IZABEL
Com 73.019 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, Santa Izabel do Pará se prepara para as eleições com o atual prefeito, Evandro Watanabe (União Brasil), já reeleito, devendo lançar o seu assessor, Neneco Tavares, para disputar sua sucessão. Sua candidatura vem crescendo. No entanto, as pesquisas indicam a liderança do ex-vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Totó, que foi o segundo colocado nas eleições de 2020. O vereador Milton Yamada (PDT) também está bem posicionado na disputa.
NOMES
Também estão dispostos a colocar o nome para disputa da prefeitura em Santa Izabel o ex-vereador e produtor de hortaliças, Shigueó Kanai. O delegado Edgar Monteiro, da Polícia Civil. O ex-vereador Toni Lisboa e Jaime Brito, que nas últimas eleições tem participado como candidato a prefeito. Como o prefeito não é candidato a reeleição, esse fenômeno de profusão de candidatos ocorre em quase todos os municípios.
LEÃO
O partido Rede Sustentabilidade em Santarém tem novo presidente. É o bacharel em administração e militante dos movimentos sociais Ivan Leão. Ele já foi candidato bem votado a vereador duas vezes e lidera as lutas por moradia popular no município. Em 2014 coordenou a campanha de Beto Salame a deputado federal em Santarém e em 2022 a campanha do deputado federal Antônio Doido (MDB). Agora, se prepara para disputar novamente uma vaga no parlamento municipal na Federação PSol-Rede.
BALDE
A Lua de mel acabou. A deputada estadual Maria do Carmo (PT) assumiu a tribuna da Assembleia Legislativa e abriu a caixa de ferramentas para tecer pesadas críticas ao prefeito Nélio Aguiar (foto acima), de Santarém, por causa do incêndio que destruiu a ala de obstetrícia do Hospital Municipal. Culpou o gestor pela lentidão nas obras de construção do novo Hospital Materno Infantil e pela falta de manutenção do prédio onde ocorreu o sinistro.
FRAGILIDADE
O episódio serviu para demonstrar a fragilidade da base de apoio do governador na Pérola do Tapajós. É do desejo de HB que MDB e PT marchem juntos em solo santareno. O provável candidato do MDB é o ex-deputado José Maria Tapajós, com o apoio de Nélio Aguiar. O PT sinalizava que poderia apoiar, mas indicando o vice. O prefeito resistia à ideia. Maria do Carmo vinha adotando uma política de boa vizinhança, tentando se aproximar do gestor. Mas a relutância política do alcaide e o episódio do incêndio detonaram a ponte que timidamente estava sendo construída.
ÇAIRÉ
Como resultado desse novo momento político, após o pronunciamento de Maria do Carmo, o prefeito Nélio Aguiar, que havia feito um convite à deputada para participar das festividades do Çairé, festa mais popular do município, enviou nova mensagem pedindo para que a parlamentar desconsidere a gentileza. O clima deve ficar ainda mais pesado nos próximos dias, com implicações diretas na construção das chapas que vão disputar as eleições para a prefeitura o ano que vem.
EXPLICAÇÃO
Em contato direto com a Coluna, Nélio Aguiar esclarece que a construção do novo hospital Materno Infantil, que esteve parada por muitos anos antes dele assumir, já está com 73% das obras executadas. Que a obra está paralisada porque a empresa contratada não estava dando bom andamento aos serviços. Depois de várias notificações houve a rescisão. Como existe verba federal e estadual envolvida na execução da obra, a prefeitura está aguardando autorização da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Obras do Estado para fazer uma nova licitação.
RECURSOS
O prefeito diz que faltam cerca de 16,5 milhões de reais para concluir a obra do novo Hospital Materno Infantil (foto). Na conta já tem um saldo de 5,8 milhões de reais. O Governo do Estado já repassou duas parcelas do convênio de 25 milhões, faltando uma última parcela no valor de 6,1 milhões de reais. Faltam mais 4,7 milhões da Caixa e 5,5 milhões da prefeitura. Todos os pacientes foram evacuados para outras unidades hospitalares para não inalarem fumaça. Nélio garante que assim que a Caixa e a Seop autorizarem a licitação a prefeitura retoma as obras.
PESQUISA
Mais uma pesquisa sobre o governo Lula. Desta vez do Data Folha. Ao contrário das pesquisas IPEC e Genial/Quaest, divulgadas semana passada, com números muito bons para o presidente, a da Folha não é assim tão alvissareira. Segundo o Instituto, a aprovação continua estável, na faixa dos 38%. Já a reprovação subiu quatro pontos. De 27% para 31%. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira.
