Rio de Janeiro – As 17 estações do BRT Transbrasil são inauguradas e começam a operar neste sábado (30). Esta é a segunda fase da operação. Os ônibus sairão de Deodoro, Zona Oeste do Rio, até o Terminal Gentileza, no Centro, das 10h às 15h, e com intervalos de 10 minutos.
Também será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores.
A faixa exclusiva dos BRTs tem um limite de velocidade de 60 km/h. Porém, na altura das estações, todos os veículos que circulam por ali devem reduzir a velocidade para 40 km/h.
Desde a primeira fase, iniciada em 24 de fevereiro, os articulados funcionam no trecho entre o bairro da Penha, Zona Norte, e o Terminal Gentileza, no horário das 12h às 14h, a cada 10 minutos. Os veículos fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem até o Terminal Gentileza.
Juntamente com a fase 1, começou o serviço executivo para o aeroporto do Galeão das 6h à 0h, com a tarifa de R$ 15. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus têm bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. A passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.
Com 26 km de extensão, o corredor Transbrasil tem dois terminais: Gentileza e Deodoro. O corredor expresso atravessa 18 bairros e tem previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Com o funcionamento total, a prefeitura calcula que haverá uma redução de 50% no tempo de deslocamento.
Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
Calha segregada
Enquanto o BRT circula na faixa segregada, a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura e funcionarão todos os dias da semana.
O presidente da CET-Rio, Joaquim Dinís, relata que há a necessidade de redução de velocidade no trecho. “Ali torna-se uma área de risco. Esse momento em que o BRT vai ter que negociar a saída dele com táxis, ônibus e com os veículos que estiverem na faixa seletiva”, explica.
Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos. (Foto: Reprodução)