Coisas da Política

TRIBUTÁRIA

Depois da acachapante vitória no Senado para garantir a indicação do advogado Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal, o governo Lula emplacou outra esmagadora votação, agora na Câmara Federal, para assegurar a reforma tributária. Há 30 anos os governos tentam garantir a mudança no arcabouço que define a cobrança de impostos. A votação está sendo considerada uma vitória histórica do governo Lula, com forte crédito para o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), que bancou o acordo. Foram 375 votos pela aprovação contra 113 deputados que votaram não.

 

PARAENSES

Todos os deputados paraenses participaram da votação. Apenas 3 votaram contra: os deputados Eder Mauro, Delegado Caveira e Joaquim Passarinho, todos do PL, que decidiram seguir a orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro para votar contra a matéria. Os outros 14 deputados da bancada paraense votaram a favor da aprovação do texto. A esmagadora votação, aliás, foi considerada uma grande vitória de Lula contra Bolsonaro.

 

DESTRAVOU

Após consolidar a relação de confiança com o presidente da Câmara Federal com a consagradora votação da reforma tributária, o presidente Lula deve agora proceder a nomeação do deputado Celso Sabino (União Brasil), aliado de Lira, para o Ministério do Turismo. O próprio ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, já informou que a substituição deverá ocorrer nesta segunda-feira, após uma conversa entre o presidente e o deputado paraense.

 

ACORDO

Com a nomeação de Celso Sabino, o atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Hélio Leite, vai reassumir o mandato na Câmara Federal. Como ele estava se preparando para disputar a prefeitura de Castanhal, já há um movimento em marcha para que Leite apoie a reeleição do prefeito Paulo Titan (MDB) – foto acima -, indicando o vice na sua chapa. A articulação contaria com a simpatia do governador Helder Barbalho.

 

OPERAÇÃO

Causou impacto na sociedade paraense a prisão do pecuarista Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, realizada pela Polícia Federal, no âmbito da operação “Embarque Negado”, na manhã da última quarta-feira. A operação visa identificar financiadores dos atos antidemocráticos, do atentado ao Aeroporto de Brasília e das ações de vandalismo que ocorreram na capital federal e que depredaram a sede dos 3 poderes da República.

 

PRISÃO

Ricardo Guimarães (foto abaixo) não foi detido por causa das investigações, mas pelo fato de possuir em sua residência armas que, em tese, não estariam devidamente legalizadas para uso. Conduzido à delegacia da PF, Guimarães apresentou suas explicações, pagou a fiança e logo foi liberado. Ele negou qualquer participação no financiamento das atividades que culminaram com os atos de vandalismo e com a bomba instalada para explodir às proximidades do Aeroporto de Brasília.

REI DO GADO

O maior negócio imobiliário da área rural. Assim está sendo definida a aquisição, pelo Grupo Quagliato, das fazendas Espírito Santo e Castanhal, no município de Xinguara, pertencente à empresa Agropecuária Santa Bárbara, de propriedade de Daniel Dantas.  As terras adquiridas somam 27 mil hectares. A negociação não envolve compra de animais. As propriedades foram compradas no modelo conhecido como “porteira aberta”. Segundo informação, o grupo comandado por Roque Quagliato possui hoje cerca de 240 mil cabeças de gado.

 

REBANHO

 De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE semana passada, a região sul e sudeste do Pará se destaca na pecuária nacional. Os cinco municípios brasileiros que registraram o maior crescimento do rebanho bovino estão todos na Amazônia Legal. Marabá, São Félix do Xingu e Novo Repartimento lideram, além de Altamira e Porto Velho. Nesses municípios, o rebanho cresceu 591,7 mil cabeças entre 2010 e 2022. Em 2021, o Brasil possuía 224 milhões de cabeças de gado.

 

RIO PRETO

Senador Beto Faro (PT) pretende retomar a luta iniciada pelo ex-deputado Beto Salame de federalizar a Estrada do Rio Preto, principal corredor de produção agrícola e mineral do município de Marabá. A estrada, das mais movimentadas do Estado, sofre com as condições precárias durante todo o ano. Com elevado custo para sua pavimentação, a federalização é o caminho mais adequado para que receba pesados investimentos.

 

ORIXIMINÁ

Segundo o Censo 2022 do IBGE, Oriximiná, município localizado na Calha Norte, tem 68.294 habitantes. Um aumento de 8,76% em relação a 2010. O atual prefeito, delegado Fonseca, adversário da família do deputado Junior Ferrari (PSD), decidiu deixar o PRTB, partido pelo qual se elegeu, e se abrigar no Republicanos, do deputado Josué Paiva, dentro de uma negociação para migrar em direção à base de apoio do governador Helder Barbalho. Pelo acordo, em 2024, comenta-se que o MDB indicará o vice de Fonseca.

 

TERRA SANTA

Para ampliar sua influência na região da Calha Norte, o prefeito de Oriximiná pretende lançar seu irmão, Siqueira Fonseca, como candidato a prefeito do município de Terra Santa. Nas eleições passadas, Siqueira foi o candidato a deputado estadual mais votado nesse município, disputando pelo PRTB. A articulação está sendo feita pelo deputado estadual Josué Paiva (Republicanos). Terra Santa tem uma população de 18.782, segundo o Censo do IBGE. Um aumento de 10,81% em relação a 2010.

 

FARO

No pequeno município de Faro, também localizado na Calha Norte, o deputado Josué Paiva – foto abaixo -, tem plano de voltar a comandar a prefeitura local com o lançamento da candidatura de sua esposa, Jady Viana, que já foi prefeita da cidade. O lançamento preocupa os aliados do deputado na região, pois temem que ele priorize a candidatura de sua esposa em detrimento dos candidatos do seu grupo em outros municípios. Mas isso deve ser superado. Faro tem 8.728 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. Um aumento de 6,74% em relação a 2010.

 

BELTERRA

No próximo dia 14, a Frente Ampla Suprapartidária por Belterra vai lançar a pré-candidatura a prefeito de Dalvirley Sampaio, que já foi vice-prefeito no município. Compõem a Frente, além do PT, partido pelo qual Davirley disputará as eleições, o PSol, PCdoB, PSDB, PV e Rede. Estão sendo esperadas lideranças regionais e estaduais, como o senador Beto Faro, o ex-deputado Zé Geraldo, vice-presidente nacional do PT, entre outros das diversas agremiações partidárias. Belterra tem 18.099 habitantes, segundo o Censo 2022. Um aumento de 10,91% em relação ao Censo de 2010.

 

PISO

Nesta quarta-feira, na abertura da 17ª. Conferência Nacional de Saúde, que está acontecendo em Brasília, o presidente Lula (PT) garantiu a ministra da saúde, Nísia Andrade, no cargo, e autorizou o pagamento retroativo a maio deste ano do piso nacional da enfermagem aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério vem sendo alvo de cobiça do bloco conhecido como Centrão, na Câmara Federal. Lula garantiu que ninguém mexe com a ministra.

 

ADERIU

Um dos maiores bajuladores do presidente Jair Bolsonaro, o apresentador Silvio Santos decidiu fazer o que sempre fez. Enviou suas duas filhas para celebrar a paz com o presidente Lula e, mais uma vez, ficar de bem com o governo federal. Mais do que mudar de postura, Silvio estará onde sempre esteve: no governo. E com acesso às gordas verbas publicitárias. Ou seja, as coisas mudam para tudo ficar como sempre foi.

 

FRASE

Winston Churchill: “Não há mal nenhum de mudar de opinião. Contanto que seja para melhor”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress