Bolsonaro não deverá passar por nova cirurgia, diz médico

Jair Bolsonaro (PL) encontra-se em condição estável e livre de dores após ser levado ao Hospital Rio Grande, em Natal, na manhã desta sexta-feira (11), devido a um episódio de distensão abdominal. Sua transferência aconteceu após um atendimento emergencial em um hospital municipal no Rio Grande do Norte. As informações foram divulgadas pelo médico Luiz Roberto Fonseca, que acompanha a saúde do ex-presidente, segundo a Folha de S. Paulo.

“Neste momento, não se faz necessário realizar uma operação”, disse Fonseca, ressaltando que a prioridade agora é a recuperação das funções intestinais de Bolsonaro. Segundo o médico, um outro profissional que também cuida da saúde de Bolsonaro está a caminho de Natal para complementar o atendimento.

Fonseca acrescentou que, do ponto de vista clínico, Bolsonaro apresenta uma estabilidade tão grande que seria possível sua transferência por meio de uma UTI aérea, desde que haja suporte médico apropriado. Contudo, essa escolha será avaliada pelos parentes, dependendo do progresso da recuperação.

O ex-presidente teve intensas dores no abdômen na manhã de hoje e, após ser atendido inicialmente no Hospital Regional de Santa Cruz, foi levado de helicóptero para uma clínica particular em Natal. Rogério Marinho (PL-RN), que é o líder da oposição no Senado, declarou que os desconfortos de Bolsonaro estão ligados ao incidente em Juiz de Fora (MG) durante a campanha presidencial de 2018, o que resultou em diversas cirurgias nos anos seguintes.

Bolsonaro chegou a Natal na manhã desta sexta-feira, sendo acolhido por seus seguidores. Seu planejamento na cidade incluía paradas em Acari, Oiticica e Pau dos Ferros, mas as atividades foram canceladas devido a problemas de saúde.

Gilson Machado, que foi ministro do Turismo e é um apoiador de Bolsonaro, revelou que o ex-presidente passou mal à noite no hotel onde estava em Natal, levando à necessidade de buscar assistência médica.

Desde que foi ferido com uma faca em 2018, Bolsonaro passou por cinco procedimentos cirúrgicos, com o mais recente ocorrendo em 2023 para tratar uma hérnia de hiato e um desvio de septo. Em 2022, ele permaneceu hospitalizado por três dias por conta de uma obstrução intestinal provocada por um camarão que não foi mastigado, enquanto exercia a presidência da República.

Na imagem destacada, Bolsonaro chega em Natal depois de transportado de helicóptero. (Foto: Secretaria de Segurança- RN)  

Relacionados

plugins premium WordPress