EXPECTATIVA
Segundo analistas políticos de plantão, terça-feira é o Dia D para o presidente Lula (PT) anunciar a escolha do deputado Celso Sabino (União Brasil) para chefiar o Ministério do Turismo. É que esta semana a Câmara dos Deputados votará duas matérias importantes para o Executivo: o novo marco fiscal e o projeto que estabelece regras pró-governo em caso de empate nos julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). Em ambos os casos Lula vai precisar de um apoio maior do União Brasil para aprovar os projetos.
PRESSÃO
A ministra do Turismo Daniela Carneiro deve entregar o cargo. Ela foi uma escolha pessoal do presidente Lula, em retribuição ao apoio que ela e o marido (Prefeito de Belfort Roxo) lhe deram na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mas, ao se desfiliar do União Brasil, ela aumentou contra si a pressão do partido para que seja substituída. Celso Sabino (foto abaixo) é o indicado pela legenda e conta com o apoio do poderoso presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP). A semana promete.
PEDRAL
Alvo de polêmica, a derrocagem do Pedral do Lourenção, em Itupiranga, não está entre as prioridades do Ibama, segundo declarou o próprio presidente do órgão, Rodrigo Agostinho. Ele informou que sequer os estudos foram apresentados até agora e cerca de 3.200 processos de licenciamento estão pendentes de análise. A obra é fundamental para viabilizar a implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins, que pretende baratear os custos de importação e exportação dentro do Pará.
REPÚDIO
Enquanto isso, representantes de 22 comunidades instaladas ao longo dos 43 km do rio Tocantins, onde está o pedral que o governo pretende explodir, protestam porque não estão sendo ouvidas de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles deixam claro que não são contra o desenvolvimento, desde que seus direitos sejam respeitados com ações que mitiguem os prejuízos causados com a suspensão da pesca no período da obra e outros impactos econômicos, sociais e culturais. Essas comunidades ficam nos municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá e Novo Repartimento.
TOMÉ AÇU
Com uma população estimada de 67.305 habitantes, segundo o Censo do IBGE, Tomé Açu promete ter uma disputa eleitoral das mais quentes o ano que vem. O prefeito Carlos Vila Nova (PL) disputa a reeleição com o apoio do filho, o ex-prefeito e atual deputado estadual Carlos Vinícius (MDB). Com um estilo bastante centralizador, o prefeito esteve na linha de frente da tentativa de reeleição do presidente Bolsonaro, que obteve 14.937 votos no município contra 23.100 do presidente Lula.
OPOSIÇÃO
Ainda não está definido se a oposição ao prefeito Carlos Vila Nova estará unida, mas são várias as lideranças dispostas a enfrentá-lo. O ex-prefeito Francisco Eudes (PSDB), que chegou em segundo lugar nas últimas eleições municipais, pode voltar a concorrer. Os ex-prefeitos José Ildo e Aurenice Ribeiro avaliam se colocam novamente seus nomes à disposição do eleitorado. Mas, nos bastidores, circula a informação que Tomé Açu terá nomes novos nas urnas, o que emprestará à disputa um elevado grau de imprevisibilidade.
NOMES
O deputado Antônio Doido (MDB) – foto abaixo -, que segundo informantes da coluna nutre forte inimizade política com o deputado Carlos Vinício (MDB), estaria estimulando o lançamento da candidatura do empresário Haruki Nagai. Nascido em Tomé Açu e membro da influente colônia japonesa no município, Haruki é considerado um empresário bastante popular e, caso aceite, elevaria o nível da disputa, tornando-a mais acirrada. Com o detalhe que o sobrenome de Doido do deputado não é por acaso. Quando ele entra numa briga é pra valer.
IRMÃO
Mas um outro empresário também tem o seu nome bastante citado. Trata-se de Leandro Capácio (PT). Ele tem forte ligação com o senador Beto Faro (PT), que é bastante influente no município. Sua escolha, se confirmada, dará à disputa um contorno dramático. Ele é irmão do empresário Luciano Capácio, assassinado anos atrás. Pelo crime, o atual deputado Carlos Vinício foi preso e através de habeas corpus responde em liberdade. Com um detalhe: será uma luta frontal entre defensores de Bolsonaro e de Lula. Fortes emoções à vista
PETISTAS
Presidente Lula vai ter que aumentar muito a popularidade do governo para que os candidatos do PT possam ter chances de disputar as eleições para prefeito nas capitais do País. Nos levantamentos feitos até agora, em nenhuma delas o partido lidera as pesquisas de intenção de votos, repetindo o desempenho do pleito anterior, quando não conseguiu eleger nenhum gestor de capital. Os candidatos do partido aparecem em segundo lugar apenas em Fortaleza (Luziane Lins), Natal (N. Bonavides) e Porto Alegre (Edegar Pretto).
ALIADOS
Aliás, em apenas 3 capitais partidos de esquerda ou centro-esquerda comandam a disputa e nenhum deles é do PT. Carlos Eduardo (PDT), em Natal; Guilherme Boulos (Psol), em São Paulo; e João Campos (PSB), em Recife; lideram com folga a corrida pelas prefeituras. O prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), em Belém, está empatado nas primeiras colocações, mas embolado com outros candidatos. Nas demais capitais estão à frente candidatos de centro e de direita.
LUTO
Neste domingo faleceu em Brasília, aos 85 anos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence. Mineiro, foi cassado pela Ditadura Militar em 1969 quando ocupava o cargo de promotor no Ministério Público do Distrito Federal. Foi advogado do então sindicalista Lula nas greves do ABC e Procurador Geral da República durante o governo Sarney, que o indicou para o STF. Era considerado um dos mais preparados juristas do País e respeitado por diversas correntes políticas.
PONTA DE PEDRAS
Com 24.984 habitantes, segundo o Censo do IBGE, o município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, pode assistir uma prefeita ser reeleita para seu quinto mandato. Trata-se de Consuelo Castro (PSD) – foto abaixo-, com forte ligação com os deputados Junior Ferrari (PSD) e Cilene Couto (PSDB). Ela já foi vereadora e está no seu quarto mandato de prefeita. Engenheira agrônoma, focou seu mandato no desenvolvimento da agricultura, tendo como carro-chefe o plantio de açaí, e na pecuária bubalina marajoara, com ênfase na defesa ambiental.
CANDIDATOS
Na oposição, por enquanto, surge o nome de Wagner de Castro, o Dedé da Pesca (PT), que é presidente do Sindicato dos Pescadores de Ponta de Pedras. Apesar de nunca ter exercido mandato eletivo, ele ficou em segundo lugar nas últimas eleições e tem forte atuação nas comunidades ribeirinhas. Outro nome que se apresenta é o ex-promotor de Justiça Miguel Baia (Solidariedade), que atualmente exerce a função de advogado. Ele já tentou o cargo de prefeito por duas vezes e parece disposto a concorrer novamente.
FRASE
Raul Seixas: – “Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor”.