‘Brasil está repetindo a propaganda da Rússia’, afirma Casa Branca sobre fala de Lula

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby (foto), disse durante conversa com jornalistas nesta segunda-feira que “o Brasil está repetindo a propaganda da Rússia sem olhar para os fatos”.

A declaração acontece um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a dizer que tanto Kiev quanto Moscou são responsáveis pelo conflito e culpar as potências ocidentais pelo seu prolongamento.

— É profundamente problemático como o Brasil abordou essa questão de forma substancial e retórica, sugerindo que os Estados Unidos e a Europa de alguma forma não estão interessados na paz ou que compartilhamos a responsabilidade pela guerra — afirmou ele em conversa com jornalistas.

— Francamente, neste caso, o Brasil está repetindo a propaganda da Rússia sem olhar para os fatos — disse.

Sobre a visita do chanceler russo Sergei Lavrov ao Brasil nesta segunda-feira, Kirby reforçou a soberania dos países em receberem quem quiseram, mas ponderou que a mesma disponibilidade deve ser oferecida aos representantes de Kiev.

O porta-voz da Casa Branca ainda disse que Lula e líderes de outros países que abriram a agenda para Lavrov — que está em viagem pela América Latina — deveriam pressioná-lo a parar de “bombardear cidades, hospitais e escolas ucranianas” e “retirar as forças russas da Ucrânia”.  (Foto: Saul Loeb/AFP)

Relacionados

plugins premium WordPress