Coisas da Política

MEDICINA

Vereador Marcelo Alves (PT) informa que os deputados Airton Faleiro (PT) e Dirceu ten Caten (PT) estão articulando junto ao Ministério da Educação a implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá. Apesar da enorme demanda por médicos em toda essa região, apenas a Universidade do Estado do Pará (Uepa) disponibiliza vagas para o referido curso, em Marabá.

 

HABITAÇÃO

Na coluna anterior noticiamos que o ex-prefeito Adécimo Gomes e seu irmão Heider saíram do gabinete do senador Beto Faro (PT) comemorando o apoio do parlamentar à candidatura de Heider à prefeitura de Itupiranga. O vice-prefeito do município, Paulo Barros, desmente a informação e garante que o PT está integrado à gestão do prefeito Benjamin Tasca, candidato a reeleição. Inclusive, o partido indicou recentemente um de seus membros para ocupar a secretaria de Habitação, com o aval dos deputados Dirceu ten Caten e Airton Faleiro.

 

FILIAÇÃO

Em Altamira, o PSD já definiu seu rumo. Através do seu presidente estadual, deputado federal Júnior Ferrari, e do presidente municipal, Almir Uchoa, promoveu a filiação do médico Loredan Mello. Depois de cumprir 4 mandatos de vereador, ter chegado em segundo lugar nas eleições para prefeito em 2020 e ter sido o candidato a deputado federal mais votado dentro do município no último pleito, Loredan vai disputar a sucessão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB). Ferrari assegura que a candidatura tem as bênçãos do governador Helder Barbalho.

POLÊMICA

Na edição anterior da coluna o deputado estadual Torrinho Torres questionou a pesquisa Doxa realizada no município de Xinguara, argumentando que a vantagem do candidato Oswaldinho Assunção seria muito maior do que a divulgada pelo Instituto. Publicamos a discordância. Agora, o diretor da Doxa, Dornélio Silva, nos solicitou a publicação da pesquisa citada pelo deputado, para que se faça a devida comparação, registrando ainda que uma pesquisa é sempre o retrato de um momento e que são passíveis de acertos e erros. Polêmica saudável, que será atendida pela coluna.

 

DOXA

Para relembrar, na pesquisa Doxa, realizada em Xinguara no período de 10 a 12 de agosto, na pergunta estimulada, quando se apresentam os nomes dos candidatos, o ex-prefeito Oswaldinho Assunção aparece com 31,5%, o pecuarista Enric Laureano com 23%, Amarildo Paulino com 9%, o prefeito Moacir Pires com 8,3% e o ex-prefeito Davi Passos com 7,3%. Não souberam responder 14,9% e 6% optaram por votar em branco ou nulo. Foram entrevistadas 300 pessoas.

 

DESTAK

Na pesquisa do Instituto Destak, que nos foi enviada pelo deputado Torrinho Torres, também na pergunta estimulada, o ex-prefeito Oswaldinho Assunção aparece com 39%, o pecuarista Enric Laureano com 25%, o prefeito Moacir Pires com 17% e Amarildo Paulino com 9%. O ex-prefeito Davi Passos não registra votos nessa pesquisa. Não souberam opinar 3%, outros 2% optaram pelo voto nulo e 5% por nenhum dos candidatos. O levantamento foi realizado no dia 13 de junho último. Façam as comparações!

 

PATRONO

O poeta Orlando Nascimento, muito conhecido pela beleza da sua poesia e pelo belo trabalho social que realiza no município de Pacajá, teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal do município na semana passada. Ele foi homenageado com o título de Patrono da Cultura de Pacajá. Não por acaso, Orlando tem sempre seu nome citado para disputar as eleições para prefeito, apesar de usar a cultura como sua grande arma, algo não muito valorizado em algumas regiões do Estado.

MARCO

Senador Beto Faro (PT) se articula no Senado Federal para impedir a aprovação do chamado Marco Temporal. Esse Projeto de Lei, já aprovado na Câmara Federal, define que uma comunidade indígena só pode reivindicar a demarcação de área se estiver provado que tinha sua presença física na mesma até 5 de outubro de 1988. O parlamentar alerta que, caso aprovado, esse PL, além de absurdo e inconstitucional, pois tenta inviabilizar a demarcação de terras indígenas, abre essas áreas para a grande exploração agropecuária, com inúmeros danos socioambientais.

 

NÚMEROS

Segundo Faro, a iniciativa visa desmantelar os territórios indígenas, para disponibilizar mais terra ao latifúndio, mediante o argumento grotesco de que os indígenas detêm muita terra. O senador informa que os 152 mil grandes proprietários rurais do Brasil acumulam 471 milhões de hectares de terra ou 55,4% da área territorial do País, enquanto os 1,7 milhão de indígenas ocupam 118 milhões de hectares. Ou seja, 152 mil proprietários possuem 353 milhões de hectares a mais e querem, com esse PL, avançar ainda mais sobre essas áreas.

 

PROGRESSISTAS

Em Nova Ipixuna, o Partido Progressista já tem dono. Será do candidato a prefeito Carlos Cezar, o Carlinhos do Mário. A decisão é do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa (foto abaixo), que assume a presidência do partido em substituição ao ex-deputado e atual prefeito de Viseu, Cristiano Vale. A intenção de Ogawa é fazer com que o partido se consolide como um dos maiores do estado e lance o maior número possível de candidatos a prefeito, além de chapas de vereadores.

ADIAMENTO

Presidente Lula (PT) viajou neste domingo para a África, onde participará da 156ª Cúpula dos Brics, em Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto. Em virtude da viagem deixou para o final de agosto a propalada mini-reforma ministerial. Esse adiamento também deve provocar a não votação de projetos importantes para o governo em andamento na Câmara Federal. É que o chamado “Centrão” está apostando na entrada do PP e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios. Enquanto isso não ocorre, o humor no parlamento não é dos melhores para qualquer tipo de votação importante.

 

FRASE

Sun Tzu (general e estrategista chinês): “A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”

Relacionados

plugins premium WordPress