DESENVOLVIMENTO
Apenas 3 estados brasileiros figuram nos índices mais altos de desenvolvimento humano em 2023. O Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mede expectativa de vida, as maiores taxas de alfabetização e indicadores de renda per capita. No mundo, o Brasil caiu da 84ª. Para a 87ª. posição em relação a análise de 2020. Os problemas da pandemia são um dos motivos para esse recuo, que ocorreu em 90% dos países. O IDH brasileiro no relatório é de 0,754. Há cinco faixas do IDH: 0,000 a 0,499 (muito baixo, 0,500 a 0,599 (baixo), 0,600 a 0,699 (médio), 0,700 a 0,799 (alto) e 0,800 a 1,000 (muito alto).
ESTADOS
Segundo o Relatório da ONU, apenas o Distrito Federal (0,850) e os estados de São Paulo (0,826) e Santa Catarina (0,808) atingiram o IDH muito alto. Os últimos da fila possuem IDH médio, entre eles o nosso estado. São eles: Pará (0,698), Piauí (0,697), Maranhão (0,687) e Alagoas (0,683). Os demais estados possuem IDH alto para os padrões da ONU. A colocação dos estados brasileiros, na sua maioria em índices altos, dá uma noção exata da miséria que atinge determinadas regiões do mundo.
RENDA
O IBGE divulgou o Rendimento Domiciliar por Pessoa de cada estado do país. São considerados os salários e os rendimentos de outras fontes. O menor rendimento é do estado do Maranhão, com 814 reais. Alagoas é o segundo menor, com 935 reais. O Distrito Federal tem o maior rendimento, com 2.913 reais, seguindo de São Paulo, com 2.148 reais e do Rio Grande do Sul, com 2.148 reais. O Pará está em 20º lugar, com 1.061 reais e perde para estados como Paraíba, Piauí, Amapá, Sergipe, Roraima, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins e os dois Mato Grossos.
TURISMO
Ministro Celso Sabino (foto abaixo) promoveu reunião ontem, em seu gabinete, com o novo presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, para discutir a situação da malha de aeroportos do País. A determinação do presidente Lula é equipar o País com novos aeroportos com o objetivo de incentivar o turismo. Sabino pretende realizar parcerias com a Infraero, prefeituras e iniciativa privada para atender o objetivo do governo. Um novo aeroporto em Canaã dos Carajás, pretendido pela prefeitura local, está nos planos.
PASTOR
Em Santarém, o pastor Welington Galdino se prepara para disputar as eleições municipais. Membro do Conselho de Pastores do município, Wellington foi candidato a deputado federal nas últimas eleições e obteve cerca de 15 mil votos. Agora, ele tem seu nome cotado para disputar as próximas eleições, seja como prefeito, vereador ou vice-prefeito. Membro da influente do segmento evangélico, ele disputou as eleições de 2020 pelo PSC, mas a tendência é que mude de partido.
SÃO JOÃO
São João do Araguaia tem uma população de 15.465 pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. Próximo a Marabá, o município é governado pela prefeita Marcellanne Cristina (PDT). Ela deve sair do seu atual partido em direção ao PSB, para disputar a reeleição. Apesar de forte eleitoralmente, ela encontrará muitas dificuldades. Conhecida por sua personalidade forte, que por vezes deriva para a arrogância, ela está conseguindo unir praticamente todas as forças de oposição contra seu projeto de reeleição.
FAVORITO
Se decidir disputar as eleições, o ex-prefeito João Neto é considerado forte candidato para voltar ao cargo em São João do Araguaia. Superando alguns problemas de saúde, ele garante que só vai decidir sobre sua participação o ano que vem. Outro nome expressivo é o de Neusa Martins Ferreira (MDB), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições para prefeito. Ela é filha do ex-prefeito Mário Martins. O empresário Francisco Batista, o Chiquinho (PT), o ex-vereador Leonardo Santana (PL) e a vereadora Isa Labres (PDT) completam a lista dos prováveis candidatos.
