Aeroportos foram reformados pelo governo Dilma como preparação para a Copa de 2014
A pesquisa anual realizada pela AirHelp, organização que representa passageiros e registra queixas relacionadas a cancelamentos, atrasos e perda de bagagem, identificou quatro aeroportos brasileiros entre os dez melhores do mundo. Esta análise abrange mais de 4.000 aeroportos globais e considera fatores como pontualidade e avaliações dos passageiros sobre facilidades aeroportuárias, alimentação e opções de compras. Os aeroportos de Recife, Brasília, Belém e Belo Horizonte estão inclusos nesta prestigiosa lista, segundo reportagem divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Valor Econômico.
Os principais aeroportos brasileiros foram reformados pela ex-presidente Dilma Rousseff, como preparação para a Copa do Mundo de 2014. O Japão tem outros três dos melhores. Já os Estados Unidos (EUA), não tem nenhum aeroporto entres os 10 mais, e apenas três entraram na lista dos 50 melhores: Minneapolis, Seattle e Detroit. A pesquisa deste ano reflete dados coletados de 1º de janeiro a 30 de setembro, com respostas de mais de 15.800 passageiros.
Os resultados apontam como melhor aeroporto do mundo o Muscat International, de Omã. O Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes e o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul, ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Enquanto isso, aeroportos de grandes centros metropolitanos como Atlanta, Heathrow em Londres e Charles de Gaulle em Paris não alcançaram posições elevadas, ficando respectivamente em 55º, 163º e 106º lugar.
No contexto europeu, apenas nove aeroportos foram incluídos nos Top 50, sendo o Aeroporto de Bilbao, na Espanha, o melhor colocado. Tomando por base a lista dos dez melhores aeroportos, o Japão se destaca com três representantes. Por outro lado, a lista dos dez piores aeroportos inclui nomes como o Aeroporto Internacional Halim Perdanakusuma na Indonésia e o Aeroporto Internacional de Malta. Tomasz Pawliszyn, CEO da AirHelp, destacou a importância dos aeroportos na experiência de viagem, salientando que a responsabilidade não recai exclusivamente sobre as companhias aéreas.
Este estudo da AirHelp oferece uma perspectiva valiosa sobre a qualidade dos serviços aeroportuários em todo o mundo, ressaltando tanto os destaques positivos quanto os aspectos que necessitam de melhorias.
(Foto: Reprodução/Aeroporto Internacional de Brasília)