BARCARENA
Barcarena é um dos municípios que mais cresce no Pará. Com 126.650 habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, um aumento de 26,83% em relação a 2010, a cidade tem um dos portos mais importantes do Estado. O prefeito Renato Ogawa (PP), candidato a reeleição, vinha desgastado junto a opinião pública, mas nos últimos meses tem executado um volumoso pacote de obras, sobretudo de pavimentação. Com a máquina da prefeitura sob controle, se torna um forte postulante. Tem o apoio do irmão, deputado Lu Ogawa (PP), e uma boa amizade com o governador Helder Barbalho (MDB), que o tem ajudado.
CANDIDATO
Exercendo seu sexto mandato como vereador, Luiz Leão (Podemos) está disposto a disputar a prefeitura de Barcarena o ano que vem. Ele tem adotado uma postura de oposição muito contundente em relação ao prefeito Ogawa. Parlamentar dos mais atuantes no município, foca seu mandato em ações que beneficiem as comunidades, sobretudo nas áreas de educação, saúde, qualificação de mão de obra e serviços para os moradores das várias ilhas que existem no município. Ele conta com o apoio do senador Beto Faro (PT) na sua pretensão.
FILIAÇÃO
Como o Podemos saiu do comando do deputado Igor Normando para o do senador Zequinha Marinho, Luiz Leão deve mudar de partido para disputar a prefeitura. O destino mais provável é o PT, que tem forte simpatia em Barcarena, onde o presidente Lula obteve quase 65% dos votos em 2020. O empresário Waldimir Viana, ligado ao ex-senador Paulo Rocha, tem pretensão de ser candidato pelo PT, mas deve prevalecer a vontade do senador Beto Faro, que aposta em Luiz Leão (foto abaixo).
OPÇÕES
Comenta-se na cidade que, se decidisse lançar sua candidatura, a atual vice, Cristina Vilaça, viúva do ex-prefeito Antonio Carlos Vilaça, seria um forte nome para a disputa. Com um perfil cauteloso e ainda se ambientando no meio político, a tendência é que permaneça como vice de Renato Ogawa. Dispostos a disputar correm por fora os nomes do Pastor Medeiros e da empresária Cláudia Fiuza (PSD), que disputou o último pleito, mas abocanhou apenas 1,63% dos votos.
CENÁRIO
A dúvida em Barcarena fica por conta da posição que será adotada pelo grupo do ex-prefeito Laurivalzinho Cunha e sua irmã, deputada Ana Cunha (PSDB). Eles comandaram o município por muitos anos e foram derrotados por Ogawa, quando Ana ficou em terceiro lugar na disputa. O empresário Luís da Sucesso, que ficou em segundo lugar, também anda mudo após enfrentar problemas de saúde. Especulações dão conta que ambos, que tiveram votação muito próxima em 2020, podem se unir num grande bloco de oposição ao prefeito. Mas como em política tudo é possível, convém esperar.
PIMENTA
A morte do advogado Gabriel Pimenta, assassinado aos 27 anos em Marabá, no dia 18 de julho de 1982, deve virar jurisprudência internacional para casos de violência contra defensores de direitos humanos. Marcado por morosidade e omissões, o crime prescreveu na Justiça do Pará. A Corte Interamericana de Direitos Humanos foi acionada e o Estado brasileiro foi considerado culpado pela omissão. Gabriel era defensor de trabalhadores rurais. O mandante do assassinato foi o fazendeiro Nelito Cardoso, já falecido, irmão do ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso.
MARCHA
Mais de cem mil mulheres são esperadas em Brasília nos próximos dias 15 e 16 de agosto. Elas vão participar da Marcha das Margaridas 2023, o maior evento de luta das mulheres da América Latina. Esse ano está prevista a maior participação internacional da Marcha, com representantes dos cinco continentes da terra. No dia 15 será realizada uma Sessão Especial no Senado em homenagem ao movimento, por iniciativa do senador Beto Faro (PT). O presidente Lula é esperado no encerramento da Marcha.
