Coisas da Política

PIMBA

Conforme essa coluna antecipou, o deputado federal Junior Ferrari procedeu uma espécie de intervenção no PSD de Itupiranga. Ele retirou o partido das mãos do prefeito Benjamin Tasca e nomeou a ex-prefeita Joana Milesi, adversária de Tasca, como a nova presidente da legenda no município. E já antecipou que o partido vai marchar com o adversário do prefeito, Heider Gomes (MDB), na disputa eleitoral do ano que vem. Especula-se que Joana deve ser a vice na chapa.

PESQUISAS

Começou a temporada de pesquisas eleitorais nos municípios paraenses em virtude das eleições que ocorrerão o ano que vem. Nos últimos dias, o Instituto Doxa realizou levantamentos em três municípios da região conhecida como Calha Norte, no Oeste do Pará. A seguir vamos detalhar os números apontados, deixando, claro, o espaço aberto para manifestações a favor e contra os resultados.

 

SANTA

Em Terra Santa, município dom 18.782 habitantes, segundo o Censo de 2022, o atual prefeito, Doca Albuquerque (PSD) já está no segundo mandato. Seu governo tem a aprovação de 66,2% e reprovação de 26,3%, segundo a pesquisa da Doxa. Ele obteve 54,81% dos votos em 2020, contra 45,19% do ex-prefeito Adalberto Anequino. Agora, Doca decidiu apoiar sua vice, Jaciara Bentes (PSD), esposa de ex-prefeito. Ela crava 29,1% das intenções de voto no levantamento. Adalberto Anequino (MDB) tem 13% e o vereador Lucivaldo Cabecinha (MDB) aparece com 7,5%.

 

SURPRESA

A surpresa fica por conta da candidatura de Siqueira Fonseca (Republicanos), irmão do prefeito de Oriximiná, o delegado Fonseca. Ele lidera as pesquisas com 33,2% das intenções de voto e tem o apoio do deputado estadual Josué Paiva (Republicanos), que é da região. Nas últimas eleições Siqueira foi o candidato a deputado estadual mais votado em Terra Santa, com 3.605 votos, o dobro do segundo colocado, o deputado Ângelo Ferrari, que teve 1.813. Siqueira vai tentar uma aliança com o vereador Lucivaldo, para tornar forte a candidatura. Afinal, com o governo bem avaliado, o prefeito Doca e sua candidata não podem ser menosprezados.

 

ORIXIMINÁ

Em Oriximiná, município com 68.294 habitantes, segundo o Censo de 2022, o prefeito José William Siqueira da Fonseca (foto abaixo), o delegado Fonseca (Republicanos), tem aprovação de 75% e reprovação de 25%, segundo a Doxa. Quando se trata de eleição, o atual prefeito aparece com 50,7% das intenções de voto na disputa pela reeleição. O ex-prefeito Luiz Gonzaga (PSDB) aparece em segundo lugar, com 23,3% e o deputado estadual Ângelo Ferrari tem 4,9%. É bom registrar que Gonzaga é o menos rejeitado dos candidatos e recentemente teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

ALENQUER

Em Alenquer, município com 69.377 habitantes, segundo o Censo de 2020, o prefeito Tom Farias (MDB) tem direito a reeleição. Sua gestão é aprovada por 69,2% dos eleitores e reprovada por 30,4%, segundo a pesquisa Doxa. Na disputa eleitoral, Tom aparece com 33,5% das intenções de voto; o empresário Mauro Bastos (PSC) com 10,8%; Dr. Osvaldo com 7,8% e Josino Filho (PP) com 5,35. Neto Macedo, apoiado pelo deputado Junior Ferrari (PSD), tem 3,8%, segundo a Doxa.

 

RURÓPOLIS

Em Rurópolis, a grande pergunta que se faz é quem será o candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor, Joselino Padilha, o Taká (MDB). É que ele anda a tiracolo com o empresário Antonio Fernandes, o Canela, que seria o seu escolhido. Mas há quem diga, que, nos bastidores, Taká estaria propenso a apoiar o farmacêutico José Filho, o Zé da Farmácia, que foi seu adversário nas últimas eleições. É que essa seria a única forma de derrotar a ex-secretária de finanças, Patrícia Cavichiolli, que vem deslanchando nas pesquisas.

 

MARCHA

Será esta semana a tão esperada Marcha das Margaridas, que deve tomar as ruas de Brasília. São esperadas cerca de 100 mil mulheres, principalmente oriundas do campo, na capital federal, nos dias 15 e 16. O tema da Marcha esse ano será: “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. No dia 15, as 9h da manhã, o Senado Federal realizará uma Sessão Especial para debater as reivindicações do movimento. A iniciativa é do senador Beto faro (PT).

 

PROGRAMA

O Programa da TV JC, comandado pelo jornalista Jeso Carneiro, avaliando as eleições municipais, com a participação do jornalista João Salame, está repercutindo bastante nos municípios. Depois de uma análise detalhada das disputas em Ananindeua, Belterra, Almeirim e Portel, será a vez de Capanema e Prainha. Sempre às sextas-feiras, às 9h da manhã. Interessados já podem enviar suas perguntas para www.blogdojeso.com.br.

 

JACUNDÁ

Em Jacundá, Robson Peres  (foto abaixo) decidiu lançar sua pré-candidatura a prefeito do município. Filho de família tradicional de Marabá, onde se destacou como jogador de futebol, Robson mudou para Jacundá e lá ocupou o cargo de secretário de Finanças do prefeito Dino Altoé, de 2009 a 2016. Ele também foi presidente do PT local, durante dois mandatos. Com experiência administrativa, Robson é um candidato capaz de unir as forças de esquerda e centro-esquerda do município na disputa pela prefeitura.

REELEIÇÃO

O prefeito de Jacundá, Itonir Tavares (PL), é candidato a reeleição. A dúvida é se manterá o empresário Celso Marcos, o Chapolin, como vice. Existem articulações para que o MDB entre na chapa, com o ex-prefeito José Martins indicando o companheiro de chapa. No entanto, existe resistência no grupo do prefeito para viabilizar essa hipótese. Outra possibilidade é a indicação do vereador Rafael Garrancho (Podemos), o mais votado entre os parlamentares. A surpresa pode ser a volta do ex-prefeito Adão Ribeiro para disputar o pleito.

 

EXONERAÇÃO

O vereador Júnior Garra (PDT), que ocupava o cargo de secretário de Produção Rural da Prefeitura de Canaã dos Carajás, anunciou em live nas redes sociais na última sexta-feira, que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) decidiu exonerá-lo. Ele não deixou claro os motivos da decisão. No entanto, comenta-se na cidade que Garra, bolsonarista, tem envolvimento com garimpo ilegal, faz questão de exibir porte de armas e envolveu-se em atrito com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Gilvan da Van. Esses problemas teriam precipitado a decisão da prefeita. Com seu retorno à Câmara deixa o cargo o seu suplente, Werbet Felipe (PDT).

 

FRASE

Napoleão Bonaparte (imperador francês): “Quem sabe adular também é capaz de caluniar”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress