Brasil tem 2,6 milhões de carros equipados com ‘airbags mortais’

Airbags mortais motivaram o maior recall do mundo, levou fabricante à falência e fez a Chevrolet dar dinheiro aos clientes

 

O Brasil ainda tem em circulação 2,6 milhões de carros com airbags defeituosos da marca Takata. O dado foi revelado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e divulgados nesta segunda-feira (23) pelo jornal Folha de São Paulo. São equipamentos que, em caso de acionamento, podem expelir partes metálicas em direção aos ocupantes dos bancos dianteiros edm uma velocidade superior a 300 km/h.

O problema gerou um dos maiores recalls da história, com cerca de 100 milhões de veículos afetados mundo afora. Desses, 5,9 milhões estão no Brasil, sendo que 3,3 milhões de unidades já passaram pelo reparo no país. O serviço é gratuito e consiste na troca do insuflador, uma cápsula metálica. Em caso de colisão, a explosão necessária para acionar esses airbags ocorre de forma descontrolada.

O problema é ocasionado pela exposição da peça à umidade e ao calor ao longo do tempo. A vedação ruim leva à oxidação, o que facilita a ruptura e a geração dos fragmentos de metal. Em levantamento feito pela reportagem, 17 empresas tiveram recalls relacionados aos defeitos de airbags da fabricante no país. Os equipamentos da marca japonesa estão presentes em carros da Honda, Volkswagen, Nissan, Chevrolet, entre outras

O defeito já causou sete mortes no Brasil, apontou um levantamento feito pela equipe de reportagem do Fantástico, da TV Globo. Um dos casos aconteceu em 2020, quando um motorista do veículo Honda New Civic LXS 2008 morreu após a ruptura do airbag Takata.

Segundo a montadora, o veículo foi convocado para o recall em 2015, mas o pedido não foi atendido pelo proprietário. A Honda foi alvo de uma notificação do Procon-SP na época. Hoje, os proprietários podem consultar se o veículo possui um recall pendente dos airbags da Takata através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Basta acessar a página de recall da entidade e informar o número de chassi ou da placa do veículo.

(Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress