Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela

Neste sábado (11), o Ministério das Relações Exteriores declarou que as acusações de infrações aos direitos humanos realizadas contra opositores do governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, são uma fonte de apreensão para o Brasil.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores enfatiza que a preocupação do governo brasileiro aumentou em virtude do cenário político que se formou após as eleições presidenciais ocorridas no ano anterior, na nação adjacente. A votação aconteceu em 28 de julho.

Apesar de reconhecermos os esforços do governo Maduro para a distensão, como a soltura de 1,5 mil prisioneiros nos últimos meses e a reativação do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU em Caracas, o governo brasileiro expressa sua preocupação com as recentes prisões, ameaças e perseguições a opositores políticos”, afirma o ministério na carta divulgada nesta manhã.

O ministério ressalta também que, “para a efetiva operação de um sistema democrático, é essencial assegurar aos líderes da oposição os direitos fundamentais de locomover-se e de expressar-se de forma pacífica, com liberdade e proteção à sua integridade física”.

O Brasil também apela às forças políticas da Venezuela para que engajem em um diálogo e busquem um entendimento mútuo, fundamentados no respeito integral aos direitos humanos, visando resolver as divergências internas. (Foto: Reuters)

Relacionados

plugins premium WordPress