‘Celular Seguro’ completa seis meses com 56 mil bloqueios

De acordo com o Ministério de Justiça e Segurança Pública, mais de 43 mil bloqueios estão relacionados a roubos e furtos

 

O serviço do governo federal para tentar diminuir roubos de celulares, o aplicativo Celular Seguro completa seis meses nesta semana com grande adesão. Já são mais de 56 mil celulares bloqueados após furto, roubo ou perda, uma média de 316 por dia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atualizados na última sexta-feira (14), às 18h. A ferramenta lançada pelo governo federal permite inutilizar aparelhos cadastrados.

O app tem como principal objetivo bloquear aparelhos e contas bancárias após o registro de ocorrências. Segundo o MJSP, mais de 2 milhões de cadastros foram feitos na plataforma. No entanto, apenas 1,6 milhão de aparelhos foram registrados. Além do bloqueio do celular em si, atualmente todas as operadoras de telefonia fazem parte do programa e podem bloquear o chip do número do telefone a partir de disparos dos usuários do aplicativo. Isso evita clonagem de WhatsApp e redes sociais, por exemplo.

Desde o lançamento, em dezembro do ano passado, foram bloqueados mais 56 mil celulares, sendo 43.838 relacionados a roubos e furtos de aparelhos. O Celular Seguro foi lançado no final da gestão de Flávio Dino no MJSP. A ideia é criar uma ação que faça diferença no cotidiano da população. A atual gestão do ministro Ricardo Lewandowski, que assumiu em fevereiro, deu continuidade ao projeto. “Hoje, a vida pessoal e financeira das pessoas está no celular, ao mesmo tempo em que temos uma situação endêmica de roubos e furtos”, avalia o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

 

Confira como usar o Celular Seguro:

  • Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/apps/celular-seguro-br ou baixe o aplicativo Celular Seguro na App Store ou Google Play.
  • Crie uma conta usando seu CPF e senha do gov.br.
  • Cadastre seus dispositivos, fornecendo informações como número de telefone, marca e modelo.
  • Inclua números adicionais vinculados ao seu CPF, como o número do seu cartão de crédito.
  • Em caso de roubo ou perda, faça o login no aplicativo e bloqueie o seu celular.

O Celular Seguro notificará as instituições financeiras para que elas bloqueiem os aplicativos bancários instalados no seu aparelho e operadores de celular para que bloqueiem o número, evitando clonagem e golpes no WhatsApp, por exemplo.

O botão de emergência do Celular Seguro deve ser usado apenas em caso de roubo, perda ou furto do aparelho. Não utilize-o para desbloquear o seu celular.

 

(Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress