O Brasil se firmou como a quarta nação que mais envia turistas para os Estados Unidos, conforme uma pesquisa inédita conduzida pelo escritório Viva América.
A pesquisa que examina informações sobre vistos e imigração indica um crescimento notável na quantidade de brasileiros que se mudaram para os Estados Unidos no início de 2025, em relação ao mesmo intervalo de 2024.
Embora a taxa de câmbio seja desfavorável, com o dólar a R$ 5,66, cerca de 500 mil brasileiros viajaram para os Estados Unidos durante o período em questão. Esse total indica um aumento de cerca de 5% em comparação ao ano anterior, desafiando a tendência de diminuição vista em outras nações.Ranking de países que mais enviam turistas aos EUA
1. México: 2,8 milhões de visitantes (queda de 21%)
2. Canadá: 2,6 milhões de visitantes (queda de 46%)
3. Reino Unido: 799 mil visitantes (queda de 2,5%)
4. Brasil: 478 mil visitantes (aumento de 5%)
5. Japão: 451 mil visitantes (aumento de 4%)
6. Índia: 441 mil visitantes (estável)
7. China: 405 mil visitantes (aumento de 8,7%)
Rafael Rezende, que é o diretor da Viva América no Brasil, acredita que a atração dos brasileiros pelos Estados Unidos se deve à poderosa influência cultural que o país exerce por meio de produções televisivas, cinematográficas e outras semelhanças culturais. Ele menciona ainda que eventos futuros, como o Mundial de Clubes da FIFA programado para junho deste ano e a Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos EUA, devem aumentar essa conexão.
Vale ressaltar que, ao mesmo tempo em que o Brasil demonstra um aumento, nações adjacentes aos EUA, como México e Canadá, enfrentaram grandes diminuições no fluxo de visitantes. Analistas creditam essa diminuição a conflitos políticos e econômicos, como comentários controversos e conflitos comerciais. (Foto: Reprodução)