A partir desta terça-feira (21), os bilhetes para voos comerciais da Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, estão disponíveis para compra. A primeira fase do plano de aviação emergencial na região incluiu 116 voos semanais, além de 18 novos voos.
Com o novo anúncio, ao todo serão 134 voos para acesso ao Rio Grande do Sul.
Confira a malha aérea emergencial:
Aeroporto de Caxias do Sul: 39 voos semanais
Aeroporto de Santo Ângelo: 6 voos semanais
Aeroporto de Passo Fundo: 21 voos semanais
Aeroporto de Pelotas: 6 voos semanais
Aeroporto de Santa Maria: 3 voos semanais
Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais
Aeroporto de Florianópolis: 14 voos semanais
Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais
Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais
A decisão permite que o espaço reservado para a aviação militar seja utilizado para transporte civil de pessoas e cargas.
A base aérea funcionará como substituta para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está fechada devido às enchentes que atingem mais de 90% do Rio Grande do Sul .
O Ministério de Portos e Aeroportos enviou um pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última semana. A Anac é responsável por conceder autorização para voos comerciais na Base Aérea.
A Fraport recebeu um ofício da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) solicitando a disponibilidade e o interesse da solicitação do Aeroporto Salgado Filho em operar a Base Aérea de Canoas em caso de emergência. A concessionária confirmou que estava pronto para iniciar a operação.
Em virtude dos altos níveis de chuva em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho fechou na noite do dia 3 . Além disso, a venda de passagens com origem ou destino ao Salgado Filho foi proibida.
A Fraport afirma que alagamentos nas pistas e no terminal impedem a operação aérea. A empresa afirmou inicialmente que a interdição do aeroporto será mantida até dia 30 .
O último balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul indica que os aeroportos de Capão da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo, Torres e Canela estão operando normalmente.
Além disso, os aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana, que são administrados pela CCR Aeroportos, operam regularmente. Isso também se aplica aos aeroportos locais de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. (Foto: Reprodução)