Coisas da Política

RAIZ

Muito bem colocado nas pesquisas eleitorais na disputa pela prefeitura de Belém, o deputado federal Eder Mauro (PL) – foto abaixo -,vai lutar para ser o representante das forças mais à direita no xadrez eleitoral do ano que vem. Sua candidatura tem o poder de reunir as correntes que de forma mais contundente fazem oposição ao governador Helder Barbalho (MDB) e ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). Por esse motivo não deve abrir para uma candidatura mais “light” de oposição.

 

EXPECTATIVA

Nos bastidores da Assembleia Legislativa já circula a notícia que o deputado Chamonzinho (MDB) deve descer com toda a sua estrutura para Marabá nas férias de julho. Isso significa enviar para o município as carretas que fazem diversos trabalhos sociais, entre os quais entrega de óculos, através do Instituto Miguel Chamon. O corolário de toda essa movimentação será o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito.

 

QUEM?

Enquanto isso as forças de direita ainda não definiram quem será o seu candidato a prefeito ou se marcharão divididas em Marabá. O deputado Tony Cunha (PL) é o nome mais visível na pista. Ele tirou 9.157 para deputado no município nas eleições de 2022. No entanto, o vereador Fernando Henrique (PSC), que apesar de não ter sido eleito, tirou 14.502 votos para estadual no mesmo pleito, avalia que seu nome tem mais potencial para unir as forças conservadoras.

ENERGIA

Moradores de Jacareacanga não sabem mais o que fazer para se verem livres da energia a diesel que abastece o município. Energia cara, de má qualidade e poluente. A Equatorial já adquiriu uma área na cidade para instalar sua Estação, já solicitou autorização para a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para construir o linhão entre Itaituba e Jacareacanga, mas está esbarrando num parecer do ICMBio que exige a construção de quase 100 km de rede subterrânea na Reserva Ambiental por onde os cabos vão passar.

 

ANIMAIS

A alegação do ICMBio é que a rede, ao passar na Reserva, vai agredir o habitat natural de diversas espécies, em particular pássaros e macacos. Por outro lado, existe uma diretriz da Aneel de extinguir o fornecimento de energia com base na combustão de óleo diesel. O dilema é que a construção dessa rede subterrânea implicará num aumento de custos de quase 10 vezes o valor da obra feita nos padrões normais. Segundo a Equatorial, a Aneel não autorizaria um valor tão alto, que, em última instância, será pago pelos consumidores.

 

SOLUÇÃO

Diante do impasse, a comunidade clama por socorro. Alguns políticos, como os senadores Beto Faro (PT) e Zequinha Marinho (Podemos), já se mobilizam para encontrar uma solução para o problema, que passa necessariamente por um diálogo com o ICMBio. A Câmara Municipal de Jacareacanga deve iniciar nos próximos dias um processo de mobilização e pressão junto aos órgãos responsáveis para que uma saída seja encontrada, segundo informa o vereador Rui Baima (PDT) – foto.

CENÁRIO

Em Parauapebas, o quadro político não está fácil para as forças governistas. Queda na arrecadação, decisões judiciais que obrigam o prefeito Darci Lerman (MDB) a demitir milhares de servidores temporários, problemas na malha viária, postura cada vez mais agressiva da oposição que reforça as denúncias de supostos desmandos administrativos e divisão entre as principais lideranças do seu grupo quando o tema é sucessão municipal.

 

OPOSIÇÃO

Diante desse cenário, o vereador Zé do Bode (MDB), o quarto mais votado do município, ameaça bandear de malas e cuias para a oposição. O parlamentar, inclusive, se mostra disposto a entregar a importante secretaria municipal de Meio Ambiente, ocupada por um secretário por ele indicado. Há quem diga que essa movimentação tem como pano de fundo a disputa pela prefeitura. Diante dos desgastes, Zé do Bode quer pular primeiro do barco.

