CAMETÁ
Após mudar de partido, o senador Zequinha Marinho colocou o pé na estrada para reorganizar o Podemos. Antes o partido era presidido pelo deputado Igor Normando e consequentemente estava na base de apoio do governador Helder Barbalho (MDB). Agora está na oposição. No último domingo, em Cametá, Zequinha deu posse a Oberdan Correa na presidência da legenda, com a promessa de disputar a sucessão do prefeito Vitor Cassiano (MDB). Ex-secretário de Obras na gestão Valdoli Valente, Oberdan topou o desafio. (Foto abaixo)
VERSÃO
Leitor assíduo da coluna informa que, se é verdade por um lado que o prefeito Jefferson Oliveira (PSC), de São Geraldo do Araguaia, tem dificuldades em receber a população, por outro lado vem realizando uma boa gestão, do ponto de vista administrativo. O fato é que devido ao estilo centralizador do gestor, cresce o número de candidatos de oposição na disputa eleitoral do ano que vem.
PONTE
Aliás, em São Geraldo é grande a expectativa para a conclusão dos serviços de construção da ponte sobre o rio Araguaia, que liga o município a Xambioá (TO), superando o antigo drama de travessia por balsas. A obra avançou no governo Bolsonaro, mas será concluída no mandato do presidente Lula. O prefeito Jefferson Oliveira se mostrou um bolsonarista convicto no último pleito. Deve inaugurar a ponte de mãos dadas com Lula. A conferir.
LIMOEIRO
Em Limoeiro do Ajuru, a disputa pela prefeitura em 2024 caminha para ter pelo menos quatro candidatos. O prefeito Alcides Barra (PSDB) é candidato a reeleição, portanto com a máquina a seu favor. O professor Fredson Farias deve representar o PT, que é muito forte no município. E comenta-se a possibilidade do jovem contador Fábio Pantoja, de família tradicional na política local, se filiar ao MDB para também disputar as eleições.
NOVIDADE
Mas um nome deve surgir como candidato, com ares de renovação na política de Limoeiro do Ajuru, tradicionalmente dividida entre PT e PSDB ao longo dos últimos anos. É o do empresário Marcio Trindade, o Márcio do Balgic (foto abaixo). Filho da terra e muito empolgado com a chance de disputar o pleito, ele é esperança de novos rumos para o município. O empresário tem boa aceitação na cidade e grande capacidade de mobilização.
BELTERRA
Está sendo programada uma grande festa no dia 1 de julho para a filiação do professor Davirley Sampaio ao Partido dos Trabalhadores de Belterra. Lideranças do partido da região e de Belém deverão se deslocar para o município, vizinho a Santarém, para prestigiar o evento. A intenção do PT é lançar a candidatura do professor a prefeito do município nas eleições do ano que vem.
TERRITÓRIOS
Instituto Doxa fez um levantamento das intenções de votos nos principais candidato à prefeitura de Belém, por região. Segundo levantamento, o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) se sai melhor no Distrito DAGUA, que reúne os bairros do Guamá, Jurunas, Cremação, Condor e Terra Firme. Zeca Pirão (MDB) é mais forte tanto no DAGUA, como no Distrito DASAC, dos bairros Barreiro, Fátima, Maracangalha, Miramar, Pedreira, Sacramenta e Telegrafo. Já o delegado federal Eguchi (PTB) se sai melhor no Distrito DABEL, dos bairros Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Nazaré, Reduto, São Brás, Umarizal e Marco.
ACIRRADA
Nos distritos DAGUA E DASAC a disputa está mais acirrada, com Zeca Pirão liderando com cerca de 30,8% das intenções de votos, mas com Edmilson e Eguchi na cola, com cerca de 26%. O fato é que a disputa está bastante pulverizada e ninguém descolou ainda, apesar do deputado Zeca Pirão (MDB) estar experimentando um crescimento acentuado e constantes nos últimos levantamentos. Em Belém a tendência é que a eleição seja decidida em segundo turno.
BURACOS
Usuários das rodovias PA 150 (Marabá a Belém) e da BR 155, no trecho que liga Marabá a Eldorado dos Carajás, estão dos mais irritados com a situação das duas estradas, totalmente esburacadas. Inúmeras operações tapa-buracos, consumindo milhões de reais, já foram realizadas nos dois trechos e os problemas continuam. O resultado é um aumento significativo do tempo de viagem, quebra de suspensão dos veículos, capotagens e até mesmo mortes por acidente. Uma rodovia é estadual e a outra federal.
DISPOSIÇÃO
O empresário João Tatagiba, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), depois de uma boa gestão à frente da entidade, está firmemente disposto a apresentar seu nome para a sucessão do prefeito Tião Miranda (PSD). Tatagiba já está inclusive se articulando em busca de partido que contemple sua pretensão. Recentemente teve diálogo nessa direção com o deputado federal Celso Sabino, presidente do União Brasil no Pará.
MINISTRO
Depois de uma viagem pela Europa onde visitou França e Itália, o presidente Lula (PT) desembarcou sábado à tarde no Brasil. A viagem foi considerada exitosa do ponto de vista econômico e político. Agora, Lula deve se concentrar em concluir o entendimento com o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), no sentido de garantir maioria no parlamento para seus projetos. Dentro desse contexto está a definição da nomeação do deputado Celso Sabino para o ministério do Turismo.
CÍRIO
Na viagem à Itália, Lula foi ao Vaticano se reunir com o Papa Francisco. O centro da conversa entre os dois chefes de Estado foi a Guerra da Ucrânia. Como era de se esperar, os dois líderes clamaram pelo fim do conflito e se ofereceram como mediadores entre Rússia e Ucrânia. Mas Lula também aproveitou a visita para convidar o Papa a conhecer a festividade do Círio de Nazaré, em Belém, uma das maiores manifestações de fé católica no mundo.
FRASE
Martin Luther King: “Eu decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande pra suportar!”