Candidatura do país venceu a europeia em votação durante o Congresso da Fifa, nesta sexta-feira
O Brasil vai sediar a Copa do Mundo feminina de 2027, a 10ª edição do torneio. O País venceu a eleição no 74º Congresso da Fifa realizado em Bangcoc, na Tailândia, na madrugada desta sexta-feira (17), com 119 de 207 votos. A candidatura brasileira superou a europeia, formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Será a primeira edição do evento na América do Sul.
O projeto apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem a frase “Brasil, uma escolha natural” como slogan, e foca em destacar a sustentabilidade e os recursos naturais. O planejamento propõe início da Copa em 24 de junho de 2027, uma quinta-feira, com a abertura no Estádio do Maracanã. A cerimônia de encerramento também deve ser na arena do Rio de Janeiro, no dia 25 de julho, que será um domingo.
A Neo Química Arena, do Corinthians, deve ser palco de uma das semifinais, e o estádio Mané Garrincha, em Brasília, está previsto para receber o outro duelo da mesma fase. Além dessas três, há mais sete sedes pelo Brasil. Todas receberam também partidas da Copa do Mundo de 2014: Mineirão (Belo Horizonte), Arena Pantanal (Cuiabá), Castelão (Fortaleza), Arena Amazônia (Manaus), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife) e Fonte Nova (Salvador). Importante destacar que pode acontecer de nem tudo o que foi proposto pela CBF ser mantido. A Fifa tem autonomia para mudar a quantidade de estádios a receber os jogos, os locais e até as datas de início e encerramento da competição.
A ideia é que as outras 31 seleções participantes sejam acomodadas em 12 estados brasileiros e tenham à disposição para treinamentos e preparação física 44 CTs ou campos de futebol alojados em 39 municípios. A realização da Copa de 2027 no Brasil não deve impactar o calendário do futebol feminino. No entanto, tudo indica que o planejamento para as competições masculinas do esporte devem ser ajustados. Isso porque a CBF pode determinar pausa nos torneios de futebol no País no período do Mundial, o que impediria a realização de jogos do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Sedes da Copa do Mundo feminina no Brasil definidas pela CBF:
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Belo Horizonte
- Salvador
- Fortaleza
- Recife
- Brasília
- Porto Alegre
- Cuiabá
- Manaus
Estádios:
- Maracanã
- NeoQuímica Arena
- Mineirão
- Fonte Nova
- Castelão
- Arena Pernambuco
- Mané Garrincha
- Beira-Rio
- Arena Pantanal
- Arena da Amazônia
Formato da competição
O torneio será disputado por 32 seleções, incluindo a do país anfitrião, no caso o Brasil, que já tem vaga garantida. O novo modelo, anunciado em 2019, já foi utilizado na última edição na Austrália e Nova Zelândia. São oito grupos de quatro times, e se classificam os dois primeiros de cada chave às oitavas de final.
Campeãs mundiais:
1991 – Estados Unidos
1995 – Noruega
1999 – Estados Unidos
2003 – Alemanha
2007 – Alemanha
2011 – Japão
2015 – Estados Unidos
2019 – Estados Unidos
2023 – Espanha
(Foto: Pakawich Damrongkiattisak – FIFA/FIFA via Getty Images)