Belém recebe, em novembro, festival sobre influências da cultura italiana no Pará

A Estação das Docas, em Belém, recebe neste mês de novembro, um festival que terá duração de três sobre as influências da cultura italiana no Pará. O Festival Itália Mia será entre 22 e 24 de novembro, reunindo gastronomia, arquitetura, dança, música e cinema do país europeu. A programação é gratuita.

O festival é realizado pelo Grupo Liberal, representando a valorização da participação do país no Pará e conta com a chancela da Embaixada da Itália no Brasil.

O vice-consulado no estado funciona na sede do Grupo Liberal, que tem raízes italianas originárias em seu fundador, o jornalista e empreendedor Romulo Maiorana, e como vice-cônsul da Itália no Pará Rosângela Maiorana, que também é vice-presidente do grupo de comunicação.

“O Itália Mia nasceu do desejo de resgatar e celebrar as inúmeras conexões históricas entre a Itália e o Pará e vice-versa. A arquitetura de algumas de nossas mais belas construções, como palácios, igrejas e o próprio Theatro da Paz, por exemplo, tem forte influência italiana pelas mãos de nomes como Landi, Domenico de Angelis e Giovanni Capranesi”, destaca Rosângela Maiorana.

A executiva, jornalista e neta de italianos vai além: “imigrantes que aqui chegaram, nas primeiras décadas do século XX, trouxeram na bagagem sabores da Itália que logo nos conquistaram e se mesclaram a nossa rica gastronomia. Se lançarmos um olhar sobre as artes, a moda, o turismo, a comunicação e outros segmentos, sempre haverá uma próxima, rica e carinhosa relação entre paraenses e italianos”, defende.

 

Diversidade da cultura italiana

 

Pizzas, risotos, lasanhas, espaguetes e outras delícias da culinária italiana encantam paladares no mundo inteiro. O sabor das iguarias estará presente no espaço gastronômico, com participação de restaurantes e adegas.

A harmonização da comida italiana com bebidas requer conhecimento. Por isso, durante o festival haverá também três turmas do curso introdutório de sommelier – especialista responsável pela escolha, recebimento e condicionamento das bebidas.

O evento ainda terá atrações musicais e apresentações de danças tradicionais da Itália.

A programação abrigará ainda o Festival de Cinema Italiano no Brasil, que exibirá 17 filmes, entre clássicos e inéditos. As sessões serão realizadas no Teatro Maria Sylvia Nunes e no Cine Sesc Ver-o-Peso.

 

Imigração italiana no Pará

 

A formação histórica do Pará teve influências que se estendem até os dias atuais. Religiosos italianos em missão como os jesuítas, capuchinhos e salesianos, ao lado das congregações femininas, deixaram marcas da presença em estabelecimentos de ensino e em hospitais.

Outros grupos importantes foram arquitetos, pintores, músicos e artistas, inspirados pelo Renascimento Italiano. No século XVIII, por exemplo, Giuseppe Antonio Landi foi responsável pelo projeto de diversas igrejas como a Catedral da Sé, Carmo, São João e Mercês. O legado do arquiteto será um dos destaques do Festival Itália Mia por meio de uma exposição fotográfica, sob curadoria de Vânia Leal.

No século XIX, Domenico de Angelis e Giovanni Capranesi foram autores da decoração e da pintura do Theatro da Paz. No início do século XX, o engenheiro calabrês Filinto Santoro construiu vários prédios públicos, como o Palacete Montenegro, que hoje abriga o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

A diretora do MUFPA e pesquisadora, Jussara Derenji, é responsável pela investigação sobre o legado de Landi enquanto que a pesquisa da linha do tempo da imigração italiana no Pará fica a cargo do professor Geraldo Coelho.

Fonte: G1

Relacionados

plugins premium WordPress