O primeiro avião da FAB deve pousar em Beirute no próximo fim de semana. A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica
Cerca de 3 mil brasileiros que moram no Líbano pediram ajuda para deixar o país diante da escalada de violência na região, segundo informações do governo do Brasil. A maioria desses cidadãos reside em Beirute e no Vale do Bekaa, regiões que têm sido alvo de ataques aéreos. O governo brasileiro, em resposta à crescente insegurança, já iniciou os preparativos para uma operação de resgate. A informação foi dada nesta terça-feira (1) pelo jornalista César Tralli no portal G1.
A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, será realizada nos próximos dias, utilizando aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda segundo o g1, o primeiro voo de repatriação deve ocorrer neste fim de semana, partindo do aeroporto de Beirute, que continua em operação. A prioridade será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas que necessitam de cuidados médicos.
A Embaixada do Brasil em Beirute tem mantido contato direto com a comunidade brasileira no país, prestando assistência e coordenando a repatriação em parceria com as autoridades locais. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, aqueles que possuem condições financeiras estão sendo incentivados a embarcar em voos comerciais, enquanto os que não podem custear sua saída por conta própria serão incluídos na lista de repatriados. A operação será realizada com a devida cautela, aguardando a avaliação das condições de segurança no momento dos voos.
(Foto: Reprodução)