Coisas da Polícia – João Salame

CONTENÇÃO

No dia 1 de Julho, Helder Barbalho publicou o Decreto 4.025, no Diário Oficial do Estado, com o objetivo de racionalizar os gastos da administração pública. Ele determina a suspensão de processos licitatórios, contratação direta ou adesão a ata, assim como aditivos quantitativos ou qualitativos de contratos já existentes de quaisquer serviços de consultoria; bufê, iluminação, montagem e organização de eventos; locação, aquisição e reforma de imóveis e aquisição de veículos, entre outras medidas.

 

PROTESTO

O Decreto também dificulta concessão de benefícios em Planos de Cargos, Carreiras e Salários. Por este motivo, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) realizaram protesto esta semana, alegando que seus salários estão entre os piores do País. Os funcionários advertem que essa situação é incompatível com quem pretende sediar a Conferência das Partes (COP) 30 – conforme a foto ilustrativa acima.

 

DESGASTE

Delegado federal Eguchi protagonizou cena que gerou desgaste nas redes sociais. Político da linhagem de direita, defensor da “família, da moral e dos bons costumes”, apareceu num vídeo xingando e confrontando um policial. Ele argumenta que o policial vinha de moto, na contramão, em direção ao seu veículo. Meio tonto, aparentava embriaguez. A versão dos que não lhe gostam é que foi conduzido à delegacia por afronta a autoridade.

 

ESPIRAL

Ao final da tarde, a assessoria de Eguchi emitiu nota de esclarecimento. Afirma que foi inciativa do próprio Eguchi (foto abaixo ) ir até a delegacia. Que fez teste de embriaguez e o resultado foi negativo. E reforçou a afirmação que o policial vinha na contramão, em sua direção. O caminho do delegado vem se mostrando errático. Quase venceu as eleições em 2020. Se envolveu num rumoroso caso de dinheiro apreendido em sua casa. Escolheu mal os partidos a se filiar e, agora, quando a campanha se inicia, se envolve em polêmicas laterais.

 

 

PÚLPITO

Outro escândalo da semana vem de Ananindeua. Segundo o jornalista Olavo Dutra, o deputado e pastor Josué Paiva (Republicanos) teria agredido verbal e fisicamente o pastor Aldery Nelson, num culto promovido na última terça-feira, naquela cidade. Josué teria ficado irritado porque o pastor, em sua pregação, condenou o uso dos templos para fins políticos, o que tem se tornado rotineiro nos últimos tempos. O parlamentar teria agredido Aldery com empurrões, derrubando-o sobre as cadeiras. O espaço está aberto para o deputado se manifestar.

 

FORÇA

Mais de 3 mil pessoas lotaram à tradicional praça Duque de Caxias, em Marabá, na última terça-feira, para recepcionar o casal Jair e Michelle Bolsonaro. O evento tornou-se um comício em prol da candidatura do deputado Toni Cunha (PL) a prefeito do município. O parlamentar espera que, de agora para frente, consiga capitalizar o apoio das forças e simpatizantes de direita que deram vitória a Bolsonaro nas eleições de 2022, no município.

 

LIDERANÇA

A passagem de Bolsonaro por Marabá servirá como termômetro para as novas pesquisas que forem realizadas no município. Até aqui, o deputado Chamonzinho (MDB) vem despontando como líder em todos os levantamentos que têm sido realizados. Espera-se ainda uma visita do presidente Lula (PT), com objetivo de fortalecer a candidatura do deputado Dirceu ten Caten (PT), e mais uma visita de Bolsonaro, em setembro. Com o apoio de Helder Barbalho (MDB), Chamonzinho trabalha para manter a liderança.

 

DIÁLOGO

Já existem emissários em campo para tentar uma aproximação entre os grupos do prefeito Tião Miranda (PSD), que vem apostando na candidatura do ex-secretário de Obras, Fábio Moreira (PSD), e o grupo do deputado Chamonzinho (MDB) – foto abaixo . A movimentação conta com a simpatia do governador Helder Barbalho, preocupado com o crescimento da candidatura do deputado Toni Cunha (PL). A resistência de ambas as partes começa a ceder e o otimismo começa a imperar.

 

 

EVENTOS

Por sinal, após a visita de Bolsonaro fortalecendo a candidatura de Toni Cunha, outros dois fortes concorrentes se preparam para exibir força na semana que vem. Dia 11, no antigo Parque de Exposições, conhecido como Marolão, o deputado Dirceu ten Caten (PT) faz uma grande reunião, para a qual espera mais de 3 mil lideranças, numa espécie de lançamento de sua pré-candidatura a prefeito. No dia seguinte (12), será a vez do deputado Chamonzinho fazer o mesmo, numa casa de eventos no tradicional bairro da Laranjeiras.

 

PATÉTICO

Beirou o patético a fala do vereador Aurélio Goiano (Avante) saudando a presença de Jair Bolsonaro em Parauapebas, se autodeclarando bolsonarista, mas dizendo que não compareceria ao ato público protagonizado pelo ex-presidente. Na realidade não foi convidado. No evento, Michelle Bolsonaro chamou sua candidatura de oportunista e fake, ao anunciar o apoio do casal ao médico Felipe Augusto (PL). Aurélio continua líder inquestionável nas pesquisas, mas parece que não está se dando valor.

