Chuvas torrenciais: moradores desabrigados, alagamentos e rodovia destruída

Salvador –   As localidades de Jaguaquara e Maiquinique, situadas na região sudoeste da Bahia, declararam estado de emergência devido às intensas chuvas que afetaram parte do estado no último final de semana. De acordo com a Defesa Civil (Sudec), pelo menos 51 cidades baianas foram impactadas pelos fortes temporais, sendo que a maioria enfrentou problemas de alagamento.

Conforme informado pela administração municipal de Jaguaquara, as intensas chuvas resultaram em 60 indivíduos desabrigados e 160 desalojados. Não há relatos de feridos ou mortos na cidade em decorrência do fenômeno meteorológico.

Na cidade de Maiquinique, a precipitação foi de 120 milímetros, com 75 milímetros ocorrendo em apenas três horas na tarde do sábado. A administração local avalia que 800 pessoas sofreram com os alagamentos e que dez famílias foram forçadas a deixar suas casas.

“Estamos ativos em relação à situação. Ontem, tive uma reunião com toda a equipe de bombeiros, da defesa civil e diversas secretarias. Dispomos de recursos para auxiliar as prefeituras que necessitem financiar aluguéis para os desabrigados e fornecer cestas básicas”, afirmou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Outra localidade que tem enfrentado intensas chuvas desde a sexta-feira (10) é Poções. Embora ainda não tenha declarado estado de emergência, a cidade contabilizou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro Lagoa Grande foi o que mais sofreu com as precipitações. Os indivíduos resgatados foram encaminhados a um abrigo temporário. (Foto: FolhaPress)

Relacionados

plugins premium WordPress