PRÊMIO
Um dos prêmios mais importantes do País, o do Congresso em Foco, vai homenagear os parlamentares que mais se destacaram na defesa da pauta socioambiental por meio da categoria Defesa do Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Os senadores paraenses Beto Faro (PT) e Jader Barbalho (MDB) fazem parte de uma lista de 20 parlamentares que vão disputar a comenda, entre os quais seus colegas Cid Gomes (PDT-CE), Jorge Kajuru (PSB-GO), Jaques Wagner (PT-BA) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A votação ocorrerá pela internet de 7 a 31 de agosto no link premio.congressoemfoco.com.br
CONCURSO
Na onda de desemprego que ainda persiste no País é bom ficar atento para os concursos públicos. No governo federal, a promessa do presidente Lula é realizar vários deles. Nesta quarta-feira, por exemplo, o Diário Oficial da União (DOU) publicou portaria autorizando o concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Serão 50 vagas, com salários iniciais na faixa dos 16,4 mil reais. As oportunidades são destinadas a cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, que exige formação de nível superior em áreas específicas.
BENEVIDES
Recentemente, durante a inauguração do Mercado Municipal de Benevides, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou a implantação de uma Usina da Paz no Distrito de Murinin, no município. Ele atendeu ao pleito formulado pela prefeita Luziane Solon (Podemos) – foto acima -, que tem se destacado na região metropolitana de Belém. A prefeita elegeu a paz social como prioridade de sua gestão, com diversos programas atendendo de forma pioneira crianças e adolescentes. Ao ponto de Benevides ser o único município a integrar a Rede Internacional das Cidades das Crianças. A população de Benevides é de 63.567 pessoas segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 23,07% em relação a 2010.
AMAZONIA
Em tempos de COP 30 é necessário jogar luz sobre os interesses da região amazônica. A chamada Amazônia Legal é formada por 9 Estados. Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão (parte dele), Mato Grosso (parte), Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Responde por 59% do território brasileiro e 56% das populações indígenas. Possui 1/3 de todas as árvores do planeta. Com 808 municípios seria o 6º. maior País do mundo em extensão territorial. No entanto, apesar de todos esses números grandiosos, é a região mais pobre do País, registrando apenas 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A população é de quase 28 milhões de pessoas.
SURGIMENTO
O conceito de Amazônia Legal foi criado em 1953. O objetivo era desenvolver políticas públicas que conseguissem promover o crescimento econômico e social da região, procurando aproximá-la das demais regiões do país. Ao longo dos anos, no entanto, o que se viu foi a sua transformação num grande almoxarifado da Nação. Com a exportação das nossas riquezas in natura, sem industrialização, e degradação da nossa floresta sem nenhuma política consequente de exploração racional e sustentável desse enorme potencial.
URGENTE
É passada a hora, portanto, de se elaborar uma estratégia consequente para alavancar a região amazônica, cobiçada por todo o mundo. Devastar não é o caminho. Mas ter a visão da Amazônia como um santuário intocável é ainda pior. Urge a execução de políticas que promovam a industrialização de nossas riquezas, criem infraestrutura para desenvolver o turismo, implantem mais universidades e invistam fortemente na qualificação de nossa mão-de-obra.
PODER
O cenário nunca foi tão favorável. Além do apelo da Amazônia, que está evidenciado com o anúncio da COP 30, nunca esses Estados tiveram tantos ministros como agora. Carlos Fávaro (Mato Grosso-Agricultura), Celso Sabino (Pará-Turismo), Flávio Dino (Maranhão-Justiça), Jader Filho (Pará-Cidades), Juscelino Filho (Maranhão- Comunicações), Marina Silva (Acre-Meio Ambiente) e Valdez Goes (Amapá-Integração e Desenvolvimento Regional). Além do senador Randolfe Rodrigues (AP), líder do governo no Senado. Sem falar em Sonia Guajajara (ministra dos Povos Originários), deputada por São Paulo, mas maranhense de nascimento.
IDAPAR
O Instituto de Direito Administrativo do Pará (IDAPAR), presidido pelo advogado Marcio Moraes, em menos de um ano de sua criação, reuniu como associados nomes experientes na área, entre os quais professores, procuradores, conselheiros, advogados e membros do Ministério Público. Em comitiva, os membros do Instituto têm realizado visita institucional a vários órgãos públicos para conhecer os serviços que estão sendo prestados, no sentido de interagir para que haja uma melhoria na qualidade dos mesmos.
LUTO
Faleceu nesta sexta-feira, 21, o ex-vereador de Belém Nehemias Guedes Valentim (foto acima). Ele conquistou 5 mandatos na Câmara Municipal e tinha como foco seu trabalho na educação. Ele deixou o parlamento em 2020, quando não conseguiu se reeleger. Atualmente trabalhava como diretor em instituição de ensino privada. Nossos pêsames à família e amigos.
FRASE
LUÍS CARLOS PRESTES: “Triste não é fracassar, pior é não tentar vencer”.