DRAMA
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nesta quinta-feira que existem 236 mil pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras, das quais 62% estão na região sudeste. O Distrito Federal tem o maior percentual, com 3 mil pessoas. O perfil dessa população é composto majoritariamente por homens (87%), adultos (55%) e negros (68%). O levantamento é do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), feito em 2022. As informações servirão de base para a adoção de políticas de atendimento a esses moradores, com a instalação de albergues e casas de referência, além da construção de moradias.
AGENDA
Prefeitura de Belém, através da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), presidida por Lélio Costa, realizou audiência pública nesta quinta-feira no bairro do Guamá, para apresentar o programa “Terra da Gente”. Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), a iniciativa visa regularizar a situação fundiária, com a entrega de títulos de propriedade definitiva para cerca de 15 mil famílias de bairros periféricos da capital paraense. Na segunda-feira, o prefeito preside uma solenidade de certificação de 700 estudantes do programa Alfabetiza Belém, no auditório do Centur.
ESTRANHO
Durante cerca de 4 anos o deputado estadual Tony Cunha (PL) baixou o porrete no prefeito Tião Miranda (PSD). Esses dias, como que do nada, ambos aparecem num vídeo, ao lado do deputado federal delegado Caveira (PL), na qual o gestor agradece os dois parlamentares pela destinação de 1 milhão de reais para os cofres do município. Não é do estilo TM agradecer adversários, sobretudo com um valor que não é assim tão alto para os padrões da prefeitura de Marabá. Todos estão se perguntando o que está por trás do episódio?
PROBABILIDADE
Ao deputado interessa essa gravação. Ele é candidato a prefeito e Tião Miranda já foi reeleito. O prefeito tem boa avaliação e seu candidato, até agora, não decolou nas pesquisas. O eleitorado dele tem um perfil conservador. Para Tony, colar a sua imagem de novo na do prefeito e ainda por cima ajudando a cidade, é uma excelente estratégia de marketing. Já Tião pode estar começando a se preparar para a hipótese de não fazer o seu sucessor. Quer sair sem atritos. E, além de tudo, a possibilidade de Tony ser prefeito é melhor do que a possível vitória do deputado Chamonzinho (MDB), com quem o diálogo de TM não é dos melhores.
INSATISFAÇÃO
Outros analistas, no entanto, avaliam que a súbita aparição de Miranda ao lado de Tony Cunha e Caveira pode ser uma demonstração de algumas insatisfações. A primeira, com a possibilidade do MDB vir a disputar contra ele no município. A irritação é ainda maior, no entanto, quando se trata da queda do ICMs. Miranda avalia que o Estado deu 25 milhões de reais para a obra da Ponte do Rio Itacaiúnas com uma mão e tirou com outra com a diminuição no repasse do Imposto. Fato que deve se agravar o ano que vem, com a redefinição de alíquotas para os municípios mineradores, entre os quais está Marabá.
MAIS
O prefeito de Marabá está tão chateado que tem recusado até mesmo a proposta de vários vereadores e lideranças, de procurar o governador no sentido de celebrar convênio com o Estado visando a ampliação do novo Estádio de Futebol do município, para que atinja a capacidade mínima de 10 mil torcedores exigida pela CBF em determinadas partidas. Enxerga também a falta de apoio ao filho, Thiago Miranda, na presidência da Fundação Cultural do Pará. Tanto que solicitou a ele que entregue o cargo, no que não foi atendido pelo rebento.
NÍVEL
De baixíssimo nível a briga figadal entre os irmãos Rodrigues, que comandam os Supermercados Líder, um dos maiores grupos empresariais do Estado, da mesma forma que a pendenga familiar envolvendo o deputado Olival Marques (MDB) e sua ex-esposa. E o pior é que, como num grande Big Brother, com o advento das redes sociais, somos compelidos a consumir essas baboseiras. Se bem que, de vez em quando, aparece algum podre relevante do ponto de vista de uso de dinheiro público e outras ilegalidades.
MORTE
Josenilde Brito faleceu na última quarta-feira, vítima de câncer, em Belém. Conhecida como Josy Brito, era mãe do ex-prefeito de Tucuruí, Arthur Brito. Durante a gestão do filho era considerada o pulso forte da administração. Ela foi acusada de estar envolvida diretamente no assassinato do ex-prefeito Jones William, como mandante, fato que prejudicou em muito a possibilidade de reeleição do filho.
PROGRAMA
Será às 15h desta sexta-feira o Programa da TV JC, onde o jornalista Jeso Carneiro entrevista o também jornalista João Salame, sobre as eleições municipais. Na pauta de hoje, a disputa nos municípios de Itaituba, na região da Transamazônica, e São Miguel do Guamá, no nordeste paraense.
FRASE
William Shakespeare (dramaturgo inglês): “Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia”