Os cidadãos brasileiros demonstram uma atitude positiva em relação a 2025, prevendo um ano mais promissor, conforme revela a pesquisa Radar Febraban, conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).
Segundo os dados apresentados, publicados pela revista Veja, 75% dos entrevistados de todas as regiões do Brasil estão confiantes de que suas vidas pessoais e familiares irão se aprimorar em 2025.
Apenas 8% acreditam que haverá uma deterioração em suas condições pessoais e familiares nesse ano, o que representa um aumento de um ponto percentual em comparação ao ano anterior.
O desempenho positivo é consequência de uma economia em plena ascensão, que apresentou um crescimento de 3% em 2023 e deve superar 3,5% neste ano, o segundo do terceiro governo do presidente Lula.
Além disso, a pesquisa indica que 80% dos brasileiros acreditam que suas condições pessoais e familiares se tornaram melhores ou se mantiveram estáveis em 2024.
Para o ano de 2025, 68% das pessoas consultadas confiam que o Brasil terá avanços ou permanecerá inalterado.
Além disso, 66% acreditam que o país teve melhorias ou manteve o mesmo nível comparado a 2023. Antonio Lavareda, que preside o Conselho Científico do IPESPE, observa que o aspecto positivo para os lares brasileiros é a recuperação do emprego, enquanto os desafios são relacionados às secas que atingem diversas regiões e ao aumento da Selic, dos juros e da inflação. (Foto: FolhaPress)