CANDIDATO
O ex-deputado estadual Plínio Pinheiro Neto decidiu colocar seu nome à disposição dos eleitores de Marabá para a disputa da prefeitura o ano que vem. Advogado, intelectual, um dos oradores mais brilhantes que Marabá já teve, há alguns anos Plínio se dedica a atividade religiosa, na condição de pastor. Depois um longo período sabático da política, está animado novamente a enfrentar as urnas.
CURRÍCULO
Filho do falecido fazendeiro Osório Pinheiro, Plínio se formou em advocacia e decidiu enveredar pelo mundo da política. Foi deputado estadual por 3 mandatos, no período de 1975 a 1987. Na Alepa, foi líder do governador Aloísio Chaves e vice-líder do governador Alacid Nunes. Antes, foi vice em Marabá do saudoso prefeito Pedro Marinho. Anos depois foi Procurador Geral do Município nos governos Nagib Mutran e Geraldo Veloso. Em 1992 disputou as eleições para prefeito, ficando em segundo lugar.
RELIGIÃO
Depois de 1992 Plínio se dedicou à religião e à sua banca de advogado. Foi presidente do Conselho de Pastores de Marabá por 3 vezes. Presidente da Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno (ADHONEP) por 2 vezes e pastor presidente da Igreja Fonte de Água Viva. Apesar de afastado das atividades políticas, Plínio mantém nas redes sociais o brilho de uma inteligência arguta e a preocupação com os destinos de nossa gente. Sua candidatura certamente abrilhantará a disputa.
BELTERRA
Será nesta sexta-feira (14), em Belterra, a festa de filiação ao PT e de lançamento da pré-candidatura do ex-vice-prefeito Davirley Sampaio à prefeitura local. Estão sendo aguardadas lideranças nacionais e estaduais para o evento, que contará também com a participação de diversos partidos que decidiram caminhar juntos na disputa, entre os quais PCdoB, PSDB, PV e Rede Sustentabilidade.
POSSE
Na ocasião, tomará posse a nova direção do partido Rede Sustentabilidade, comandado nacionalmente pela ministra Marina Silva. Como se organiza de forma diferente, o Rede não tem presidente, mas sim porta-vozes. No caso do Belterra, os porta-vozes serão o geógrafo e professor Heuder Pires, com larga atuação política na região Oeste do Pará, e a psicóloga Derly Sampaio, com forte atuação junto a comunidades indígenas, menores e mulheres vítimas de violência doméstica.
CIMENTO
Com a realização da COP 30 em Belém e os fortes investimentos públicos que serão realizados, a expectativa é que Capanema, na região Nordeste do Estado, experimente um boom na produção de cimento. Antenado com isso, o secretário de indústria e comércio do município, Marcelo Pierre, esteve em São Paulo para conversar com os diretores das empresas InterCement, fabricante das marcas Zebu Goiás e Cauê, e a Polimix, detentora da marca Mizu, para que invistam mais fortemente em suas plantas industriais em Capanema.
VALE
Finalmente colocaram o dedo na ferida dos enormes prejuízos que a Companhia Vale causa ao Pará. A empresa se tornou uma das maiores multinacionais em termos de produção de minério de ferro e a participação do Estado na composição dessa riqueza se torna cada vez maior. Em contrapartida, além das migalhas que a empresa nos disponibiliza, constata-se agora que também subtrai recursos que seriam vitais para nosso desenvolvimento. É a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal de Marabá, para investigar a atuação da empresa no município.
OURO
Segundo a CPI do Salobo, instalada em Marabá, a mineradora exportou 93,2 toneladas de ouro sem pagar CFEM (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral) por, pelo menos, 10 anos. O ouro saia diluído no cobre que é exportado da mina do Salobo, em Marabá. Parabéns ao parlamento marabaense. A CPI tem como presidente o vereador Ilker Moraes (Podemos), relator o vereador Marcelo Alves (PT) e como membros os vereadores Beto Miranda (PSD), Elói Ribeiro (Republicanos) e Frank do Jardim União (Solidariedade).
AVALIAÇÃO
Deputado Dirceu ten Caten (PT) – foto abaixo -, está promovendo uma reunião neste sábado (15), às 9h, no Cine Marrocos, em Marabá, para avaliar as obras e ações do governo federal no município nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, o evento servirá para a formulação de propostas e sugestões para o Plano Plurianual (PPA) de investimentos dos próximos 4 anos, que serão levadas a Brasília.
