Biden resiste à pressão para abandonar disputa após pânico democrata com debate

Um Joe Biden mais enérgico entrou em ação nesta sexta-feira 28, enquanto tentava compensar uma performance desastrosa no debate contra Donald Trump. O democrata insistiu ser o homem certo para vencer as eleições presidenciais de novembro.

A aparição de Biden em um comício de campanha no decisivo estado da Carolina do Norte ocorreu em meio a murmúrios em um alarmado Partido Democrata sobre substituí-lo como candidato.

“Eu não caminho com tanta facilidade como antes. Eu não falo tão fluentemente como antes. Eu não debato tão bem quanto antes,” admitiu Biden a seus apoiadores em comentários inusitadamente confessionais. “Mas eu sei como dizer a verdade. Eu sei como fazer este trabalho,” acrescentou, sob efusivos aplausos, prometendo: “Quando você é derrubado, você se levanta”.

A equipe de Biden estava em modo de controle de danos após o debate de quinta-feira, no qual ele muitas vezes hesitou, tropeçou nas palavras e perdeu o fio da meada, exacerbando os temores sobre sua capacidade de cumprir outro mandato.

Ele esperava acalmar as preocupações sobre sua idade avançada e expor Trump como um mentiroso habitual, mas falhou em contra-atacar seu rival, que entregou uma série ininterrupta de declarações falsas ou enganosas sobre todos os assuntos, desde a economia até a imigração.

Nesta sexta-feira, Biden proferiu as palavras que os democratas gostariam de ter ouvido no debate televisionado.

“Vocês viram o Trump ontem à noite? Meu palpite é que ele estabeleceu um novo recorde para a maioria das mentiras contadas em um único debate,” disse Biden. “Donald Trump é uma ameaça genuína para esta nação. Ele é uma ameaça à nossa liberdade.  Ele é uma ameaça à nossa democracia. Ele é literalmente uma ameaça para tudo o que os Estados Unidos representam.”  (Foto: Mandel Ngan/AFP)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress