Em 2024, o Brasil se destacou como um dos países com maior crescimento global, apresentando uma elevação de 3,4% em seu Produto Interno Bruto (PIB). Esse desempenho superior em relação aos membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) garantiu ao Brasil o quarto melhor resultado entre as nações do G20.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõem a OCDE apresentou uma alta de 1,7% em 2024, embora cinco nações tenham enfrentado uma diminuição. A Alemanha, a principal economia da União Europeia, viu sua economia encolher pelo segundo ano seguido. Por outro lado, os Estados Unidos experimentaram um crescimento de 2,8%.
No contexto dos países do G20, o Brasil ocupa a quarta posição, superado apenas por Índia, Indonésia e China.
Veja a seguir a lista dos países do G20 que apresentaram os maiores índices de crescimento.
- Índia: 6,7%
- Indonésia: 5%
- China: 5%
- Brasil: 3,4%
- Turquia: 3,3%
- Estados Unidos: 2,8%
- Coreia do Sul: 2,1%
- Canadá: 1,5%
- México: 1,5%
- Arábia Saudita: 1,3%
De acordo com a classificação do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil permanece como a sétima maior economia global quando avaliada pela paridade do poder de compra das moedas. No entanto, na lista em dólares, o país caiu da nona para a décima posição devido à desvalorização do real, embora tenha a expectativa de retomar a nona colocação em 2027. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)