Coisas da Política

ALTAMIRA          

 

Em Altamira, município polo da região da rodovia Transamazônica, as eleições do ano que vem têm tudo para produzir um revival. O atual prefeito, Claudomiro Gomes (PSB), está mal avaliado nas pesquisas e enfrenta diversos problemas administrativos e judiciais. E quem surge no radar com grandes possibilidades de retornar ao cargo pelo voto popular, segundo resultados de diversas pesquisas, é o ex-prefeito Domingos Juvenil (MDB) – foto abaixo. Rivais nos últimos pleitos, eles podem protagonizar de novo a disputa.

 

OPÇÕES

 

Além de Claudomiro e Juvenil, desponta também como um forte nome o médico Loredan de Andrade Mello (PTB), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições, e vem se preparando para disputar de novo o pleito. O ex-vereador Marquinhos (sem partido), que ficou em terceiro lugar, ligado ao deputado federal José Priante (MDB), também pode entrar na disputa. O professor universitário Raimundo de Souza é pré-candidato pelo PDT. Já o bolsonarismo está muito dividido entre vários postulantes.

 

INDEFINIÇÃO

 

Nas fileiras do PT instalou-se a discussão sobre quem será o candidato a prefeito de Altamira. Dois professores doutores da UFPA estão com o nome em debate: Rainerio Meireles e Anderson Borges Serra. Recentemente foi lançado o nome da assistente social Josiane Araújo de Freitas, esposa do ex-deputado Zé Geraldo.

 

 

MDB

 

Após quase 40 anos, o MDB de Belém finalmente tem a chance de vencer a disputa pela prefeitura da capital. O deputado estadual Zeca Pirão (MDB) tem o seu nome bem avaliado em todas as pesquisas que estão sendo realizadas. Mas, nos círculos mais próximos do governador, a palavra de ordem é cautela. A se confirmar a ida do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) para o segundo turno, a tendência é que o apoio vá para a reeleição do atual gestor, sobretudo se o adversário vier das forças de direita.

 

MINISTRO

 

Nos bastidores de Brasília, a informação é que a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil) para o Ministério do Turismo foi apenas adiada, até que o presidente Lula (PT) encontre uma solução que acomode a atual ministra, Daniela do Waguinho (sem partido), sua aliada de primeira hora nas últimas eleições. A nomeação de Sabino é uma das principais condições para que o presidente da Câmara Federal, o poderoso deputado Arthur Lira (PP), garanta a estabilidade que Lula precisa no parlamento.

 

FORTALECIMENTO

 

Com sua nomeação e diante da realização da Conferência das Partes (COP 30), em Belém, em 2025, quando políticas de turismo serão muito realçadas, Celso Sabino, que já é um deputado muito bem articulado, passará a ser um protagonista a ser considerado em eleições majoritárias no Estado. Caso sua nomeação se confirme, analistas políticos já avaliam que seu nome pode se projetar até mesmo para uma disputa a governador ou, no mínimo, senador, representando as forças de centro e centro-direita em 2026.

 

NOVA IPIXUNA

 

Filho do saudoso ex-vereador Mário Cortes, um dos fundadores do município, o ex-secretário executivo do Compart (Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins), Carlos Cezar, o Carlinhos (foto abaixo), teve seu nome lançado por amigos para apresentar sua pré-candidato a prefeito de Nova Ipixuna. No dia 26 próximo vai celebrar aniversário e deve assumir o desafio. Convivendo com a política de berço, já assessorou diversos gestores e está dos mais animados com o desafio.

 

 

DESPEJO

 

Centenas de pequenos agricultores que ocupam há mais de 20 anos parte da área da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI), em Marabá, estão apreensivos com a ordem de despejo emitida pela Justiça e em vias de ser cumprida pelo Estado. São produtores de mandioca, hortaliças, feijão, farinha e frutas que abastecem feiras e supermercados da cidade. A área é reivindicada pela Associação Comercial e Industrial de Marabá para ampliar o Distrito, com a instalação de novas empresas. Os ocupantes clamam por uma reunião com o governador Helder Barbalho em busca de uma solução.

 

LEÃO

 

Advogado Marco Antônio Pina, o Magnata, considerado um dos melhores criminalistas do Pará, é também apaixonado pelo Clube do Remo. Na condição de conselheiro do clube esteve em Brasília esta semana e entregou camisas do Leão Azul aos deputados federais Eder Mauro (PL) e Renilce Nicodemos (MDB) e ao senador Beto Faro (PT), torcedores azulinos ilustres. Nas eleições para a diretoria do Clube que devem ocorrer no final do ano, Magnata é um dos prováveis candidatos a presidente pela oposição.

 

PRESCRIÇÃO

 

Centenas de municípios brasileiros encheram os cofres com recursos que a União devia por causa de repasses a menor do Fundo de Educação do Ensino Fundamental (Fundef) e Fundo Nacional de Educação do Ensino Básico (Fundeb). Mas centenas de cidades ainda tem recursos para receber e sequer se habilitaram para tal. O problema para os retardatários é que em julho próximo prescreve o prazo para o ajuizamento de ações que visam repor perdas acumuladas com o Fundeb. Ou seja, quem entrou, entrou, quem não entrou não entrará mais.

 

PRESTÍGIO

 

Ex-deputado Josué Bengtson, mesmo sem mandato, continua com muito prestígio junto ao governador Helder Barbalho. Líder da poderosa Igreja do Evangelho Quadrangular, ele atua como uma espécie de conselheiro de muitas lideranças políticas. Ao mesmo tempo, mantém mobilizada sua base, tanto nos municípios como na igreja. Recentemente, reuniu pastores de todo o Estado para realizar o planejamento de ações religiosas e sociais. Seu filho, Paulo Bengtson, é secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

 

PEDRAL

 

A drenagem e derrocagem do Pedral do Lourenção, em Itupiranga, para viabilizar a implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins, foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado pela acadêmica Bia Cardoso (foto abaixo) nesta quinta-feira, em Brasília, na Universidade Estácio de Sá. Uma banca com 4 professores universitários ouviu atentamente os argumentos fáticos e técnicos apresentados. Formanda em Direito, Bia mostrou a importância da obra e ao mesmo tempo a necessidade de mitigar os impactos sociais, ambientais e econômicos das comunidades ribeirinhas. Ao final recebeu nota 10.

 

 

FRASE

 

Getúlio Vargas: “Não tenho inimigo de quem não possa me aproximar nem amigo de quem não possa me distanciar”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress