Brazil Plural: Quem somos e o que queremos !

João Salame – As eleições deste ano mostraram de forma cristalina a disjuntiva que vive o Brasil. De um lado uma minoria estridente, saudosa da ditadura e adepta de métodos fascistas, que consegue, através de uma retórica falso moralista e de sistemáticas mentiras, envenenar as mentes e os corações de milhões de brasileiros.

De outro, uma sociedade pouco organizada, formada na sua maioria pelas parcelas mais pobres do nosso extrato social, ainda que tenha ao seu lado intelectuais e setores progressistas das camadas médias, mas que somente conseguiu resistir a essa avalanche fascista graças a um líder carismático e de enorme sensibilidade popular.

A extrema-direita mostrou a sua força. E assustou! Os que vivemos os horrores da ditadura sabemos o valor da democracia. A liberdade de reunião, de imprensa, eleições diretas, o oxigênio necessário para que a vida tenha sentido.

Tudo isso estava em jogo.

Não por acaso, o setor mais ensandecido e troglodita desse movimento capitaneado por um escroque da ditadura, ocupa hoje as portas de alguns quartéis a bradar por uma intervenção militar.

Graças às lutas dos povos a democracia avançou em todo o mundo, ainda que cheia de imperfeições.

A conjuntura internacional não permite que aventuras golpistas se apresentem como alternativa em países da dimensão do Brasil.

Mas essa conjuntura pode mudar. Por isso precisamos estar atentos. E trabalhar para que esse governo de frente ampla, ainda que não seja os que os setores mais avançados queiram, dê certo! É preciso isolar o fascismo!

Por esse motivo nasce esse Portal de notícias, opinião e debates. Dirigido por dois jornalistas como uma história de vida dedicada à democracia.

Dois paraenses, dois amazônidas. João Salame Neto, formado na Universidade Federal de Goiás. Militante estudantil e sindical. Ex-deputado e ex-prefeito no Pará, sempre na trincheira das forças progressistas. Hiroshy Bógea, músico, blogueiro, de longa trajetória no jornalismo.

Esse Portal se propõe a ser uma trincheira de resistência a escalada fascista. E de instrumento para a construção de uma nova sociedade, baseada nos pilares da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, temas inaugurados na gloriosa Revolução Francesa, marco da democracia moderna, e nunca tão vivos como hoje.

Será um espaço plural, para todas as forças de esquerda e democratas de todos os matizes. Bem-vindos ao bom debate!

Bem-vindos ao Brazil Plural!

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress