Chefe da diplomacia americana não respondeu sobre Gaza; encontro, classificado por ele como ótimo, durou quase 2 horas
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta quarta-feira (21) que a reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ótima e que a parceria entre os dois países é muito importante. O encontro, que durou 1 hora e 50 minutos. O encontro ocorreu nesta manhã, no Palácio do Planalto, e durou quase duas horas. Ao final, o americano falou rapidamente com a imprensa no local. “Foi ótima a reunião. Sou muito grato ao presidente pelo seu tempo. Ótima reunião. Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela amizade”, afirmou. O Palácio do Planalto ainda não informou oficialmente os temas discutidos no encontro.
O encontro ocorre em um momento delicado, com uma crise diplomática em andamento envolvendo Israel, aliado dos Estados Unidos. A polêmica surgiu após o presidente Lula comparar o massacre de civis palestinos ao Holocausto. Apesar disso, Blinken ressaltou a importância da parceria com o Brasil. Segundo comunicado do governo dos EUA, o secretário foi enviado para enfatizar a Lula o apoio do país à presidência do Brasil no G20 e à parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores e na cooperação na transição para energia limpa.
Durante o encontro com Lula, Blinken não fez nenhuma cobrança sobre a posição do Brasil em relação ao genocídio em curso na Palestina e posou sorrindo para fotos, ampliando ainda mais o isolamento mundial de Benjamin Netanyahu, que tentou, sem sucesso, empareder o mandatário brasileiro. Antony Blinken chegou a Brasília na noite de terça-feira (19), dando início a uma visita que também incluirá a Argentina. Além do encontro com o presidente Lula, o secretário de Estado participará de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, programada para ocorrer entre quarta e quinta-feira no Rio de Janeiro.
(Foto: Sérgio Lima/Poder360)