Coisas da Política

REELEITO

Semana passada, o ministro Jader Filho foi reeleito presidente do MDB no Pará, de forma unânime. Ao mesmo tempo presidiu um seminário em Tucuruí com prefeitos de toda a micro-região do Lago, para apresentar aos gestores todos os programas de seu ministério, com foco principal em políticas públicas de saneamento, habitação e pavimentação. Esse mesmo tipo de evento já foi realizado em Parauapebas e São Miguel do Guamá.

 

NEGATIVO

Fonte próxima ao ex-governador Simão Jatene assegurou à coluna que ele não será candidato a prefeito de Belém. Sua prioridade atualmente é cuidar da vida pessoal, que ficou em segundo plano durante os 3 mandatos que teve como governador. Ademais, a possibilidade de se tornar prefeito no mesmo período em que Helder Barbalho (MDB) é governador e Lula (PT) presidente não anima Jatene, que ainda vê a difícil situação financeira da prefeitura como mais um complicador.

 

SEMINÁRIO

Acontecerá em Belém, na próxima sexta-feira, o Seminário sobre “A Amazônia e as novas economias”. O evento acontecerá no Hangar Centro de Convenções e está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O deputado federal Keniston Braga (MDB) será palestrante. Ele vai defender a postura de que a floresta não deve ser nem um santuário nem almoxarifado do mundo. Ele promete colocar o dedo na ferida dos maiores problemas que impedem o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

CANDIDATA

A ex-deputada e atual vereadora de Marabá, Elza Miranda (PTB) – foto abaixo -, está disposta a lançar seu nome para disputar a prefeitura nas eleições do ano que vem. Sempre bem votada, Elza é conhecida por ser uma política determinada e de grande penetração popular. Sua candidatura representa um fato novo na disputa eleitoral do município e pode embaralhar o jogo da sucessão do prefeito Tião Miranda (PSD).

INELEGIBILIDADE

O desembargador Roberto Gonçalves de Moura proferiu decisão, no último dia 16 de agosto, que reestabelece a inelegibilidade do ex-prefeito Gandor Hage por improbidade administrativa. A coluna entrou em contato com Gandor, através de seu whatsapp, para que dê sua versão sobre o episódio e quais providências estão sendo tomadas, mas não obteve retorno. Nosso espaço continua aberto para sua manifestação ou de suas advogadas.

 

CANDIDATO

Em Capitão Poço, o deputado Erick Monteiro (PSDB) – foto abaixo -, deu o primeiro passo para se tornar candidato a prefeito, conforme citamos nesta coluna ainda em março. Ele foi eleito presidente do PSDB no município, o que é um indicativo que já transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade. Antes, Erick foi vice-prefeito em Ananindeua, de onde saiu com uma das maiores votações para deputado, recebendo o apoio do prefeito Daniel Santos (MDB).

ALIANÇA

O município de Jacundá, localizado na PA 150, tem 37.707 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 26,58% em relação ao Censo de 2010. Lá, comenta-se que a aliança entre o prefeito Itonir Tavares (PL) e o MDB avança a passos largos. A pergunta que se faz é se o atual gestor vai ceder sua vice para o partido do governador e do ex-prefeito José Martins ou vai manter o empresário Celso Marcos, mais conhecido como Chapolin, como seu companheiro de chapa.

 

MEDICILÂNDIA

O município de Medicilândia, localizado na Transamazônica, tem 27.077 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 0,92% em relação a 2010. No que se refere às eleições do ano que vem, o Instituto Destak realizou pesquisa no município durante o mês de julho e apontou que o ex-prefeito Celso Trzeciack (Republicanos) é amplamente favorito para retornar ao cargo. Já o atual prefeito, Júlio Cesar do Egito, tem sua gestão reprovada por 56% dos entrevistados e a aprovação de 29%, segundo o levantamento.

 

EXPECTATIVA

No Supremo Tribunal Federal continua a expectativa para o julgamento da ação que questiona a aplicação das chamadas “sobras” na definição dos deputados eleitos em todo o País. A votação já está em 2 a 1 a favor de permitir a ampliação da participação dos partidos na divisão das vagas. Caso seja aprovada, a ação redefine a banca de deputados federais do Pará. Sairiam os deputados Henderson Pinto (MDB), Delegado Caveira (PL) e Raimundo Santos (PSD). Entrariam os deputados Cássio Andrade (PSB), Lena Pinto (PSDB) – foto abaixo -,  e Paulo Bengtson (PTB). A decisão deve sair até o dia 1 de setembro, caso não ocorra nenhum pedido de vistas.

BANCADA

Outra decisão que interessa diretamente aos políticos paraenses diz respeito ao tamanho das bancadas de deputados de cada estado. O STF já formou maioria para determinar que a Câmara dos Deputados execute a redistribuição das atuais cadeiras no Brasil, de acordo com o Censo de 2022. É que segundo a Constituição Federal, o número de parlamentares deve ser de acordo com o tamanho da população. Como de 1988 para cá vários estados diminuíram de população e outros tiveram aumento, a distribuição passou a contrariar o que determina a lei. A ação foi protocolada pelo Governo do Pará em 2017.

 

AUMENTO

O Supremo determinou que a Câmara terá até o dia 30 de junho de 2025 para efetuar a redistribuição das vagas. Caso o parlamento não cumpra a decisão até essa data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será encarregado de determinar o número de deputados federais por estado até o dia 1º. de outubro de 2025, para que a nova regra seja aplicada já nas eleições de 2026. No caso do Pará, a expectativa é de um aumento de 4 deputados federais na sua atual bancada, que é de 17 parlamentares. O mesmo deve ocorrer na Assembleia Legislativa do Pará, com o aumento de mais 4 vagas de deputados estaduais.

 

REPUBLICANOS

Um forte partido. Assim deve ficar o Republicanos no Pará se for adiante a ideia da entrada na legenda do grupo do ex-deputado e pastor Josué Bengtson. Duas poderosas máquinas estarão por trás do partido. A Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular. As negociações estão acontecendo. O Republicanos sempre foi visto como ligado a Universal. Mas a ideia agora é ampliar seu espectro político, dentro do segmento conservador. A conferir.

 

DIREITA

No último sábado, o PL Mulher de Parauapebas realizou um evento que reuniu as maiores expressões da direita paraense. Com a Câmara Municipal lotada foram apresentados os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), Nikolas Ferreira (PL-MG), Joaquim Passarinho (PL), Eder Mauro (PL), delegado Caveira (PL) e os estaduais Toni Cunha (PL) e Rogério Barra (PL). A ideia é unir forças em Parauapebas e tornar o município uma cidadela da direita no Estado. O inusitado ficou por conta da ausência de mulheres de expressão no cartaz e entre os palestrantes do evento do PL Mulher.

 

INSTITUTO

No próximo dia 1 (sexta-feira), em Juiz de Fora (MG), no anfiteatro João Carriço (antiga prefeitura), será lançado o Instituto Gabriel Pimenta de Direitos Humanos. Gabriel era um jovem advogado, defensor de trabalhadores rurais, quando foi assassinado a tiros, em Marabá, na década de 80, num crime que teve repercussão internacional. O seu irmão Rafael Pimenta está à frente da mobilização.

 

FRASE

Umberto Eco (jornalista italiano): O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.

Relacionados

plugins premium WordPress