A CBF anunciou nesta terça-feira (6) a realização da Copa Floresta, um campeonato organizado por ligas filiadas à Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Com início na segunda quinzena de agosto, a copa conta com a participação de 36 cidades, totalmente financiada com recursos da Confederação Brasileira de Futebol.
A confirmação do evento foi feita pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues ao mandatário da FAF – Federação Amazonense de Futebol, Ednailson Rozenha, durante encontro ocorrido na sede da instituição, no Rio de Janeiro.
“Quando estive em setembro do ano passado no Vaticano, com o Papa Francisco, falamos da importância de trazer para o esporte aqueles que são colocados como excluídos. Este é um campeonato que une os povos primitivos e é um aquecimento para a competição imdígena”, explica Ednaldo Rodrigues.
Segundo o presidente da FAF, a Copa Floresta é a primeira competição de futebol “com foco na inserção do homem do interior”.
Bola dentro do rio
“A copa de quem realmente defende e protege a floresta: nossos povos primitivos. A floresta é a bola da vez”, disse Ednailson.
A abertura da copa será no estádio Antônio Afonso Jacob de Souza, o Afonsão, em Careiro Castanho, cidade a 86 quilômetros de Manaus.
A arena tem uma característica singular: está localizada em uma ilha, no meio do rio. Os gandulas, por conta da disputa de chute mais forte, muitas vezes precisam buscar a bola na água.
O local da final da competição ainda será definida, pois depende da localização dos times. Isso acontece devido a logística do estado, onde as distâncias entre as cidades podem levar dias de viagem.
“É um momento importante e a CBF tem um prazer muito grande em dar apoio a essa competição. E estaremos lá para prestigiar a final”, disse o presidente da Confederação.
Na imagem, Ednailson Rozenha e Ednaldo Rodrigues (Foto: Divulgação CBF)