Cobertura dos territórios indígenas no Censo 2022 ganha destaque

Um dos maiores desafios de toda a operação censitária levada a campo pelo IBGE desde agosto do ano passado, o recenseamento de Povos e Comunidades Tradicionais foi um dos temas em destaque do primeiro Encontro dos Superintendentes Estaduais do IBGE em 2023, encerrado nesta quarta-feira (08), em Brasília.

Tanto o indigenista Artur Nobre Mendes (presidente da Funai entre julho de 2002 e fevereiro de 2003) quanto a antropóloga e demógrafa Marta Azevedo (membro da Comissão Consultiva do Censo responsável pelos povos indígenas e quilombolas, e que também já presidiu a Funai no período de abril de 2012 a junho de 2013) fizeram questão de elogiar a cobertura e a qualidade do trabalho do IBGE em territórios indígenas.

“Os números e dados reais sobre os povos indígenas só estão disponíveis por causa do IBGE, e eu agradeço demais a vocês que trabalham na ponta desse levantamento”, afirmou Marta, que há 44 anos lida com povos indígenas e desde a década de 1990 opera diretamente no apoio à coleta de dados do Instituto.

“A questão indígena está na pauta mundial, diante dos problemas dos Yanomamis, o que confere ainda mais relevância ao Censo 2022”, acrescentou.

Na avaliação de Marta, somente o IBGE é capaz de entregar um retrato completo da população indígena residente no Brasil, em termos de saúde, educação, saneamento, uso da terra e outros aspectos da vida cotidiana nas aldeias e cidades.

“Onde são necessárias escolas indígenas? Quantas vacinas devemos distribuir em cada localidade? A população indígena vem crescendo a que taxa?”, exemplificou a especialista, explicando que essas respostas podem ser esclarecidas a partir do trabalho apresentado pelo Censo.

Também estiveram presentes à mesa de debates a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, e a demógrafa Diana Reiko Sawyer, membro da Comissão Consultiva do Censo 2022. Ambas destacaram igualmente a cobertura e a qualidade do recenseamento junto aos Povos e Comunidades Tradicionais, bem como os desafios superados com sucesso.

“Estamos com 95% dos setores indígenas finalizados e alcançamos um número parecido entre as comunidades quilombolas”, revelou Marta Antunes, agradecendo o esforço de todos os superintendentes e o apoio da Funai e da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) nessa missão. Com uma pitada de bom humor, a demógrafa Diana Sawyer avisou o que espera da fase final do Censo. “Sabemos que é quase impossível conseguir 100% de cobertura nessas populações, mas eu me contentaria com 99,99%”, brincou.

Mediando diálogos

Os diálogos foram mediados por Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE e interinamente na presidência. Ele também destacou o cuidado que o IBGE vem tendo na realização do Censo dos Povos e Comunidades Tradicionais.

“A concepção do Censo 2022 trouxe inovações no questionário para os PCTs e dedicou um minucioso planejamento da operação nesses territórios, visando garantir não só uma coleta de informações com qualidade, bem como promover uma disseminação dessas informações com precisão. O IBGE vai buscar assegurar celeridade no processo de divulgação, ciente de que são dados fundamentais que precisam ser entregues o mais rápido possível. É por isso que sempre frisamos a necessidade de apoio incondicional da sociedade”, lembrou Cimar.

Em comum, os superintendentes do IBGE se manifestaram em defesa da operação censitária, convencidos de que o trabalho trará resultados de alta fidelidade e utilidade para o país.

O primeiro Encontro dos Superintendentes Estaduais do IBGE em 2023 reuniu na capital federal, durante três dias, os 27 chefes das Unidades Estaduais e os membros do Conselho Diretor do Instituto, a fim de tratar de diversos aspectos da operação censitária.

Na foto, Marta Antunes, Artur Nobre Mendes, Marta Azevedo e Diana Sawyer ao lado do presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo. (Cal Guimarães/Agência IBGE Notícias)

 

Com informação da Agência IBGE

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress