CNU: redações foram sobre redução das desigualdades e sistema penitenciário

Mais de 2 milhões de pessoas fizeram, neste domingo (18), as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), maior processo seletivo da história que oferta 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal.

Os portões nos locais de aplicação das provas abriram às 7h30 e os candidatos fizeram a primeira etapa do teste até às11h30. Neste período, além de responder perguntas de múltipla escolha, tiveram que fazer uma redação.

Para os candidatos que aplicaram às vagas que exigem ensino médio, o tema da redação foi “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”.

Já para aqueles que concorrem para vagas de ensino superior tiveram que escrever sobre a situação do sistema penitenciário, mudanças climáticas, entre outros temas.

No turno vespertino, os participantes devem voltar ao local de prova. Os portões serão reabertos às 13h e fechados às 14h. As provas terão início às 14h30 e os candidatos terão três horas e 30 minutos para responder às questões do concurso, ou seja, até às 18h.

Até o momento não houve nenhuma intercorrência na aplicação das provas e o CNU vem sendo considerado um verdadeiro sucesso.

Os empregos disponibilizados através do CNU são dos mais variados e poderão ser exercidos em todos os estados brasileiros. O maior salário inicial é de R$ 22,9 mil, para auditor-fiscal do Ministério do Trabalho.

As provas têm questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações ocorrerá no dia 8 de outubro.

O resultado definitivo será anunciado em 21 de novembro. A fase de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em janeiro de 2025.

 

Empregos que poem ser obtidos com o CNU

 

As áreas de atuação a serem escolhidas são:

  • Administração e finanças (580 vagas);
  • Setores econômicos, infraestrutura e regulação (1.015 vagas);
  • Agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário (1.040 vagas);
  • Educação, ciência, tecnologia e inovação (1.194 vagas);
  • Políticas sociais, Justiça e saúde (1.470 vagas);
  • Trabalho e Previdência (940 vagas);
  • Dados, tecnologia e informação Pública (895 vagas), além do nível intermediário (692 vagas).

Presidente acompanhou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha neste domingo a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado na sala de situação da Dataprev, onde é feito o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas do chamado Enem dos Concursos.

Lula destacou que é a primeira vez que o governo federal faz um concurso simultâneo em todo o Brasil.

“A gente está inovando de verdade no jeito de contratar gente neste país. Nós precisamos adequar a máquina pública ao século 21. É preciso discutir os temas que estão na ordem do dia. A democracia tem que ser debatida para as pessoas saberem o que é democracia, saber a diferença entre democracia e outros regimes. Também é importante discutir coisas que dizem respeito ao trabalho que ele vai fazer quando começar a trabalhar”, afirmou o presidente. (Foto: Felipe Barbosa/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Relacionados

plugins premium WordPress