PISTOLAGEM
Mais um crime de pistolagem no Sul do Pará. Dessa vez na Vila Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás. No início da noite desta quinta-feira (17), o minerador conhecido como Valdeir do Cobre foi assassinado quando dirigia sua camionete. O atirador disparou um pente inteiro de uma pistola 9 milímetros, sem que a vítima tivesse qualquer possibilidade de defesa. Ao todo foram 27 balas. O crime ocorreu em frente a uma loja de conveniência.
PRECONCEITO
Pegou muito mal a declaração do jornalista William Waack ao ancorar um programa de televisão e chamar ao vivo um repórter para entrar no ar, a partir de Belém, dizendo que ele estava no “meio do mato”. Fala preconceituosa com os habitantes da Amazônia. Nada a espantar de um profissional que foi demitido da Rede Globo por cometer o crime de racismo. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi contundente no repúdio a Waack. “Jornalista preconceituoso, reacionário e de direita”, disparou.
RETORNO
O ex-prefeito Zenaldo Coutinho, que após sair da prefeitura desapareceu do meio político, aproveitou o episódio e também se manifestou nas redes sociais. Coutinho criticou a arrogância de William Waack e disse que “não adianta ter diploma e não ter caráter”, relacionando a mais recente declaração do jornalista com as atitudes racistas que o levaram a ser demitido da Rede Globo.
ALIANÇA
O ex-prefeito Adécimo Gomes e seu irmão Heider, candidato a prefeito de Itupiranga, saíram do gabinete do senador Beto Faro (PT), nesta quinta-feira, saltitantes. Eles asseguram que o parlamentar sacramentou o apoio do PT à pretensão eleitoral dos irmãos. O prefeito Benjamin Tasca, candidato a reeleição, é o adversário. Uma eleição para lá de disputada, sobretudo porque o atual gestor já ganhou várias eleições no município e é considerado um duro oponente.
FRENTE
Está sendo articulada a criação da Frente Emancipalista dos Distritos, no Congresso Nacional. A ideia é criar um vigoroso movimento na Câmara Federal e no Senado para retomar a possibilidade de criação de novos municípios no País. Desde o governo do presidente Fernando Henrique que foram criadas travas que impediram a emancipação de vilas e distritos. No passado, os presidentes Lula e Dilma também foram contra flexibilizar a lei para essa possibilidade. Resta saber como está o humor atual do Palácio do Planalto para retomar essa discussão.
TIROTEIO
Vereador JK do Povão (foto abaixo), em Santarém, candidato a prefeito o ano que vem, já escolheu o alvo da sua pregação inicial. É a deputada e ex-prefeita Maria do Carmo (PT), sua principal adversária nas pesquisas que estão sendo realizadas no momento. Como a parlamentar indicou vários dirigentes de órgãos do Estado no município, entre eles o gerente local da Cosanpa, JK tem detonado a falta de água nos bairros e colocado a culpa na gestão do grupo de Maria à frente da empresa de saneamento.
CAPANEMA
Disputadíssima a eleição para prefeito de Capanema, se for verdade o que dizem as pesquisas. Já que o prefeito Chico Neto (MDB) não pode mais ser candidato à reeleição, são vários os postulantes ao seu posto e todos com boas intenções de voto. O vice-prefeito Claudionor Moreira, o secretário Marcelo Pierre, os ex-prefeitos Alexandre Buchacra e Eslon Martins, o ex-deputado Eduardo Costa, o empresário Jair Neves e o vereador Rui da Princesa se embolam nos levantamentos que são feitos, dependendo de quem os encomendam.
PRAINHA
O prefeito Davi Xavier (MDB), de Prainha, município localizado no Oeste do Pará, já foi reeleito. Portanto não poderá disputar outro mandato. A dúvida é quem será o candidato lançado por ele para enfrentar seu principal adversário, o ex-prefeito Gandor Hage, que lidera as pesquisas de intenção de voto. Comenta-se até a possibilidade de Xavier apoiar Adriene Hage, irmã de Gandor. Mas quem conhece a cena política local aposta que a escolha ficará entre o secretário de Administração, Edmundo Pingarilho, ou a secretária de Educação, professora Narley, conhecida como Totoca.
REFORMA
Presidente Lula deve promover uma dança nas cadeiras nos ministérios para acomodar o chamado “Centrão”. Depois da nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil) para o Ministério do Turismo, agora chegou a hora de contemplar o Republicanos e o Partido Progressista. A especulação do dia em Brasília é que o PP deve ficar com o Ministério do Desenvolvimento Social, a presidência e as diretorias da Caixa Econômica Federal. Já o Republicanos ficaria com o Ministério dos Portos e Aviação. Se isso acontecer perderão espaço no governo, o PT (Desenvolvimento Social e Caixa) e o PSB (Portos).
POPULARIDADE
O Instituto de Pesquisas Quaest divulgou nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula, realizada entre os dias 10 e 14 de agosto. Segundo o levantamento, 60% aprovam o trabalho de Lula e 35% desaprovam. O número é quatro pontos superior ao levantamento feito em junho, quando a pesquisa apontou aprovação de 56%. A reprovação caiu 5%. A maior aprovação de Lula é na região Nordeste, com 72%. E a menor na região Centro-Oeste/Norte, com 52%. Entre os católicos a aprovação é de 63%. Entre os evangélicos de 50%. E para os que não tem religião de 64%.
ECONOMIA
A melhora dos indicadores do presidente está relacionada à percepção sobre a economia. Para 34% dos entrevistados houve uma melhora no cenário econômico nos últimos 12 meses. Enquanto 29% avaliam que houve uma piora e 39% entendem que tudo está na mesma. Para 59% dos entrevistados a economia vai continuar melhorando nos próximos meses. Somente 22% esperam por uma piora. Para 43%, o presidente vem conseguindo manter um bom relacionamento com o Congresso Nacional e isso é positivo.
PESQUISA
Mais uma rodada de pesquisas do Instituto Doxa. Dessa vez em Pau D´Arco, no sul do Pará. O município tem 6.931 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. O prefeito Fredson Pereira já foi reeleito. Segundo a pesquisa, sua gestão é aprovada por 72% dos entrevistados e reprovada por 26%. Na pergunta estimulada, Dean Chaves, candidato apoiado pelo atual gestor, aparece com 28,3%, o mesmo percentual de Domingos Enfermeiro, que tirou em segundo lugar nas eleições de 2020. Chiquinho da Agrocampo vem a seguir com 11,8% e o ex-prefeito Maurício Cavalcante aparece com 6,6%.
XINGUARA
Deputado Torrinho Torres (Podemos) – foto acima -, leitor assíduo da coluna, garante que a pesquisa Doxa publicada na nossa última edição não retrata fielmente o cenário eleitoral em Xinguara. Nela, a Doxa aponta Oswaldinho Assunção com 31,5% e Enric Laureano com 23%. O deputado afirma que o ex-prefeito Oswaldinho já está com números mais favoráveis, beirando os 40%, em pesquisa encomendada pelo parlamentar. Registrado!
FRASE
Platão (filósofo da Grécia Antiga): “Onde não há igualdade, a amizade não perdura”.