 

CHAMAS

O engraçado nisso tudo é que a eleição de Keniston Braga (MDB) para deputado federal criou dois problemas. Projetou o nome dele para a prefeitura, o que é o sonho de várias lideranças fortes no entorno do prefeito Darci e, ao mesmo tempo, retirou da gestão quem fazia esse trabalho de articulação política mantendo unida a base de apoio governista. Saiu o bombeiro e ficou o lança-chamas na sala. Alguém precisa colocar água nessa fervura.

 

PESQUISA

No pequeno município de Nova Ipixuna, próximo a Marabá, o Instituto Doxa realizou esta semana uma pesquisa de intenção de votos na disputa pela sucessão da atual prefeita, dra. Graça Medeiros Matos (MDB). Tanto na simulação espontânea como estimulada o vereador Filho (PTB) desponta como favorito. Ele é o único parlamentar de oposição que critica cotidianamente a administração municipal.

 

APROVAÇÃO

Segundo a Doxa, a avaliação da prefeita está dividida no município. A aprovação do governo de Graça Medeiros é de 47% contra 44% que desaprovam sua administração. O governo Helder Barbalho tem 76,3% de aprovação e 12,7% de desaprovação. Já o presidente Lula (PT) é aprovado por 71,0% dos eleitores contra 19,3% que desaprovam seu governo. Dentro desse cenário e com a divisão de forças que apoiam Graça na pesquisa, o vereador Filho vem à frente.

 

NÚMEROS

Na pergunta estimulada, o vereador Filho (PTB) aparece com 36% das intenções de voto. Em seguida vem o ex-prefeito Zezão (PT) – foto abaixo -,com 16%. A vice-prefeita Neide (PSB) aparece com 11% e o secretário de Obras Everton com 6%. Cumpre ressaltar que Neide e Everton fazem parte da base de apoio da prefeita, o que indica uma divisão que pode facilitar a vitória da oposição. É bom registrar que Filho conta com o apoio da deputada Renilce Nicodemos (MDB).

INDECISOS

Mas salta aos olhos na pesquisa que, na pergunta espontânea, nada menos que 65% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8,3% indicaram seus votos como nulos. Um universo de 73,3%. Mesmo quando se estimula a pergunta, 18,3% se mantem indecisos e 11,3% inclinados a votar nulo, o que dá um total de aproximadamente 30% dos eleitores insatisfeitos com o quadro de candidatos. Cenário bastante propício para o surgimento de nome novo. A conferir.

 

BELTERRA

Próximo a Santarém, o município de Belterra promete uma eleição animada. O atual prefeito, professor Ulisses Medeiros (PSC), assumiu com a renúncia do prefeito Jociclélio Macedo (União Brasil). Vem tentando unir a base do grupo que os levaram à prefeitura. Apesar de desgastada, a gestão vem recebendo o apoio do deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) e promete fazer jogo duro para garantir a continuidade do atual projeto de poder. A disputa pelo MDB é a primeira batalha a ser travada, pois caciques da legenda, como o ex-prefeito Oti Santos e Junior Rocha, o ex-deputado Antônio Rocha e seu filho, Erlon Rocha, não se mostram dispostos a abrir mão do comando da sigla.

 

OPOSIÇÃO

O ex-vice-prefeito Davirley Sampaio surge como o nome mais provável para comandar a oposição reunindo as forças de esquerda e centro-esquerda. Membro do MDB, Davirley deve sair para algum partido da base aliada do governador, diante da possibilidade do atual prefeito ficar no MDB, pelas mãos do deputado Eraldo Pimenta. O PT já lhe fez o convite para se filiar à legenda. Se confirmar, deve reunir em seu arco de alianças o PCdoB, PSol, PV e Rede, entre outros aliados.

 

FRASE

Ulisses Guimarães: “Não são os cargos que dão liderança. Os cargos têm um mandato certo. As lideranças, quando são lideranças, permanecem no tempo”.

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress