Brasil tem 214 municípios com candidato único a prefeito neste ano

Número de municípios que possuem único concorrente ao Executivo saltou de 107, na eleição de 2020, para 214, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

 

As eleições municipais de 2024 podem consagrar 214 novos prefeitos com apenas um voto. Isso porque, 214 municípios possuem apenas um candidato registrado. Os dados constam na pesquisa Os candidatos únicos para as Eleições municipais de 2024: incidência e perfil da Confederação Nacional de Municípios, divulgado na noite de terça-feira (20). Na série histórica de 2000 a 2024, esse é o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras.

O cenário dobrou na comparação com 2020, quando essa situação ocorreu em 107 Municípios. Além disso, nestas eleições há uma queda no total de candidatos às prefeituras: 15.441, enquanto na eleição passada foram 19.379. Uma redução, portanto, de 20,3%.

“É uma queda significativa. Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, analisa o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

“E não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta”, acrescentou.

A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes, o que indica que esse fenômeno, em geral, ocorre com mais frequência nas pequenas cidades. Na lista de 214 candidatos únicos de 2024, o Município com menor população é Borá (SP), com 907 habitantes, e o de maior população é Batatais (SP), que possui 58.402 habitantes.

Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).  Nas últimas sete eleições, 699 Municípios (12,5% do total) tiveram ao menos um candidato único.

Na maioria (562), isso ocorreu apenas uma vez. Em outras 107 o cenário já aconteceu duas vezes. Já em 30 cidades, três ou mais eleições municipais tiveram candidatura única, sendo 12 Municípios do Rio Grande do Sul, 5 de São Paulo, 4 do Paraná, 3 da Paraíba, 2 de Minas Gerais, 2 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí e 1 de Santa Catarina.

As candidaturas únicas para prefeitura estão concentradas entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade, comparado ao total das candidaturas, e idade média de 49 anos. Quanto aos partidos, 64% pertencem a quatro siglas: MDB, PSD, PP e União. Esses partidos detêm 42% do número total de candidatos nestas eleições.

A maioria dos candidatos únicos está em busca da reeleição em 2024, sendo 7 a cada 10. Ou seja, do universo de 214 candidaturas únicas, espera-se 154 gestores reeleitos e 60 novos prefeitos ou prefeitas.

 

Percentual e quantidade de cidades com candidaturas únicas

 

No Estado do Pará são três municípios com candidatura única neste pleito de 2024. Em Sapucaia, no sul do Estado, Wilton Miranda de Lima (MDB) concorre à reeleição. Já Brasil Novo tem Weder Makes Carneiro (MDB), o Pirica, aparece como candidato único – também em busca da sua reeleição. Em São Miguel do Guamá,  na região Nordeste, que tem no atual prefeito, Eduardo Sampaio Gomes Leite, mais conhecido como Eduardo Pio X (MDB), ele é o candidato de consenso entre os partidos locais.

(Foto: Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress