Beto Faro assume a liderança do PT no Senado

Senador paraense, que está no seu segundo ano de mandato, assume pela primeira vez a liderança do Partido dos Trabalhadores na Casa

 

O senador Beto Faro (PT-PA) assumiu o comando da bancada do PT no Senado em 2024. Ele foi escolhido pelos colegas de legenda e vai substituir o senador Fabiano Contarato (ES) no cargo. Entre as prioridades na liderança, Faro citou a articulação para regulamentar a reforma tributária e para dar seguimento ao plano do governo em aprovar medidas econômicas para cumprir com a meta fiscal de déficit zero para 2024.

Nascido em Bujaru (PA), Beto Faro foi eleito senador pela primeira vez em 2022, com 1.781.562 votos. Anteriormente, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, tendo sido presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Além de liderar o partido no Senado, ele também é presidente do PT do Pará, sigla a qual é filiado desde 1987.

Beto Faro agradeceu aos colegas do partido pela oportunidade de liderar o PT no Senado nesse importante período do atual governo Lula. “É com imensa alegria que assumo a liderança do nosso partido. Agradeço a todos os companheiros pela escolha. Essa é uma liderança muito importante, com história no PT e tenho muita gratidão por essa escolha”, agradeceu.

“Os desafios são enormes. Como bancada do partido do presidente da República, nós temos que cuidar da regulamentação da reforma tributária, tratar das questões ambientais para apresentar [ao mundo] resultados positivos durante a COP-30, que acontecerá no Pará. Também precisamos dar sequência aos resultados econômicos positivos conquistados pelo governo até o momento”, completou o novo líder do PT ao ser anunciado para o cargo.

Faro, que é agricultor familiar, é conhecido pela firme atuação em defesa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural. Em 2003, foi nomeado superintendente regional do Incra, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O senador ainda presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Pará.

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress