VÔOS
Senador Beto Faro (PT) protestou nesta terça-feira, no Congresso Nacional, contra as companhias aéreas que atendem o Pará. Ele lamentou a pouca quantidade de voos ofertados, o excesso de conexões, os preços altos das passagens e os horários extremamente desconfortáveis para os passageiros, geralmente pela madrugada. O parlamentar fez um apelo ao Ministério do Turismo para que consiga rever essa política das companhias, que prejudica em muito a indústria do turismo no nosso Estado.
ANIVERSÁRIO
Prefeito de Ananindeua, Daniel Santos comemora aniversário nesta sexta-feira. Além de inaugurar obras como o Mercado Municipal e outras de infraestrutura, ele vai receber autoridades em sua casa para um jantar de confraternização. É esperada a presença do governador Helder Barbalho e do presidente da Alepa, deputado Chicão, entre outros. Mais uma oportunidade para os líderes emedebistas dialogarem sobre os rumos das disputas municipais e de 2026. A conferir.
BANPARÁ
Brasilino Assunção (foto abaixo) deixou a presidência do Banpará com excelentes números. Ele criou o Plano de Expansão, quando o Banco estava em apenas 30 municípios, e deixou o cargo com o Banpará presente em 124 cidades do Pará, com lucros significativos. Em 2019, de 324 milhões e em 2021 e 2022, mesmo com a Covid, com lucros superiores a 240 milhões em cada ano. E o melhor de tudo, possibilitou a existência de uma agência bancária em lugares que não possuíam nenhuma instituição financeira para, pelo menos, pagar os salários do funcionalismo. Sem falar nos negócios que passaram a ser feitos em favor da produção.
CREDCIDADÃO
Agora, na presidência do CredCidadão, Brasilino Assunção segue na mesma toada. Já implantou o programa em todas as regiões do Estado do Pará, otimizando ainda mais o trabalho que já vinha sendo realizado pelo ex-deputado Tércio Nogueira, o soldado Tércio. O programa beneficia milhares de pessoas com microcréditos que fomentam pequenos negócios em todas as atividades produtivas, com juros insignificantes e bons prazos para pagamento.
PETRÓLEO
Em março, o Ibama negou a licença ambiental para a Petrobras explorar o petróleo na Foz do Rio Amazonas, na chamada Margem Equatorial. Um dos principais motivos para a negativa era a obrigatoriedade da apresentação da Avaliação Ambiental de Área Sedimentar por parte da empresa. Ontem (22), a Advocacia Geral da União emitiu parecer favorável a exploração entendendo que não é obrigatória a apresentação da AAAS. A decisão abre margem para a pretroleira obter a licença para explorar a área conhecida como bloco FZA-M-59.
POTENCIAL
Segundo estudos da Agência Nacional de Petróleo (ANP), essa área possui um potencial de produção de 16 bilhões de barris de petróleo. Para se ter uma ideia do potencial descoberto, o Brasil possui atualmente reservas conhecidas com cerca de 14,4 bilhões de barris em todas aas suas áreas. O petróleo está presente na chamada Margem Equatorial, atingindo os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
POLÊMICA
O assunto vem causando polêmica diante do debate sobre a necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, em virtude da necessidade de combater as mudanças climáticas, e da possibilidade de desastres ambientais próximo a Foz do Amazonas no caso da sua exploração. A decisão do Ibama de negar a licença foi vista como uma vitória da ala ambientalista do governo capitaneada pela ministra Marina Silva.
CAMPANHA
Já os que entendem ser fundamental para o País e para a região norte a exploração dessa riqueza, o argumento é que todas as precauções ambientais são tomadas pela Petrobras e não se pode abrir mão de ativo tão valioso para o desenvolvimento do Brasil. Sem falar na enorme receita que será destinada aos estados que serão beneficiados com os royaltes da exploração. Argumentam ainda que a área está a 560 km da Foz do Amazonas. Tanto que já existe uma campanha nas redes sociais intitulada “Petróleo! O progresso é nosso!”.
DESTAK
Vitória do Xingu tem 15.599 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 16,14% em relação ao Censo anterior. O município é localizado próximo a Altamira e sedia a hidrelétrica de Belo Monte, sendo, portanto, um dos que mais arrecada no estado. No último mês de julho o Instituto de Pesquisas Destak fez um levantamento do humor do eleitorado. Segundo a pesquisa, o prefeito Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo (PSB), seria reeleito com 78% dos votos. O ex-prefeito Vando Amaral teria 12% e Murilo Souza 1%.
RENÚNCIA
Vereador Zacarias Marques (PP) – foto abaixo -, renunciou à liderança do governo de Parauapebas na Câmara Municipal. O motivo alegado foi divergência em relação a escolha do vereador Zé do Bode (MDB) para ocupar a secretaria de saúde. Há quem diga que a movimentação atende a outros objetivos. Primeiro, de se afastar do prefeito Darci Lermen (MDB), que enfrenta desgastes administrativos. Depois, de preparar o lançamento de sua candidatura a prefeito, nem que seja para negociar mais adiante.
DÍVIDA
Parauapebas enfrenta uma forte crise. Comenta-se que a dívida da prefeitura está beirando os 450 milhões de reais. É que a receita com Cfem caiu mais de 50%, mas as despesas continuaram no mesmo padrão. A dívida representa mais de 8 meses de arrecadação da Contribuição Financeira de Extração Mineral (Cfem). A ação do Ministério Público exigindo a demissão de contratados tem a ver com esse quadro, pois os gastos estavam ultrapassando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Cerca de 3 mil pessoas foram demitidas.
SANEAMENTO
Em passado recente Parauapebas chegou a ter cerca de 700 milhões em caixa para investimento. Um dos maiores gastos foi com o Prosap (Programa de Saneamento), que deveria ser executado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como o repasse atrasou, a prefeitura teve que bancar com recursos próprios esse audacioso projeto de saneamento. O inchaço da máquina, com servidores contratados, também contribuiu para se chegar a esse quadro, agravado com a queda nas receitas.
OPOSIÇÃO
A oposição a Darci Lermen se articula. Na última segunda-feira (21), na casa do ex-prefeito Valmir Mariano, adversários do prefeito se reuniram para traçar estratégias visando as eleições do ano que vem. Estavam presentes Cynthia Lima e Júlio Cesar (que tirou em segundo lugar nas últimas eleições para prefeito), pelo PL. Hipólito da H2 (candidato a deputado bem votado nas últimas eleições), pelo Podemos. O ex-prefeito Chico das Cortinas, o ex-vereador Aurélio Goiano (segundo mais votado para deputado federal em 2022), Grazy Ribeiro, Dr. Felipe e outras lideranças. A ideia é que a direita se una apresente apenas um nome para disputar a prefeitura.
CIDADANIA
Depois de mais de 30 anos ocupando a presidência nacional do PPS e depois Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, aos 81 anos, viu finalmente sua liderança ser duramente questionada pela direção nacional do Partido. No último sábado (19), numa reunião da Executiva Nacional, o racha da maioria da direção com Freire foi para as redes sociais. Uma Convenção Nacional será realizada para definir a possível troca no comando da legenda.
MORTE
O marqueteiro Edson Campos (foto acima) morreu na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, vítima de infarto fulminante. Campos era diretor da 141 Worldwide (Grupo Ogilvy/WPP). Foi diretor de marketing da Embratur. Foi responsável pela criação da Marca Brasil, usada pelo País no exterior. Foi coordenador da campanha de Helder Barbalho ao Governo do Pará nas últimas eleições e das redes sociais da campanha do governador Ratinho Júnior, no Paraná.
AGENDA
Governador Helder Barbalho (MDB) marcou presença em Brasília nesta quarta-feira. Ele participou do lançamento de um painel sobre competitividade entre Estados e Municípios pela manhã. Pela tarde se reuniu no gabinete do senador Jader Barbalho (MDB) com os governadores de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No final da tarde participa de reunião com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.
FRASE
Karl Marx (filósofo alemão): “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”