Celular Seguro ultrapassa 12 mil alertas de roubo ou perda um mês após lançamento

Aplicativo foi lançado há um mês, com pico de cadastros no Natal 

 

Lançado há exatamente um mês, o Celular Seguro, aplicativo do governo federal que visa inibir roubos e furtos de smartphones, ultrapassou os 12 mil alertas de roubo ou perda, com bloqueio definitivo de aparelhos em vários estados diferentes — com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo balanço divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Ministério da Justiça, entre 19 de dezembro de 2023 a 17 de janeiro de 2024, a ferramenta de serviços contabilizou, 1,2 milhão de usuários cadastrados, 925.355 telefones cadastrados, 855.982 pessoas de confiança cadastradas e 11.542 alertas de bloqueio. O principal motivo de bloqueio foi roubo (5.231 ocorrências), seguido de furto (3.797), perda (2.447) e outros (589).

Ainda de acordo com a pasta, ao menos 23% de todos os usuários não cadastraram nenhum celular — o número baixou em comparação a dezembro de 2023. Entre os estados com mais registros estão São Paulo (3.150), Rio de Janeiro (1.508), Bahia (889), Pernambuco (867) e Minas Gerais (745).

A maior concentração de pedidos de bloqueio ocorreu na semana das festas de fim de ano, indo para 1.100 registros a partir do dia 20 de dezembro. O segundo pico de ocorrências foi no dia 27 de dezembro, com 746 pedidos.

Veja como funciona o Celular Seguro

O Celular Seguro, acessível via site ou aplicativo nas lojas App Store e Google Play, permite aos usuários bloquear dispositivos e aplicativos financeiros em caso de roubo ou perda. Após o login com a conta Gov.br, os usuários cadastram seus dispositivos, fornecendo informações como número, marca e modelo, e podem incluir números adicionais vinculados ao seu CPF.

O serviço também permite adicionar pessoas de confiança para reportar ocorrências. O bloqueio é efetuado após o usuário detalhar o incidente, com o sistema alertando as instituições para ações necessárias, como bloquear o dispositivo e aplicativos bancários. Embora o bloqueio de linhas telefônicas ainda requeira contato direto com a operadora, espera-se a inclusão desta funcionalidade no aplicativo até 9 de fevereiro.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública esclarece que o botão de emergência do Celular Seguro deve ser usado exclusivamente em situações de perda, furto ou roubo do aparelho. A ferramenta não possibilita o desbloqueio do celular. Se o usuário emitir um alerta e posteriormente recuperar o telefone, será necessário contatar a operadora e instituições financeiras para restabelecer os acessos, seguindo procedimentos específicos de cada empresa.

(Foto: Reprodução/MJSP)

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