URUARÁ
Uruará, município localizado na Transamazônica, tem 43.558 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 2,75% em relação ao Censo de 2010. O município é administrado pelo prefeito Gilsinho Brandão (MDB), que já foi reeleito. Segundo o Instituto Destak, na pergunta estimulada, a professora Denise Pimenta (MDB), esposa do deputado Eraldo Pimenta (MDB), lidera as pesquisas para a disputa da prefeitura o ano que vem, com 41% das intenções de voto, seguida pelo vereador Matheus Souza, com 34%. O empresário Cid Paulista aparece com 12%, vereador Zenilson Negrão com 8% e o empresário Edu Varde, com 5%.
FPM
Depois de um dia de protesto e mobilização dos prefeitos de todas as regiões do País em função da queda de arrecadação, o deputado federal Henderson Pinto (MDB) – foto abaixo -, está fazendo um corpo a corpo junto aos seus pares para a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que propõe um aumento de 1,5% no repasse extra do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta foi elaborada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e apresentada pelo deputado maranhense Hildo Rocha (MDB) como condição para evitar que prefeituras atrasem pagamentos de salários.
PRAINHA
Advogadas Nayana Correia Rocha e Lorena Carneiro Guimarães, que fazem a assessoria jurídica do ex-prefeito Gandor Hage, sempre de forma muito educada, enviaram nota à coluna em virtude de notícia que veiculamos sobre o retorno à sua condição de inelegibilidade após decisão do desembargador Roberto Moura, que indeferiu um Agravo de Instrumento. Apesar de reconhecerem a veracidade da informação, afirmam que a suposta irregularidade cometida refere-se à contratação de 4 servidores temporários e que a situação será devidamente esclarecida.
JUSTIÇA
As advogadas lembram que é comum todos os ex-gestores enfrentarem esse tipo de ação, que na maioria das vezes são falhas cometidas por funcionários da administração, sem que esses atos maculem o erário. No caso dessas contratações de temporários ficou constatada a falta de apresentação de alguns documentos, o que consideram um erro formal, sem prejuízo ao município. A assessoria informa que já apresentou novas medidas jurídicas para que se reverta a decisão e que tem confiança que Gandor Hage estará em plenas condições de disputar as eleições de 2024.
AVALIAÇÃO
Instituto Doxa anunciou que vai lançar um novo produto. A avaliação periódica das gestões dos atuais prefeitos, a partir da pergunta: “De maneira geral, você Aprova ou Desaprova a maneira como o prefeito vem governando o seu município?”. A intenção é proporcionar aos eleitores informações que os ajudem a decidir se esses prefeitos merecem continuar no poder ou se desejam uma mudança de direção.
INCRA
Lideranças de assentamentos do município de Novo Progresso, na região Sudoeste do Pará, estão reclamando da falta de diálogo com a superintendência do Incra de Santarém. Segundo os representantes dos assentados, a direção do órgão, quando se desloca ao município, tem privilegiado o diálogo com os produtores em detrimento dos trabalhadores rurais. A crítica a esta conduta já foi enviada ao gabinete do senador Beto Faro (PT), que recebeu o apoio dessas lideranças nas últimas eleições.
AUSÊNCIA
Lideranças estudantis de Castanhal, em contato com a coluna, estão criticando o que chamam de ausência em relação à secretária municipal de Educação, professora Cláudia Seabra (foto acima). É que ela ocupa um cargo na Undime – União Nacional dos Dirigentes de Educação e, por causa disso, costumeiramente tem que se ausentar de Castanhal. Em virtude disso, os estudantes criticam que as decisões sobre questões de seu interesse vem sendo postergadas. O espaço está aberto para a secretária e o prefeito Paulo Titan (MDB) se manifestarem.
EXPOFEIRA
Após quase 10 anos, nosso vizinho estado do Amapá vai retomar em 2023 a realização da Expofeira. O evento é festivo, com mega shows nacionais, estrelas locais e entretenimento, mas sobretudo como um instrumento da realização de negócios. Dentro da lógica da Conferência das Partes (COP 30), o Governo do Amapá vai incentivar a agroindústria, a agricultura familiar, o extrativismo sustentável e inovações tecnológicas na produção de alimentos. Serão 820 estandes para possibilitar ao público um amplo de leque de oportunidades e atrações.
FRASE
Marco Tulio Cícero (filósofo romano): “A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano”.