FRENTE
Foi criada nesta terça-feira, 13, em Brasília, a Frente Parlamentar em favor da realização da Conferência das Partes (COP) 30, que acontecerá em Belém, em 2025. O evento aconteceu no final da tarde, no salão Verde do Congresso Nacional, e contou com a presença de dezenas de autoridades, com destaque para o governador Helder Barbalho (MDB), ministros de Estado, senadores e deputados federais. A Frente será presidida pela deputada federal Elcione Barbalho (MDB).
AUDIÊNCIA
Também nesta terça-feira, foi realizada a Audiência Pública para debater a construção do túnel subterrâneo que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, na Baixada Santista, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal. A obra está orçada em 5,8 bilhões de reais e prazo de início para o ano que vem. O engenheiro Antônio de Pádua, ex-secretário de Obras de Marabá e ex-ministro, é o diretor de operações da Autoridade Portuária de Santos, que foi representada na audiência pelo seu presidente, Anderson Pomini.
SHOW
Existe uma divergência entre o governo federal e o governo de São Paulo sobre a construção do túnel. Enquanto o governador Tarcísio de Freitas defende a adoção de uma Parceria Público Privada desde o início para tocar a obra, o ministro Márcio França, vice-presidente Geraldo Alckmin e a Autoridade Portuária entendem que o melhor caminho e o mais rápido é a construção com recursos próprios, para garantir a tarifa social aos usuários. Anderson Pomini deu show na Audiência Pública ao defender o ponto de vista do governo federal, convencendo os membros da Comissão.
CANDIDATOS
Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) – foto abaixo – já definiu que não apresentará este ano o nome que apoiará para sua sucessão, o que significaria antecipar o esvaziamento de seu governo. Mas já escolheu os nomes entre os quais vai escolher quem será o indicado. Por ordem alfabética, para não gerar ciúmes, são eles: empresário Branco da White (União Brasil), deputado estadual Braz (PDT), vice-prefeito João do Verdurão (PDT), deputado federal Keniston Braga (MDB) e o vereador Rafael Ribeiro (MDB).
PRÓ SAÚDE
Informa o prestigiado Blog do Jeso, de Santarém, que o Governo do Estado depositou 10 milhões de reais para garantir o acordo trabalhista com 700 servidores do Hospital do Sul e Sudeste do Pará, que foram demitidos com a saída da Organização Social Pró-Saúde. A desembargadora Francisca Formigosa, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Disputa da 8a. Região, foi quem comandou o acordo envolvendo sindicatos dos trabalhadores.
EXONERAÇÕES
O comandante do Exército, general Tomás Miguel Paiva continua firme no seu propósito de “afastar a política dos quartéis”. Recentemente afastou 170 oficiais de postos de comando, vários dos quais não agiram diante dos acampamentos golpistas em frente aos quartéis. No Pará, os comandantes exonerados foram: Ten-Cel Luciano Flávio Almeida Lima – 8º. Batalhão de Engenharia e Construção (Santarém), Cel. Luís Guilherme de Oliveira e Silva – 51º BIS Altamira; Cel. Alexandre Granjeiro Lima – 52º. BIS Marabá; Cel. Cristhian Evangelista Souza – 53º. BIS Itaituba; Ten. Cel. Édison dos Santos Pastoriza – 1º. Grupo de Artilharia de Selva Marabá e Cel. Renato Bagatelli – Comissão Regional de Obras – Belém.
LULA
No próximo sábado o presidente Lula estará em Belém e Abaetetuba anunciando a retomada de obras de seu governo. Em Abaetetuba vai entregar 222 casas do Residencial Angelim, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Uma obra parada desde 2012. Lula estará acompanhado do governador Helder Barbalho (MDB), senador Beto Faro (PT), presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB) e ministro Jader Filho (MDB), entre outras autoridades.
AGRO
Na estreia de sua live semanal, o presidente Lula (PT) fez um aceno ao agronegócio. Disse que “não precisa mais invadir terra”. Que o Incra vai fazer levantamento de terra improdutiva para a execução da política de reformas agrária e que é contra a invasão de terras produtivas. O presidente entende que é possível conviver o agro, com os pequenos e médios agricultores. E que a única divergência que existe entre ele e os grandes proprietários é de natureza ideológica, pois nos seus dois primeiros governos conviveu muito bem com o setor.
LDO
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-Bio) estão preocupados com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo do Estado, prevista para acontecer no dia 2 de Julho, na Assembleia Legislativa do Estado. É que até agora não foi viabilizada a inclusão do novo PCCR (Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração) das duas categorias na LDO. Lideranças do funcionalismo já se articulam para dialogar com os deputados estaduais nessa direção.
MORTE
O ex-árbitro de futebol profissional Luiz Júlio de Oliveira Lima faleceu na manhã desta quarta-feira numa instituição de saúde de Belém. Ele estava internado há mais de 30 dias com problemas na hérnia. Júlio Lima era figura querida nos meios futebolísticos e tinha o apelido de “o gato”. Na década de 90 foi um dos maiores árbitros do Pará, a ponto de quase sempre ser escolhido para apitar o clássico Re x Pa. Ele enfrentava dificuldades financeiras após deixar o apito. Fica o triste registro do falecimento de uma personalidade que marcou o esporte paraense
FRASE
Ulysses Guimarães: “Não são os cargos que dão liderança. Os cargos têm um mandato certo. As lideranças, quando são lideranças, permanecem no tempo”.