Câmara de Belém celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres com homenagens

Foram homenageadas 19 mulheres que tiveram seus trabalhos reconhecidos na cidade de Belém

 

A entrega da plaqueta “Dulce Accioli” para 19 mulheres que tiveram seus trabalhos reconhecidos na cidade de Belém em diversas atividades, marcou a comemoração do Dia Internacional de Luta das Mulheres realizada pela Câmara Municipal de Belém, nesta sexta-feira, 8 de março. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Antônio Lemos, já que a sede do legislativo municipal está passando por obras de reforma.

Uma das mulheres condecoradas com a honraria foi a servidora da Câmara Municipal desde 1985, Ana Célia Gatinho, mãe do atual vereador de Belém, Igor Andrade. “É uma emoção e uma honra receber essa homenagem, principalmente vinda das mãos do meu filho. Neste Dia das Mulheres eu desejo que as mulheres que estejam chegando na Câmara sejam fortes e que conquistem cada vez mais espaços aqui”, declarou a servidora.

 

 

Outra homenageada na cerimônia foi a ativista pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e das prostitutas do Pará, Amélia Garcia. “É importante, nós mulheres, recebermos essas homenagem em vida. Há 31 anos , quando eu soube da minha sorologia positiva ao HIV, eu nunca poderia pensar que um dia eu seria homenageada em vida dessa forma. Estou envaidecida e feliz”, disse a ativista.

“Nós vereadores de Belém fazemos parte de uma luta, de uma representatividade, que ainda precisamos aumentar na Câmara que é a presença da mulheres tanto no Legislativo, quanto no Executivo”, destacou a vereadora Blenda Quaresma que, na solenidade, representou as seis vereadoras do município em exercício do mandato.

 

 

Políticas voltadas às mulheres

Convidado a participar da sessão especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou que “a Prefeitura de Belém homenageia as mulheres em seu dia internacional de forma concreta, desenvolvendo políticas de saúde voltadas à saúde integral da mulher e uma série de outros projetos que a Coordenadoria da Mulher de Belém tem realizado em favor de um mundo mais justo e mais feliz para as mulheres”.

A ex-vereadora de Belém Regina Barata foi a autora do projeto de lei que instituiu a honraria “Dulce Accioli”, aprovado no ano 2000 pelo legislativo municipal, e que homenageia mulheres de destaque para a capital todos os anos, no dia 8 de março. “A Dulce Accioli foi uma mulher de classe média de Belém que criou a casa em defesa das prostitutas da cidade. Na casa as prostitutas podiam se alimentar e ter todo um serviço de assistência. Isso, na época, chamou muito a minha atenção porque ela não era uma mulher prostituta e nem pobre, mas ela soube lutar pelos diretos das demais mulheres que necessitavam”, explica Regina Barata.

 

(Fotos: Dinei Souza)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress