Coisas da Politica

PAINEL

O ministro das Cidades, Jader Filho, embarca neste final de semana para Portugal. Ele vai participar do Fórum Jurídico Lisboa, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No próximo dia 28, JF participará do debate no painel temático sobre Políticas Públicas, Desenvolvimento e Responsabilidade Fiscal e Socioambiental na Economia Globalizada. Também participarão a ministra do Planejamento, Simone Tebet e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-governador Antonio Anastasia.

 

HOMENAGEM

Enquanto Jader Filho participa do Seminário, o pai, senador Jader Barbalho (MDB) – foto abaixo -, será homenageado no mesmo dia pela famosa Universidade de Coimbra. A instituição anualmente presta homenagens a personalidades com relevantes serviços prestados à democracia e por suas qualidades intelectuais. Como se sabe, Jader Barbalho se destacou na luta contra a ditadura, na construção dos pilares da democracia e é conhecido por sua vasta cultura.

 

ANIVERSÁRIO

Na última quarta-feira, em Brasília, foi bastante prestigiado o aniversário do líder do PT na Câmara Federal, deputado Zeca Dirceu, filho do ex-ministro Zé Dirceu. Líderes do Partido dos Trabalhadores e de diversos partidos de esquerda marcaram presença, no tradicional restaurante da Tia Zélia, reduto petista na capital federal. Quem marcou presença para dar parabéns ao aniversariante foi o deputado paraense Celso Sabino (União Brasil), apontado como próximo ministro do Turismo do governo Lula.

 

EXONERADO                                                                                                                    

Fim de um ciclo na Secretaria de Transportes do Estado do Pará. O diretor de finanças da Setran, Francisco Edvan Oliveira, foi exonerado nesta quinta-feira. Oliveira, que ocupava o cargo para o qual foi levado pelo então secretário Antônio Pádua, estava na função desde o início do primeiro governo de Helder Barbalho. Ele foi secretário de Obras de Marabá substituindo o próprio Pádua. Os motivos da exoneração não foram revelados.

 

REAJUSTE

Os três sindicatos que representam a categoria dos funcionários públicos de Marabá se reuniram esta semana com o prefeito Tião Miranda (PSD). E tiveram a triste notícia que este ano, provavelmente, não haverá reajuste nos salários do funcionalismo. O que está em estudo é apenas um aumento nos valores do vale-alimentação. TM justificou a decisão alegando que houve queda na arrecadação e não pretende colocar em risco o equilíbrio fiscal das contas públicas.

 

ITUPIRANGA

Na coluna anterior publicamos a Pesquisa do Instituto Skala realizada, no município de Itupiranga, destacando a liderança de Heider Gomes (MDB) – foto abaixo – na disputa pela prefeitura. Deixamos de mostrar um dado relevante. Quando os candidatos Jordão Martins (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) são retirados no levantamento, Heider sobe para 50,8% e o prefeito Benjamin Tasca (PSD) fica com 33%. Ou seja, muita costura política deve ocorrer até o ano que vem.

 

SÃO GERALDO

Em São Geraldo do Araguaia cresce o número de candidatos de oposição ao prefeito Jefferson Douglas Oliveira (PTB). O gestor é muito criticado por não receber a população e não estabelecer alianças com outras lideranças políticas. Bolsonarista radical, candidato a reeleição, Jefferson provavelmente vai ter que contar apenas com seu prestígio junto a população, pois até mesmo aliados próximos já se mostram dispostos a concorrer contra ele.

 

ROMPIMENTO

É o caso do secretário Douglas Costa, presidente do MDB e muito ligado ao secretário de Estado Wagner Machado, ex-prefeito de Piçarra. Antes aliado do prefeito, agora se prepara de malas e cuia para ser candidato de oposição ao atual gestor. O ex-prefeito Manoel Soares da Costa (PSDB), o Manelão, é um dos nomes que pode aparecer nas urnas nas eleições do ano que vem, também pela oposição. O vereador Zeca Guedes (PSC) é outro que se deslocou da administração e pretende ser candidato.

 

OPOSIÇÃO

Na oposição mais renhida está Regivaldo Pereira da Costa, o Bala, que foi o candidato derrotado por Jefferson no último pleito e pode também apresentar seu nome. Mas o grupo mais forte de oposição é formado pelo bloco de pré-candidatos liderados pelo ex-prefeito Edilson da Emater. Além dele, fazem parte do grupo Vinicio Costa (PSB), professora Nédyma (PT), o médico Alan Barros (filho do ex-prefeito Jorge Barros) e José Juranez, presidente da Associação dos Idosos. O acordo dentro deste último bloco é que será candidato de todos o que estiver melhor nas pesquisas.

 

ELDORADO

Em Eldorado dos Carajás os protagonistas para a disputa da prefeitura ainda não estão totalmente definidos. A prefeita Iara Braga (PSD) – foto acima -, enfrentando as dificuldades da baixa arrecadação do município, é candidata à reeleição. Ela avalia que tem o apoio do governador Helder Barbalho e do deputado Chicão, presidente da Alepa, além de um grupo de lideranças ligadas aos deputados Aveilton (PL), Braz (PDT), Ana Cunha (PSDB), Keniston Braga (MDB) e Elcione Barbalho (MDB).

 

OPOSIÇÃO

Na oposição à prefeita cogita-se a candidatura do empresário Magleano Baese (PDT) e do coronel Júnior, que foi comandante da Polícia Militar em Eldorado e em Marabá. Enquanto Magleano ainda não definiu sua candidatura, especula-se que o militar teria o apoio do deputado Chamonzinho (MDB). O contador Kleberson Aquino, o Klebinho (MDB), seria candidato com o apoio do ex-prefeito Célio Boiadeiro. Mas o fato é que a cúpula do MDB até agora não definiu quem será o candidato pelo partido do governador.

 

FRASE

Juscelino Kubitschek: “É inútil fechar os olhos à realidade. Se o fizermos, a realidade abrirá nossas pálpebras e nos imporá sua presença”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress