Coisas da Política

HOMENAGEM

A Coluna de hoje inicia com uma justa homenagem ao ex-vereador de Marabá, Ademir Martins dos Reis, que faleceu nesta terça-feira, vítima de câncer, aos 70 anos. Um dos líderes mais longevos do PT do Pará, Ademir tinha o respeito de todas as correntes políticas de seu município. Militante na resistência contra a ditadura, foi também superintendente do Ibama no Sul do Pará e secretário municipal de Administração na gestão do prefeito João Salame (2013-2016).

 

PARCEIRO

Presidente do Diretório Municipal do PT em Marabá, Ademir Martins era conhecido pela firmeza de suas posições como militante, mas, ao mesmo tempo, pela habilidade com que se relacionava com todas as forças políticas. Era também um parceiro dos profissionais de imprensa, sempre fornecendo informações e opiniões importantes para o exercício do jornalismo. Um prejuízo enorme para as forças democráticas que tiveram enorme trabalho para retirar Marabá do domínio das oligarquias.

 

PESQUISA

 O Instituto Paraná Pesquisas fez levantamento do humor do eleitorado da capital esta semana. Pelos números, o governo do presidente Lula (PT) tem 59,8% de aprovação e 35,4% de desaprovação. O governo Helder Barbalho (MDB) é aprovado por 68,5% e desaprovado por 27%. Já a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) tem a aprovação de 28,6% e a desaprovação de 68,8%

 

ELEITORAL

No cenário eleitoral, o Instituto fez simulação com os seguintes nomes, com os respectivos resultados: prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) – 17%, delegado federal Eguchi (PTB) – 16,9%, secretária Ursula Vidal (MDB) – 15,4%, secretário Cassio Andrade (PSB) – 10,4%, deputado federal José Priante (MDB) – 8,3%, deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) – 8,0% e deputado federal Celso Sabino (União Brasil) – 4,6%.

 

CENÁRIO

Ao substituir o nome do delegado Eguchi pelo deputado federal Eder Mauro, o cenário fica assim:  Eder Mauro (PL) – 19,5%, prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) – 16,5%, secretária Ursula Vidal (MDB) – 15,4%, secretário Cassio Andrade (PSB) – foto abaixo – 9,5%; deputado federal José Priante (MDB) – 7,9%, deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) – 7,5% e deputado federal Celso Sabino (União Brasil) – 5,3%.

FALHAS

O levantamento do Instituto, no entanto, não incluiu nomes nas pesquisas que realmente tem vontade de ser candidatos a prefeito. Como o deputado estadual Igor Normando (sem partido), deputado estadual Zeca Pirão (MDB) e o vereador Nenen Albuquerque (MDB). Outros nomes que poderiam ser submetidos a apreciação seriam o do ex-governador Simão Jatene e do ex-senador Mário Couto. O Instituto também não apresenta simulações de segundo turno, o que dificulta a leitura do cenário diante da grande pulverização de candidaturas.

 

POSSE

Das mais prestigiadas a posse do ex-senador Paulo Rocha (PT) na Superintendência da Sudam, nesta segunda-feira. Com lideranças dos mais variados espectros políticos e representantes de diversas organizações da sociedade, Rocha reafirmou sua disposição de reerguer a instituição, sucateada ao longo dos últimos anos. Ele pretende usar a amizade de longa data que mantém com o presidente Lula, para viabilizar recursos no sentido de tornar a Sudam novamente protagonista na política de desenvolvimento da região.

 

ADIADA

A Sessão Especial que o Senado Federal iria realizar na última segunda-feira para debater o Dia do Meio Ambiente foi adiada em função da agenda de vários protagonistas importantes, como o governador Helder Barbalho e a ministra Marina Silva, além da posse de Paulo Rocha na Sudam. O evento, uma iniciativa do senador Beto Faro (PT), já tinha confirmada a participação de diversas embaixadas de países importantes.

 

 

 

EXPECTATIVA

No meio político vive-se a expectativa da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a decisão do PTB e do Patriota se tornarem um único partido, com o objetivo de superar a cláusula de barreira, que não foi atingida pelas duas legendas nas últimas eleições. O fato é que hoje nenhuma dos dois partidos tem tempo de televisão ou fundo eleitoral. Se aprovada a fusão, aí a disputa vai ser pra saber quem preside a nova agremiação.

 

SURPRESA

No município de Brasil  Novo, na região da Transamazônico, próximo a Altamira, o prefeito Weder Macks Carneiro (MDB), o Pirica, que vem à reeleição, tem o apoio dos 11 vereadores da Câmara Municipal, mas dentro do seu próprio grupo comenta-se que vem surgindo a candidatura do fazendeiro Ozia Sperotto, esposo da ex-prefeita Marina Sperotto. Essa divisão pode embaralhar a disputa pelo executivo municipal o ano que vem.

 

LANÇAMENTO

Atentos a essa movimentação, o deputado Airton Faleiro (PT) – foto acima -, e o ex-deputado Zé Geraldo (PT) participaram, semana passada, de ato de lançamento da pré-candidatura da ex-secretária de educação, Marinete Mardegan, para disputar a prefeitura. Sua atuação, quando secretária, é elogiada pelos profissionais de educação e reconhecida até mesmo por adversários. Na pasta, chegou inclusive a pagar 15º. salário aos professores.

 

FRASE

São tantas as decepções e traições, que o saudoso ex-governador Leonel Brizola sempre dizia: “A política é um negócio de alto risco!”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress