar a administração. Caso consiga, entra forte na disputa. Ele vem contando com o importante apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB).
CANDIDATOS
O candidato mais forte de oposição ao prefeito é o vereador e ex-policial Michel Pessoa (MDB), que vem jogando pesado para viabilizar sua candidatura. Ele tem o apoio de mais 2 vereadores. Outros 5 vereadores estão com o prefeito e 1 deseja ser candidato ao executivo também, o vereador Jadielson Macedo (PSC). O empresário Frank Rodrigues e a professora Marly Magno (PDT), muito ligada ao ex-senador Paulo Rocha, também desejam disputar o pleito majoritário.
ARTICULADOR
Ex-deputado e ex-prefeito Antônio Armando (abaixo) voltou com a carga toda ao cenário político. E dos mais empolgados com a reeleição da prefeita Patrícia Mendes, de quem hoje é um dos principais articuladores. Sogro do ministro Celso Sabino, ele garante amplo leque de apoio a atual gestora. Informa que a unanimidade dos vereadores está no projeto, assim como Branco Aleixo, o mais votado para deputado estadual no município nas últimas eleições e as diversas denominações evangélicas. Semana passada o ex-deputado Josué Bengtson, líder da Igreja do Evangelho Quadrangular, reiterou seu apoio.
PROJETO
Sobre a possibilidade de seu filho, o vereador Antônio Armando Júnior (Solidariedade), vir candidato a prefeito ou vice na chapa de Patrícia, o ex-deputado descartou a hipótese. Para ele, Júnior ainda é muito novo e deve buscar sua reeleição à Câmara Municipal. Que o importante é unir Marituba em torno da reeleição da prefeita, que vem realizando um excelente trabalho. Patrícia vem recebendo importante apoio do governador Helder Barbalho e do ministro Celso Sabino.
FEIRA
Neste final de semana o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca, esteve no distrito Cruzeiro do Sul, conhecido como Quatro Bocas, para inaugurar uma bela Feira da Agricultura Familiar. Além disso entregou uma ambulância 4×4 e um aparelho de ultrassom, num investimento total de cerca de 2 milhões de reais. O espaço coberto servirá também de sede para a Associação de Mulheres. O distrito, que trava uma antiga luta por emancipação, é o principal polo de agricultura familiar e criação de bovinos do município.
PARALISAÇÃO
O Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Pará (STAFPA), informa que, a partir desta segunda-feira, até a próxima quarta-feira, os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Pará (Emater) estarão realizando uma paralisação em todo o Estado reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Os trabalhadores reivindicam o Acordo Coletivo 2023-2024, pagamento do dissídio coletivo do ano de 2016 e reajuste da gratificação de localização.
DOXA
Jacundá, município localizado no sudeste paraense, na PA 150, tem 37.707 habitantes, segundo Censo do IBGE de 2022. O prefeito Itonir Tavares (PL) é candidato a reeleição. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Doxa entre os dias 8 e 11 de setembro, a gestão do prefeito é aprovada por 84,8% dos entrevistados e desaprovada por 12,3%. Outros 3,7% não souberam responder. Na pergunta estimulada, segundo a Doxa, 58,2% afirmam que votariam em Itonir novamente para prefeito. O ex-prefeito Adão Ribeiro tem 12,8% das intenções de voto, o também ex-prefeito Dino Altoé crava 3,3% e o ex-secretário Robson Peres aparece com 1,7%.
DESTAK
Instituto Destak, comandado por Hiromar Cardoso, está nas ruas de Santarém realizando mais uma pesquisa de opinião pública para sentir o humor do eleitorado sobre a sucessão municipal. O levantamento será concluído ao final da tarde desta terça-feira. Vários cenários de primeiro e segundo turno estão sendo pesquisados. Como também a aceitação e reprovação dos vereadores, dos governos Lula, Helder e Nélio Aguiar, como também a influência dessas lideranças nas eleições do ano que vem.
ELEIÇÃO
Dia 12 de novembro o Clube do Remo vai realizar eleições para renovar o mandato de sua diretoria. O atual presidente, Fábio Bentes, nãos será candidato a reeleição. Devem disputar duas chapas. A de oposição liderada pelo advogado Marco Antônio Pina, o Magnata (foto acima), tendo como vice Gilmar Nascimento. A situação deve ir de Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, tendo como vice o ex-deputado Milton Campos. O péssimo desempenho do Leão Azul nos gramados este ano, perdendo o Parazão para o Águia de Marabá em pleno Baenão, e a não subida para a série B do Campeonato Brasileiro são ingredientes que fatalmente influenciarão o humor dos eleitores azulinos.
TUCUMÃ
Município com 39.550 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, Tucumã é um município localizado na PA 279, no sul do Pará. A cidade é governada pelo prefeito Celso Lopes Cardoso, o Dr. Celso (PSDB). Segundo se comenta, hoje ele teria dificuldades de reeleição, sobretudo por falta de investimentos na área rural, que é bastante extensa. O favorito na bolsa de apostas é o ex-prefeito Adelar Pelegrini (MDB), que, no entanto, foi declarado inelegível no último mês de março pelo Tribunal Regional Eleitoral, em função de suposto abuso de poder político. Ele entrou com recurso e espera que até o próximo dia 30 ocorra o julgamento.
FRASE
Tito Lívio (filósofo e escritor romano): Basta que ameaceis com a guerra: tereis a paz