Bicentenário da história do Senado Federal na Feira Pan-Amazônica do livro

Bia Cardoso – A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, considerada o maior evento literário do Norte do Brasil, irá receber em sua 27ª edição, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, as comemorações dos 200 anos de história do Senado Federal, que ocorre neste ano de 2024.

No estande da Livraria do Senado, os visitantes poderão conhecer mais de 190 títulos do catálogo de publicações da Casa, que inclui desde legislações diversas a obras clássicas relacionadas à história do Brasil, lançadas pelo Conselho Editorial. Todos os livros serão vendidos a preço de custo. Também haverá debates, lançamentos de livros e de jogos, visita virtual e apresentações aos estudantes.

 

Programação

Os temas relacionados à pauta ambiental e à acessibilidade estarão em destaque. No dia 22 de agosto, às 19h, o debate “o avanço da pauta ambiental nos 200 anos de Senado Federal” contará com a presença do socioambientalista e servidor do Senado, Pedro Ivo, representante do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que foi secretário de Meio Ambiente de Fortaleza e assessor da ministra Marina Silva e de Raimundo Moraes, membro do Ministério Público do Pará.

Os visitantes também terão acesso ao Portal de Legislações Acessíveis, com textos de diversas leis em Libras, áudios e arquivos para produção em braile. Estarão disponíveis para leitura publicações em braile, que ao final do evento serão entregues a instituições que atendem a pessoas com deficiência visual em Belém.

 

Estande do Senado Federal na 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes (Foto: Divulgação)

 

Bibliografia sobre o Pará

Entre os livros enviados especialmente para a Feira do Livro de Belém, está a Fundação de Belém do Pará, de Ribeiro do Amaral. A obra, escrita em 1916 para as comemorações do tricentenário da fundação de Belém, traz documentos que revelam as motivações e as dificuldades do desbravador Francisco Caldeira de Castelo Branco.

O texto trata das intrigas, das disputas de poder, e do propósito de desalojar os aventureiros holandeses e franceses da costa norte do Brasil no início do século 17. O livro inclui cartas, mapas e documentos de interesse histórico.

Outras publicações relacionadas ao estado que poderão ser encontradas na feira são “Norte do Brasil: Através do Amazonas, do Pará e do Maranhão”, de Vítor Godinho e Adolfo Lindenberg; e Amazônia, Patrimônio Universal, do ex-governador e senador do Pará, Jarbas Passarinho.

 

Homenageados

Este ano, os homenageados serão a mestra de cultura popular Iracema Oliveira e o escritor e poeta Juraci Siqueira. Reconhecida como um exemplo de protagonismo feminino na cultura popular, Iracema Oliveira é propagadora, defensora e incentivadora desta vertente cultural. Guardiã do grupos Pássaro Junino, Cordão de Pássaro Tucano, também é coordenadora da Pastorinha Filhas de Sião e do grupo Parafolclórico Frutos do Pará. Além disso, dirige o musical regional Frutos do Pará.

 

Iracema Oliveira, referência na cultura da capital paraense (Foto: Divulgação)

 

Marajoara de Afuá, Juraci é reconhecido por suas obras que abrangem diversos gêneros textuais como contos, poemas, cordéis, crônicas, entre outros. Foram mais de 80 títulos publicados e mais de 200 premiações literárias em âmbito nacional e local. Seu trabalho é inspirado nas crenças e saberes populares da Amazônia. O autor também é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará.

 

Poeta e escritor marajoara Juraci Siqueira (Foto: Divulgação)

(Foto principal: Divulgação / Agência Pará)

Relacionados

plugins premium WordPress