IPIXUNA
A população de Ipixuna do Pará, na região da rodovia Belém-Brasília, é de 30.329 habitantes, segundo o Censo de 2022. Uma queda de 36,66% em relação ao Censo de 2010. No entanto, o número de candidatos a prefeito deve aumentar. O prefeito Artemis Oliveira (PSD) deve ser candidato a reeleição. Com o apoio dos deputados Chamonzinho (MDB), Joaquim Passarinho (PL) e Dilvanda Faro (PT, além do senador Beto Faro (PT), ele espera também o governador Helder Barbalho (MDB) em seu palanque.
DESGASTES
Apesar de reconhecer que a prefeitura vem tocando obras no município, a oposição aposta em desgastes do prefeito junto à população. Sobretudo no não cumprimento de promessas com aliados e em supostos indícios de favorecimento da máquina pública por pessoas próximas ao gestor. Um roteiro presente na maioria das cidades quando se aproxima o período eleitoral.
CANDIDATOS
Entre os possíveis candidatos, na oposição, estão o vice-prefeito José Carlos Antunes (PL), irmão do ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, que decidiu se afastar da gestão, e a ex-prefeita Katiane Cunha (PT), esposa do ex-prefeito Evaldo Cunha. Comenta-se também a possibilidade da candidatura de Marlon da Copiarte, empresário do ramo gráfico.
REVIRAVOLTA
Artemis sempre foi do PT, mas se afastou quando o partido decidiu lançar Katiane para a prefeitura. Ele comunicou antes a decisão ao hoje senador Beto Faro. Foi para o PSD e venceu as eleições. Em retribuição ao apoio que recebeu, ele apostou em Manoel Pioneiro para o Senado, Joaquim Passarinho para federal e Chamonzinho para estadual. Agora, tem proposta para retornar ao antigo berço, o PT, pelas mãos de Beto Faro. Outra hipótese é se abrigar no MDB.
EXPULSÃO
Já a família Cunha, no PT há bastante tempo, apoiou no último pleito o deputado federal Antônio Doido (MDB) e o deputado estadual Igor Normando (sem partido). Por esse e outros motivos, já há movimentação para antecipar as eleições do diretório do PT local no sentido de expulsá-los da legenda. Caso isso ocorra terão que procurar outra legenda para abrigar as pretensões da ex-prefeita Katiane, considerada uma forte concorrente em 2024.
PODEMOS
Diante de todo esse imbróglio, um conjunto de lideranças se articula para enfrentar os dois polos. No Podemos, partido comandado agora pelo senador Zequinha Marinho, o professor Júnior Lemos, João Enfermeiro e Euflásia Bandeira, que integrou a administração de Katiane, decidiram se unir e quem tiver melhor nas pesquisas será candidato a prefeito. Eles apostam no desgaste dos blocos comandados pelo prefeito e ex-prefeitos para apresentar uma nova proposta aos ipixunenses. A disputa promete.
SANÇÃO
Nesta quarta-feira, 13, o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei que recria o Programa minha Casa Minha Vida, programa de habitação popular do governo federal. Pelas novas regras, teremos a Faixa 1 subsidiada com até 170 mil reais. A faixa 1 e 2 financiadas no valor de até 264 mil reais e a Faixa 3 financiada em até 350 mil reais. Na área rural as novas moradias terão aporte de até 75 mil reais e 40 mil para reforma. Lula determinou também a queda nas taxas de juros do programa.
VETOS
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente vetou alguns artigos na Lei. Entre os principais estão: o que obrigava distribuidoras de energia a comprarem o excedente produzido por painéis solares instalados nas casas; o que previa a contratação de seguro pós-obra pelas construtoras para cobrir eventuais danos na estrutura das casas e o que previa descontos em taxas cobradas pelos cartórios em operações com recursos do FGTS.
LUTO
Aos 86 anos, morreu na última quinta-feira o professor, advogado e jornalista Edson Raymundo Pinheiro Franco. Ele estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o início de julho depois de sofrer com problemas respiratórios e cardíacos. Edson Franco foi fundador e reitor da Universidade da Amazônia (Unama), que se tornou referência em educação superior na área privada. Ele era membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo. Uma perda para o Estado.
IMPERDÍVEL
Nas férias de julho, quem gosta de aventura, convivência com a natureza e cultura peculiar, então vale à pena visitar Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. Quem for deve visitar as praias de água doce de Mangabeira, do Amor e Praia Grande. Nas pousadas e hotéis os turistas podem conferir a culinária regional, como o frito de vaqueiro, linguiça e o filé marajoara feito com o queijo de búfala do Marajó. A cidade fica a 40 km de Belém, com viagens regulares em lanchas confortáveis, com wi fi e ar-condicionado, que saem do terminal hidroviário de Belém.
FRASE
ULISSES GUIMARÃES: “Em política, até raiva é combinada”.