 

ASSUMIU

Consórcio Rota Pará assumiu no último dia 1 o comando da rodovia Paulo Fontelles, ou PA-150, da Alça Viária até Marabá. Agora, o Consórcio deverá realizar investimentos que preveem a duplicação de 66 km da estrada, a adição de 250 km de novos acostamentos e criação de 30 km de terceiras faixas. A partir do 13º mês começará a cobrança de pedágios, ao valor de R$ 10,10 a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões. Motos não pagarão. O valor por veículos pesados não foi divulgado. O contrato prevê investimentos da ordem de 650 milhões nos cinco primeiros anos. A conferir.

 

SALÁRIOS

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad Continua), do IBGE. A massa de salários na economia aumentou em 26,1 bilhões de reais no período de um ano e chegou ao nível recorde de 317,9 bilhões de reais, uma alta de 9% no trimestre encerrado em maio de 2024, em relação ao trimestre encerrado em maio de 2023. A renda média mensal dos trabalhadores ocupados subiu 5,6%, o que significa 168 reais a mais nos salários. Segundo o IBGE, isso ocorre devido ao aumento no emprego formal, que remunera melhor do que as ocupações informais.

 

DESEMPREGO

Ao mesmo tempo em que cresceu a massa salarial, diminuiu o desemprego, de acordo com o IBGE. No trimestre encerrado em maio, a taxa de desemprego caiu para 7,1%. Esse é o menor índice desde janeiro de 2015, quando a taxa foi de 6,9%. O total de pessoas ocupadas no País chegou a 101,3 milhões, o maior da série histórica.  O total representa um aumento, ao ano, de 3% (mais de 2,9 milhões de pessoas).

 

ADESÃO

O PRD que no Pará, em tese, teria nascido para ser oposição, liderado pelo ex-deputado Márcio Miranda, está cada vez mais nos braços do governo. Miranda, desde que perdeu a eleição para governador, tem revelado pouco apetite para a atividade política. Ele vem cedendo espaço para outras forças comandarem a legenda e elas se aproximam do Governo do Estado.

 

APOIO

Corolário natural dessa movimentação, o PRD de Belém declarou apoio à candidatura do deputado Igor Normando (MDB) à prefeitura de Belém. Até mesmo o deputado Bob Flay, que vinha se anunciando como pré-candidato a prefeito de Belém pelo partido, dessa vez não se manifestou. Como dizem os jovens nas redes sociais: “tá tudo dominado”.

 

 

INVESTIGAÇÃO

Supremo Tribunal Federal recebeu na última sexta-feira (28) de junho investigação que apura suposta ligação do senador Zequinha Marinho (Podemos) – foto acima -, com organização criminosa que pratica grilagem em territórios indígenas no Estado. A investigação começou em 2022, quando o Ibama localizou em uma inspeção na terra indígena Ituna-Itatá, pessoas realizando desmatamento e formação de loteamento ilegal. A Coluna está aberta para manifestação do senador.

 

MELHORES

Pelo segundo ano consecutivo, o senador paraense Beto Faro (PT) está entre os parlamentares relacionados para disputar o prestigiado prêmio “Congresso em Foco”, que seleciona os melhores deputados e senadores do ano, de acordo com sua atuação parlamentar. A votação é feita on line até o dia 31 de julho. As pessoas podem escolher até 5 senadores e 10 deputados. A iniciativa é da organização Congresso em Foco.

 

TESOURA

Prefeituras de Parauapebas e Canaã dos Carajás estão em pânico. Com as mudanças aprovadas pela Assembleia Legislativa na distribuição do ICMS, a receita dos dois municípios vai despencar. No caso de Parauapebas, o município recebeu em 2023 o equivalente a 946 milhões de reais. Em 2025, pelo novo regramento, vai receber cerca de 453 milhões de reais. Uma queda de R$ 493 milhões.

 

DECRESCENTE

Este ano, no primeiro semestre, Parauapebas recebeu 413,84 milhões de reais, contra 468,04 milhões no mesmo período de 2023. Uma queda de 11,05%. A cota-parte de Parauapebas caiu de 18,21% em 2023 para 13,92% em 2024 e cairá para 8,72% em 2025. A cota-parte de Canaã dos Carajás despencou de 14,72% em 2023, para 10,74% este ano. A previsão é que caia para 6,39% ano que vem.

 

CANAÃ

Ano passado, de uma receita de 1,969 bilhão de reais, cerca de 786,99 milhões de reais entraram nos cofres de Canaã dos Carajás, a título de repasse do ICMS. Ano que vem, a previsão é que o município perca 454 milhões dessa receita, numa cidade que a cada censo dobra o tamanho da população. Um baita desafio para os gestores que assumem o comando dos dois municípios o ano que vem.  O levantamento é do Blog do Zé Dudu.

 

FRASE

George Marshall (militar norte-americano): “O único meio de vencer uma guerra com certeza é evitando-a”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress