Coisas da Política

CÚPULA

Nos dias 8 e 9 de agosto acontecerá em Belém a Cúpula da Amazônia. É uma espécie de preparação para a Conferência das Partes (COP 30) que acontecerá na capital paraense em 2025. O prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) e o governador Helder Barbalho (MDB) reuniram no Itamaraty com o embaixador e ministro Mauro Vieira para encontrar uma solução para melhorar a rede hoteleira de Belém. Para o evento, por exemplo, só possui 9 suítes presidenciais e 14 chefes de Estado já foram convidados. Todas já estão esgotadas.

 

ESGOTAMENTO

Prefeitura de Belém está acelerando as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto da capital. Localizada na avenida Bernardo Sayão, esquina com a Quintino Bocaiúva, a ETE vai tratar o esgoto de pelo menos 84 mil moradias. Um investimento da ordem de 26 milhões de reais. A obra vai garantir mais qualidade de vida e saúde para a população beneficiada. Iniciada em dezembro de 2022, a previsão é que esteja concluída em 2024. Cerca de 25% dos serviços já foram executados até agora.

 

LIMPEZA

Prefeitura de Belém abre hoje (segunda-feira) os envelopes para avaliar as propostas de Parceria Público-Privada (PPP) que vão definir o novo sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Estão concorrendo três consórcios: Belém Verde, Natureza Viva e Gestor de Resíduos Belém. Após a abertura, a proposta vencedora será encaminhada para um Grupo de Trabalho da Secretaria de Saneamento, para análise se atende todos os requisitos do Edital, como determina a lei. A expectativa do prefeito Edmilson Rodrigues (foto) é num salto de qualidade na coleta de lixo na capita nos próximos meses.

ANESTESISTAS

Anestesiologistas do Estado do Pará ameaçam suspender o atendimento nos hospitais de urgência e emergência da capital. A categoria não concorda com a sugestão da Prefeitura de Belém em repassar para os hospitais a gestão dos seus honorários. Eles afirmam que os patrões já informaram que cobrarão uma taxa de 10% pelo serviço e há o temor que os repasses não sejam feitos dentro do cronograma da Sesma. A secretaria vem dialogando no sentido de encontrar uma solução para o imbróglio.

 

RETORNO

O Congresso Nacional retorna às atividades esta terça-feira. O foco das decisões nesse início de segundo semestre será a votação de temas econômicos. Na pauta, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária, o novo Marco Fiscal e as mudanças em regras de julgamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). São votações importantes, que definirão se a política econômica do governo Lula (PT) terá um alívio para diminuir ou até mesmo zerar o déficit público. E que vão testar também, mais uma vez a nova aliança que se está estabelecendo com o chamado Centrão.

 

EMPREGO

Boa notícia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada na última sexta-feira, pelo IBGE, o desemprego no País caiu para 8% no segundo trimestre desse ano, a menor taxa desde 2014. O número de trabalhadores sem carteira assinada chegou a 13,1 milhões de pessoas, subindo 2,4% (mais 303 mil pessoas). Já a quantidade de trabalhadores com carteira assinada totalizou 36,8 milhões de pessoas, um aumento de 2,8% (mais 991 mil pessoas empregadas).

 

VOA BRASIL

A partir desse mês de agosto o governo federal pretende liberar passagens aéreas a um custo de 200 reais. Serão beneficiados servidores públicos municipais, estaduais e federais com salários de até 6,8 mil, além de aposentados e pensionistas da Previdência Social na mesma faixa e estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os usuários terão direito a 2 passagens por ano, com direito a 1 acompanhante. Os bilhetes poderão ser pagos em até 12 vezes sem juros. A ideia do programa é vender até 1,5 milhão de passagens por mês.

DUPLICAÇÃO

Deputado José Priante (MDB)m- foto acima –  informa que o governo federal, através do Ministério dos Transportes, e com o apoio do governador Helder Barbalho, liberou 23 milhões de reais para remover o linhão de alta tensão que impedia a duplicação da rodovia BR-316, no trecho entre Castanhal e a BR-010, em Santa Maria, no trevo que liga também a Salinópolis. O parlamentar garante que a expectativa é que ainda este ano ainda sejam entregues 20 quilômetros de rodovia duplicada e para 2024 o restante do trecho.

 

VICE

O ambiente político em Canaã dos Carajás está agitado com a possibilidade de criado e criatura se enfrentarem nas urnas o ano que vem. A prefeita Josemira Gadelha (MDB) está bem avaliada, mas o ex-prefeito Jeová Andrade (MDB), que a apoiou em 2020, insinua que pode lançar sua candidatura. Bombeiros estão em campo pregando a possibilidade de Jeová compor a chapa na condição de vice. Resta combinar com o atual vice, o atuante e popular Zito Augusto.

 

AVALIAÇÃO

Prefeito Tião Miranda (PSD), de Marabá,  tem preferência pelo seu vice, Luciano Dias (PSD), para ser o seu sucessor. No entanto, tem avaliado as pesquisas que chegam às suas mãos e elas não são animadoras para esse objetivo. Em virtude disso crescem novamente as articulações para fazer voltar ao jogo a candidatura do secretário de Obras, engenheiro Fábio Moreira. Pelo sim, pelo não, a ideia é esperar até dezembro, e aí sim, fazer uma pesquisa definitiva para saber qual rumo tomar.

AVALIAÇÃO 2

O vereador Pedro Correia (União Brasil) alimenta há tempos o desejo de ser candidato a prefeito em Marabá. Habilidoso e querido por diversas forças políticas, decidiu apoiar Chamonzinho no último pleito estadual. No fundo esperava o retorno na sua pretensão de disputar a sucessão do prefeito Tião Miranda, mas diante da quase inevitável disposição do deputado em disputar a prefeitura, já avalia a possibilidade de se recandidatar ao parlamento municipal. Uma pena.

 

FRASE

Mahatma Gandhi: “O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”.

Relacionados

plugins premium WordPress